OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

COMUNICADO EPISCOPAL



 

Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
Maranhão – Brasil                                                                                                                                

                    “FIAT MISERICORDIA TUA”



   Amados filhos e filhas de Deus, a graça e a paz de nosso Deus!

       Na Missa do dia 17 de novembro de 2019, ao vivenciar com o Povo de Deus nossa XV Assembleia Diocesana de Pastoral, tive o privilégio de fazer alguns informes importantes para a caminhada da nossa Igreja particular de Zé Doca. Ao longo dos últimos meses, estávamos discernindo tudo isso e agora, através deste Comunicado, formalizo e anuncio a todos:

1. Conseguimos uma bolsa de estudos no Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro, agregado à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. A Arquidiocese do Rio de Janeiro cooperará com a manutenção do nosso estudante, acolhendo-o em uma paróquia. Com isso, decidi que a partir de fevereiro de 2020, o Revmo. Padre Pedro Eduardo Silva Lira, pode se ausentar da Diocese para fazer o Mestrado em Direito Canônico (com previsão de três anos de estudos). Obrigado Padre Pedro Eduardo por aceitar a proposta, e, sobretudo, pela sua colaboração direta nos últimos anos na Formação Presbiteral e na Pastoral Vocacional. Peço que o senhor acompanhe nossos seminaristas até o fim deste ano letivo e ao longo do mês de janeiro de 2020, faça o repasse das responsabilidades para o sucessor. 


2. Com a ida do Padre Pedro Eduardo para o Rio de Janeiro, nomeio o Revmo. Padre André Luís Brás Lima, para o ofício de Reitor do Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo. Também peço que o senhor, Padre André Brás, assuma a animação da Pastoral Vocacional na Diocese. Que suas atividades no COMIDE sejam, ao longo destes meses, repassadas para outros, para que a animação missionária não sofra nenhum prejuízo (depois da reunião com as lideranças do COMIDE, por favor, me apresentem nomes para a nomeação). Agradeço por sua disponibilidade Padre André Brás e prontidão para com as necessidades da Diocese.



3. ESCOLA DIACONAL BOM SAMARITANO: a primeira turma em formação para o Diaconato Permanente está vivenciando os últimos meses de formação. Dia 30 de novembro de 2019, em Maranhãozinho, os 10 candidatos ao Diaconato Permanentes serão instituídos acólitos (um ministério, em vista da ordenação). Em fevereiro, março e abril de 2020, teremos as últimas formações. De 05 a 10 de maio de 2020, planejamos nosso retiro, em Belém do Pará. E a ordenação dos primeiros Diáconos Permanentes da nossa Diocese é prevista para o dia 16 de maio de 2020, na Catedral de Santo Antônio, em Zé Doca. Peço que Padre André Brás continue acompanhando esta turma até o dia 16.05.2020. Em seguida, a Reitoria da Escola Diaconal, será assumida pelo Revmo. Padre Manoel Romildo Cardoso Gois, que colabora com a mesma desde a sua criação, como diretor espiritual e nos últimos anos como vice-reitor. Agradeço aos Padres: Pedro Eduardo, Romildo Gois e André Brás que coordenaram este serviço até agora. Agradeço a todos os Padres da Diocese que de uma ou outra forma cooperaram com a Escola Diaconal, às Irmãs e todos os que deram formação e apoio. Que Deus vos abençoe por tudo isso. Agradeço aos candidatos ao Diaconato Permanente e suas famílias por todas as formas de colaboração, pela compreensão e presença significativa na vida das comunidades. Continuo rezando por vocês todos.


4. Parabenizo o Revmo. Padre Nato, mais uma vez, pelo seu jubileu de prata da ordenação presbiteral (12 de novembro). Desejo muitas bênçãos de Deus e felicidades no serviço ministerial e na vida. Muito obrigado Padre Nato por 25 anos de missão e que ela continue por muitos anos ainda. Conte com minhas sinceras orações.



   Ao finalizar envio a todos os Filhos e Filhas da Diocese de Zé Doca minhas orações e bênçãos; em nome + do Pai e + do Filho e + do Espirito Santo,


+ João Kot, OMI
Bispo Diocesano

Zé Doca, 22 de novembro de 2019
Memória de Santa Cecília, Virgem e Mártir


Av. do Comércio, 363, Centro, Caixa Postal 05, CEP: 65365-000, Zé Doca, Maranhão, BRASIL
Fone: (98) 3655-3362 / (98) 98116-4624 (Tim), E-mail: mikoto2@uol.com.br


Um comentário:

  1. Louvado seja Deus, por todas essas bênçãos! Que Deus os guie, nessa linda missão de levar Cristo a todos!! Amém!!!

    ResponderExcluir