OBJETIVO GERAL


OBJETIVO GERAL:
Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

3º etapa do Curso Regional de Doutrinas Sociais da Igreja, em Pastos Bons diocese de Balsas

Aconteceu nos dias 02, 03 3 04 de agosto, tendo como assessor  Pe. Umberto Guidotti e, contando com a presença de algumas dioceses do regional nordeste5: Brejo, Bacabal, Caxias, Balsas, Viana, Zé Doca, Imperatriz e Coroatá.
Participantes da Diocese de Zé Doca; Nonato Paiva, Raimundo, Arlan, Poeta da Paroquia de Santo Antônio de Zé Doca e Sr. Mario da Paroquia São Sebastiao de Carutapera.
Depoimento de Pe. Umberto Guidotti.
- Qual a importância do Curso de DSI para a nossa Igreja nos dias de hoje?
Pe. GUIDOTTI – É preciso descobrir este segredo bonito que nós temos que é os acervos que nós temos da Doutrina Social da Igreja não somente a nível mundial do fruto das encíclicas dos papas, mas de uma Doutrina Social da Igreja construída e elaborada aqui na América Latina pelos os nossos bispos, através das conferencias episcopais em Medellin de 1968, Puebla de 1979, Santo Domingo de 1992 e aparecida em 2007.
A igreja é estruturada sob três esteios. 1º esteio é o esteio da palavra, 2º esteio é o esteio da liturgia e o 3º esteio é o esteio da caridade, tem que ter uma caridade organizada, significa uma estrutura da caridade tanto quanto numa paroquia numa diocese ter uma estrutura da catequese e ter uma estrutura da liturgia, nós temos muitas pessoas que trabalham na liturgia e muitas pessoas que trabalham na catequese, se gasta dinheiro para abrilhantar nossas liturgias, se gasta para fornecer subsídios didáticos para a catequese, mas a cinderela continua sendo a parte social, a caridade organizada que cuida da assistência, da promoção e da libertação dos pobres, cuida da injustiça, cuida da construção do Reino de Deus, tudo isso nós encontramos,  aquilo que nós chamamos  de Doutrina Social da Igreja, que agora  esta tudo resumido num livro chamado “ COMPÊNDIO” da DSI. Este COMPÊNDIO seria uma espécie de catecismo da Doutrina Social da Igreja, como existe o catecismo da Igreja Católica que fala dos dogmas, que fala das verdades, existe um catecismo apropriado para a DSI, que deveria está nas mãos de todos.

Este Doutrina deveria fazer parte do conteúdo da  catequese, sobretudo dos adolescente e jovens da Crisma, e também fazer parte dos cursos de formação de todos os agentes de pastorais, não é possível pensar uma verdadeira formação cristã, deixando de lado a doutrina Social da Igreja.

Estes conteúdos de Medellin, de Puebla e Santo Domingo através de uma introdução feita por minha parte , uma leitura dos textos, bonitos, proféticos e inovadores que teria muito ajudado a igreja se tivessem sido posto em pratica. Hoje pela manha 04/08, por exemplo, nós vimos como documento de Medellin, já falava da pobreza da igreja, já incentivava os bispos e a igreja a não ir atrás dos privilégios,  da riqueza, de não ir atrás de anéis de ouro essas coisas que o Papa Francisco esta lançando para o mundo todo, nós da américa latina já tínhamos falado antes a 30, 40 anos atrás já havíamos falado que nós precisávamos de uma igreja como esta. Então graças a Deus veio este Papa Latino Americano que esta resgatando esta produção dos nossos bispos e da nossa Igreja. Precisa por tanto continuar, aprofundar e espalhar mais este tesouro da Doutrina Social da Igreja no nosso meio e nas nossas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário