OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

BRASÃO EPISCOPAL


Os elementos, sinais, traços e as cores juntamente com o lema: “Fiat Misericórdia Tua” sugerem o caminho de vida traçado pelo Bispo, sua missão e ministério.
O capelo é o Chapéu com doze pingentes entrelaçados, tudo de cor verde, simbolizam Jesus Cristo, Cabeça da Igreja e seus doze apóstolos. A cruz dourada faz memória ao amor e doação de Deus pela humanidade.
No brasão o coração misericordioso sobressai a cruz, e se abre para acolher e resgatar todos aqueles que estão necessitados de amparo, socorro e direção. Se derrama abundante mente. A pomba, frágil portadora da esperança, representa a humanidade que mergulha sedenta no amor misericordioso e renovador de Jesus. As águas refazem nossas forças, nos purificam. Simbolizam ainda as águas dos rios que correm no Maranhão e principalmente rio Gurupi, a ser atravessado pelo bispo na sua primeira visita a diocese. E ainda a imensidão do oceano que divide os continentes: europeu, a terra nata do bispo, e sul-americano, a terra de sua nova pátria.
As montanhas simbolizam a região sul da Polônia, onde o bispo nasceu, se criou e despertou para a vida religiosa missionária. O lírio que dizer – principio puro da vida; lembra também Maria Imaculada, Mãe e Protetora dos Missionários Oblatos.
O fundo é todo dourado e refere-se à onipresença de Deus, n’Ele tudo se inicia, acontece e termina, Ele é a estrela que nos guia e nunca nos abandona, sempre iluminando nossos caminhos na terra e no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário