OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 10 de julho de 2011

ENCONTRO PARA MINISTROS EXTRAORDINÁRIO DA EUCARISTIA.

ACONTECEU NOS DIA 4 A 7 DE JULHO DE 2011 O ENCONTRO PARA MINISTROS EXTRAORDINÁRIO DA EUCARISTIA.


Diocese de Zé Doca

Centro João XXIII 4-7 de julho de 2011

CURSO PARA MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS

DA EUCARISTIA

A ideia – e não foi a primeira vez – foi excelente: um curso de trés dias para Ministros Extraordinários da Eucaristia. Os Párocos acreditaram na idéia. Muitos responderam ao convite. Todos que chegaram estavam não apenas bem animados, mas, sobretudo, bem motivados para se prepararem a exercer este Ministério.

Eram 45 – mais ou menos – os esperados: a realidade trouxe mais de 120 pessoas até o nosso Centro Diocesano de Pastoral João XXIII. Lá todos foram recebidos de braços abertos; foram tomando o seu lugar; não foram poupadas saudações entre os já conhecidos com aquele abração que dizia “saudade” e denunciava uma vida de compromisso com a Igreja.

E a festa – porque foi festa mesmo – começou.

Palestras descobrindo o verdadeiro sentido da missão de Ministro extraordinário da Eucaristia; fundamentação bíblico-teológica do Ministério com a caminhada do povo de Deus, as dificuldades, as lutas, as derrotas, os desafios e as vitórias do (o livro do Êxodo fala claro!!); a vida do povo, no deserto, misturada a sacrifícios oferecidos, a Aliança nem sempre respeitada, cuja mensagem perpassa toda a Bíblia; a mesma sempre re-costurada por iniciativa amorosa de Deus. Até chegar à Páscoa de Jesus que é a “Nova e Eterna Aliança”. Daí em diante a missão é de levar a todos os homens de todas as raças e línguas a Salvação da Cruz de Cristo e... o Pão da Eucaristia. É o compromisso do Ministro.

Tudo com o máximo respeito, amor e caridade. Para isso se aprofundou a maneira mais certa para realizar as visitas familiares, a fim de conhecer a realidade dos doentes e idosos, abrir o caminho e preparar o encontro com Jesus na Eucaristia.

Contamos com a assessoria do bispo diocesano dom Carlo e a colaboração prática dos Padres Agnaldo, Brito, Erenaldo e Ednaldo; valeu muito a experiência transmitida por eles aos participantes.

O ambiente isolado, sereno, bucólico foi a cereja encima do bolo. As Celebrações da Eucaristia, a do envio, em particular, no último dia, carregaram e abasteceram todos de entusiasmo e boa vontade.

Que esta vontade missionária permaneça sempre, viva e cativante, garantida pelo Certificado e Carteirinha, significando a nova Missão.

Para nós, Ministros Ordenados, é alegria grande saber que muitas famílias serão visitadas com competência e receberão o anúncio do Evangelho nas nossas Paróquias e povoados ainda muito carentes de evangelização. Graças a Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário