OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Encontro Diocesano de Catequese

Paróquia de São Francisco de Assis – Bom Jardim – MA
Diocese de Zé Doca


Encontro Diocesano de Catequese

Realizou-se, nos dias 29, 30, 31 de julho, na paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no município de Presidente Médici o nosso encontro diocesano de formação para catequistas tendo como tema: a missão do catequista. Este ministério é de fundamental importância: dai vem nossa preocupação com a formação dos agentes de catequese. O Diretório Nacional da catequese, nº233, relembra-nos que devemos suscitar nas paróquias e nas comunidades Cristãs vocações para a catequese e promover animadores responsáveis pela ação catequética que assumam responsabilidades a nível Paroquial, Diocesano e Regional.Foi um encontro rico em partilhas e aprendizado; fizeram-se presentes as paróquias de Bom Jardim, Zé Doca, Araguanã, Nova Olinda, Presidente Médici e Cândido Mendes por um total de 39 participantes. Lamentamos pelas Paróquias ausentes que não souberam aproveitar este momento formativo.Colaborou conosco, na assessoria, a Irmã Marinalva que, pra nossa sorte, estava presente para um período de férias. Foi bem valiosa a contribuição dela porque tanto já nos ajudou com a formação dos Catequistas de nossa Diocese.
Trabalhamos assuntos de grandes interesses da catequese, entre eles: o Diretório geral e nacional de catequese; iniciação a vida cristã; um estudo da CNBB, que será trabalhado também no simpósio de catequese Regional a realizar-se nos dias 16, 17, 18 de setembro na paróquia de Santa Inês, Diocese de Viana.

Na oportunidade a assessora irmã Marinalva destacou a importância do plano anual paroquial de catequese tendo como objetivo geral: O que fazer? Para que? Como? Onde? Quando? Quem assume passos importantes para uma boa educação na fé? Destacamos também a presença do nosso Bispo Dom Carlo Ellena que enriqueceu o encontro com informações importantes a respeito da Diocese, e nos alegrou mostrando seu apoio incentivo e confiança.

Que possamos caminhar fortalecidos pelos Dons do Espírito santo e a presença carinhosa e fiel de Maria Catequista por excelência.

Ir. Deusení Matos FJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário