OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

MISSÃO VOCACIONAL – CRB - NÚCLEO DA DIOCESE DE ZÉ DOCA 29 – 31 DE AGOSTO DE 2025

 


Entre os dias 29 a 31 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Boa vista de Gurupi, a Vida Religiosa Consagrada do núcleo de Zé Doca – CRB, viveu intensamente a missão vocacional, um tempo especial de graça e de escuta do chamado de Deus. A missão teve como tema “Peregrinos porque chamados”, inspirado no mês vocacional, e contou com a presença de religiosos da Diocese de Pinheiro, Bacabal, Coroatá, São Luís, agentes de pastoral e membros da comunidade paroquial.

Inspirada pelo Jubileu da Esperança, a Missão Vocacional foi organizada em sintonia com os religiosos e religiosas da Diocese de Zé Doca (CRB- núcleo  Zé Doca), contando com a participação ativa dos leigos. O objetivo foi despertar, cultivar e fortalecer a consciência vocacional em todos os fiéis, especialmente nos jovens. 

Durante os dias de missão, foram realizadas visitas às famílias, momentos de oração nas capelas, celebrações eucarísticas, encontros com jovens e crianças. 

A abertura oficial aconteceu com uma celebração solene na Paróquia São João Batista na Igreja Jubilar Junco do Maranhão, presidida pelo nosso Vigário Episcopal do Vicariato São Pedro, Pe. Josenildo Tavares, foi um momento marcante porque significou o jubileu da vida religiosa do nosso núcleo-CRB Diocese de Zé Doca. 

A missão foi encerrada também com uma Missa festiva no domingo, seguida de confraternização no salão paroquial com todas as comunidades que formam a Paróquia.

A Vida Religiosa Consagrada do núcleo de Zé Doca agradece a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a todos os que participaram e colaboraram para o sucesso da missão, e reitera seu compromisso de ser terra fértil para o florescimento de novas vocações a serviço da Igreja.


      Texto:  Ir. Luzacir Lins Caldas

fotos: Pascom Gurupi.















quarta-feira, 10 de setembro de 2025

VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE MONSENHOR MARIO RACCA

 


NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO MONSENHOR MARIO RACCA




Amado Povo de Deus da Diocese de Zé Doca,

Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do nosso querido Monsenhor Mario Racca. Expressamos nossa solidariedade aos familiares do Monsenhor e, especialmente, a comunidade paroquial de São Sebastião onde este Servo do Senhor marcou e colaborou com a história do Município de Carutapera. 

Retrato de uma vida doada, Monsenhor Mario Racca serviu à Igreja particular de Zé Doca acompanhando diversos grupos e pastorais, especialmente na implantação de uma cultura vocacional em nossa Diocese. Nos anais da história em Carutapera ficam a marca de uma vida de fé, amor e serviço a Deus e ao próximo.

Agradecemos a Deus que nos abençoou com a vida deste missionário que veio da Itália para com seu testemunho, caminhada e missão encher de frutos a vida da nossa Igreja, especialmente em Carutapera.

Domingo, 7 de setembro, estive em Carutapera e presidi três sacramentos para confortar sua alma e posso afirmar, como não poderia ser diferente, Monsenhor se preparou para o encontro com Deus e descansou em paz.

Por fim, expresso minha gratidão ao Padre Agnaldo Costa Oliveira que nos últimos anos FILIALMENTE cuidou para que o Monsenhor celebrasse com muita dignidade sua ancianidade. Este agradecimento se estende a toda a equipe paroquial que auxiliou nos cuidados nesses tempos e aos familiares, que nos últimos dias se dispuseram exclusivamente estar ao lado do nosso Monsenhor. 

Certos de que “a esperança não decepciona” (Rm 5,5), rogamos a Deus pelo descanso eterno do nosso Monsenhor Mario Racca.

Em Cristo,

Dom João (Jan) Kot, OMI

Bispo diocesano de Zé Doca





sexta-feira, 5 de setembro de 2025

DOM JOÃO KOT VISITA OS SEMINARISTAS EM ROMA




Depois da visita a Dom Carlo Ellena em Pertusio, na região italiana de Piemonte, nosso Bispo diocesano se dirigiu a Roma para visitar os dois seminaristas da nossa Diocese que estudam na Cidade Eterna.

No Seminário Pontifício Internacional Maria Mater Ecclesiae, Dom João Kot foi acolhido pelos seminaristas Alexandre Mercês e Lúcio Gamarra e pelo Padre Pierre Salabert Penna, Reitor do Seminário.

No decorrer da visita aos seminaristas, nosso Bispo teve a oportunidade conversar com os formadores do Seminário, conhecer o ambiente formativo e inteirar-se sobre a programação anual.

Dom João, acompanhado pelos Padres (André Brás, Pedro Eduardo, Pierre e Francisco, OMI) e dos dois seminaristas, presidiu a Eucaristia no altar da Capela Clementina nas criptas vaticanas.

Rezemos pelos nossos seminaristas para que se preparem para o ministério presbiteral promovendo profunda comunhão com Deus e com a Igreja. 


Texto e fotos: Pe. Pedro Eduardo.







    


terça-feira, 2 de setembro de 2025

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA DA RCC

 



  Nos dias 30 e 31 de agosto, a Renovação Carismática Católica de nossa Diocese realizou a tão esperada Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na comunidade de Estandarte, município de Cândido Mendes.

O dia começou com um momento de profunda espiritualidade: na parte da manhã, os peregrinos visitaram a Protocatedral de Nossa Senhora da Conceição, uma das Igrejas Jubilares de nossa Diocese, onde elevaram suas orações de gratidão e intercederam pela missão. Em seguida, se dirigiram até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na comunidade de Estandarte, que também recebe o título de Igreja Jubilar.

Ao chegar ao Santuário, todos receberam as orientações e direcionamentos sobre as missões que seriam realizadas no período da tarde. Com alegria missionária e movidos pelo Espírito Santo, os peregrinos visitaram as casas e famílias da comunidade, levando a Palavra de Deus, rezando com os moradores e convidando-os para o grande momento de louvor que aconteceria à noite.

À noite, a comunidade se reuniu para um animado e fervoroso louvor, que contou com expressiva participação dos moradores locais. Foi um momento de profunda comunhão, onde a alegria do Evangelho se fez presente de forma marcante.

No domingo, a peregrinação foi coroada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Máximo Verde, vigário paroquial, ocasião em que todos agradeceram pelas graças derramadas durante a missão e renovaram seu compromisso de evangelizar com ardor missionário.

A peregrinação foi um tempo de graça, renovação espiritual e fortalecimento da fé, reafirmando o chamado da RCC a ser um instrumento de evangelização e unidade na Igreja.

Texto: RCC

Foto: RCC


Abaixo mais algumas fotos: