OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

II EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA DOS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE ZÉ DOCA - PARTE 2


CONTINUANDO OS TESTEMUNHOS...



     “Diante de tudo o que foi vivenciado naqueles dias de missão na Paróquia de Santa Luzia, cujo pároco é o Padre Francisco Costa Morais, só tenho a agradecer pela experiência missionária que a formação juntamente com aquela Paróquia nos proporcionou. Momentos de fé, alegria, testemunhos e crescimento vocacional, que me fizeram acreditar mais ainda em uma evangelização a partir dos princípios evangélicos, portanto, agradeço a todos os missionários daquela localidade que nos acompanharam, e ao padre Francisco, pela acolhida e empenho missionário.”


Marcinaldo Aguiar - 3º ano de filosofia


          "A missão em Santa Luzia do Paruá superou minhas expectativas, pois, vi uma Paróquia com muitas comunidades, e cada uma com sua particularidade, as quais me proporcionaram conhecer diversas realidades que pôde me enriquecer, e em muito na minha caminhada vocacional e minha vida pessoal. Comunidades distantes da Matriz, habitado por vários povos simples, acolhedores, atenciosos e prestativos; que não se limitavam nas suas necessidades materiais e espirituais, para nos receber ouvir a palavra de Deus, fosse em suas residências, portas, quintais e até nas varandas, mas que puderam contar um pouco de suas histórias, e acolher algumas mensagens de conforto, de esperança ou de motivação. Essa missão me deixou cheio de saudades dos muitos amigos e amigas que fiz na convivência dessa maravilhosa missão, e que agora os carrego em meu coração. E não posso deixar de comentar sobre o Pároco Padre Francisco, homem motivado e inspirador, um homem incansável, que nos deu todo apoio, suporte e assessoria para o bom andamento da missão e também de nós seminaristas e missionários da Paróquia. Parabéns a todas as pessoas envolvidas. Amei vivenciar essa Missão em Santa Luzia do Paruá. Paz e Bem.”

Adauto Guerra - 1º ano de teologia



      “A missão de evangelizar não é fantasia da mente dos homens, mais sim, a manifestação do amor e da misericórdia do Pai para com os seus filhos, Jesus então afirma: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Os frutos da missão foram a amizade, o carinho, a proximidade dos seminaristas com os paroquianos e com os padres que estiveram presente na missão. A missão, portanto, é sempre uma oportunidade para nos autoformar e também de crescimento afetivo e espiritual, além de criar laços com pessoas diferentes. Agradeço a Deus em primeiro lugar por tudo, e em seguida ao Padre Francisco que nos acolheu em sua Paróquia, ao Reitor Pe. Agnaldo juntamente com o Bispo Dom João Kot, que assistem à formação dos futuros presbíteros e são sensíveis ao desenvolvimento e capacitação de cada um.”

Josivaldo Ramos – 1º ano de teologia 



       “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a todos os povos. (Mc 16, 15). Inspirados no mandato de Jesus, todos os batizados são chamados a fazer parte da missão que é anunciar a Boa Nova. Neste sentido, tive mais uma vez a oportunidade de experienciar de maneira intensiva a propagação do Evangelho. Cada família visitada possuía alegrias e tristezas, mas em meio a tantas histórias de vida diferentes, pude perceber algo em comum entre elas que é a fé em Cristo. O povo mostrou que tem sede da Palavra que sacia os corações, isso ficava evidente no acolhimento e na satisfação pelo momento de evangelização. Sem dúvida alguma, esta experiência missionária me ajudou a fortalecer ainda mais a caminhada vocacional. Agradeço ao nosso bispo Dom João Kot, ao nosso reitor Pe. Agnaldo e ao Pároco de Santa Luzia Pe. Francisco Morais, por nos proporcionarem esta Jornada Missionária. ”

Enedino Ribeiro - 1º ano de Teologia




      “A Jornada Missionária na Paróquia de Santa Luzia do Paruá, foi um verdadeiro derramamento do Espirito Santo, um novo pentecostes e um novo tempo. De fato, a graça de Deus atuou na história e na vida do povo santa-luziense da cidade e do interior, através de nós seminaristas e dos missionários que se colocaram a serviço do Senhor e da Igreja, indo ao encontro dos povos nos lugares mais distantes. Agradeço a Deus e a Diocese de Zé Doca por este tempo de graça para mim e para as pessoas que tive a graça de encontrar e partilhar uma mensagem de otimismo nas alegrias e tristezas vividas por todos neste longo caminho. Bendito e louvado seja Deus pela Missão. ”

Luís Henrique Baltazar 3º ano de Teologia




     “Como de costume durante o mês de julho em nossa formação sacerdotal, é reservado para experiência pastoral missionaria planejada e orientada pela equipe diocesana de formação, com a finalidade de promover uma experiência de fato como povo de Deus que nos espera. Não tenho reservas em expressar o quanto valeu apena. Os 15 dias que passamos em Santa Luzia do Paruá nos possibilitou vermos uma parcela do povo de Deus que nos espera e o quanto precisamos nos preparar para ir ao seu encontro. A dinâmica utilizada e a logística foram muito boas, sem falar no apoio de vários paroquianos que realizaram conosco esta grande jornada missionaria nas quadras, nas vilas, aldeias indígenas e também na sede da cidade. Em cada família visitada com toda sua simplicidade, suas histórias de vida, suas lagrimas e sorrisos nos ensinaram a ser Igreja com eles. Que Deus abençoe toda Paróquia de Santa Luzia do Paruá, o Pároco Pe. Francisco e todos os missionários. ”

Emerson Adriano Mendes de Andrade - 3º ano de teologia


































Nenhum comentário:

Postar um comentário