OBJETIVO GERAL
I CONCURSO LITERÁRIO DE CONTOS E POESIA DA DIOCESE DE ZÉ DOCA
terça-feira, 31 de dezembro de 2024
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PROJETO NENHUMA COMUNIDADE SEM O SANTO NATAL
A Paróquia São João Batista em São João do Caru realizou durante o Tempo do Advento o Projeto NENHUMA COMUNIDADE SEM O SANTO NATAL. O Projeto foi proposto pelo Padre André Brás, nosso Pároco, e por Padre José Raimundo, nosso Vigário Paroquial, e desenvolvido pelos ministros extraordinários da Palavra de Deus que acompanharam com a realização das Novenas de Natal nas famílias em todas as comunidades de nossa Paróquia e tendo como ponto máximo a celebração do Santo Natal e a ceia comunitária na noite do dia 24 de dezembro.
“Os ministros extraordinários da Palavra de Deus tem exercido um bonito serviço à Igreja através do seu ministério e contribuído diretamente na pregação do Evangelho. A nossa Paróquia e toda a nossa Diocese está de parabéns por esta brilhante iniciava do nosso Bispo diocesano, Dom João Kot, que cada vez mais tem valorizado os fiéis leigos com a instituição do ministério extraordinário da Palavra, declarou o senhor Airton Torres.
"Sobre o Projeto NENHUMA COMUNIDADE SEM O SANTO NATAL certamente foi uma bonita iniciativa por parte de nossa paróquia, assim como tantos outros projetos de evangelização que ocorreram ao longo do ano. Esse projeto natalino, levou alegria e esperança a todas as nossas comunidades assim como a comunhão com toda a Igreja. Algumas comunidades que nunca haviam realizado a celebração do Natal ou mesmo haviam realizado uma confraternização genuinamente natalina, transbordaram de alegria e gratidão", concluiu Antônio Araújo, coordenador da Comunidade Santa Clara
Texto por: Pe. André Bráz
Fotos por: Pe. André Bráz
Confira abaixo algumas fotos deste projeto:
terça-feira, 24 de dezembro de 2024
ANIVERSÁRIO DOS 56 ANOS DA COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NO POVOADO CAJUEIRO, EM MARACAÇUMÉ
A Comunidade Católica de Cajueiro nasceu da fé de uma família unida e devota de Nossa Senhora de Fátima no ano de 1968. Dona Maria Anunciação, viúva, natural do estado do Maranhão, juntamente com seus filhos Domingos Praiano, Raimundo Amaro e Maria José Costa Lima, reuniam-se com seus vizinhos no dia 13 do mês de Maio em sua casa, para rezarem o Santo Terço em honra a Nossa Senhora do Rosário de Fátima; ainda organizavam também procissão com anjinhos, e depois, cantando faziam a coroação da Virgem Mãe no encerramento da novena.
A primeira Missa na Comunidade foi celebrada em 1970, na residência de dona Nazaré, pelo Pe. Luciano de Carutapera – MA. Somente em 1974 foi feita a primeira Capela construída de taipa e coberta de cavaco. Depois de cinco anos, já em 1979 conseguiram recursos para a construção de uma nova Igreja de alvenaria no mesmo local da antiga feita de taipa. Por essa Comunidade passaram muitos padres, inclusive morou também algumas irmãs religiosas que muito contribuíram com o pequeno vilarejo realizando ações pastorais e sociais.
Com o passar dos anos, com a expansão do povoado e com o crescimento da Comunidade Católica surgiu a necessidade de ser erguido um novo templo maior situado bem no centro de Cajueiro. Olhando a história e observando a realidade de hoje, podemos ver e testemunhar que a Comunidade deu um grande avanço e cresceu significativamente tanto em aspectos quantitativos quanto qualitativos. A Igreja que outrora era pequena, feita de taipa e coberta de cavaco, tornou-se maior e mais bonita e hoje é considerada um dos cartões postais mais belíssimos de Cajueiro.
E para comemorar tamanho feito e graça de Deus, em 2021 com a orientação do Pároco, os fiéis de Cajueiro tornaram como tradição celebrar todos os anos a vida comunitária. Por isso, neste ano de 2024 foi festejado os 56 anos da caminhada da Comunidade de Fátima. Seguindo a programação elaborada houve quatro noites de Missas que foram presididas pelo Pe. Márcio Júnior em algumas famílias de Cajueiro, o objetivo era preparar a comunidade para a grande festa; com isto, em cada noite algumas ruas participaram como convidadas na intenção de abranger toda a vila. Com duração de cinco dias consecutivos, a festividade foi concluída em 14 de Dezembro de 2024, com a Santa Missa, tendo a participação de todo o povo de Deus, que logo após o término seguiram para o largo e lá cantaram em um só coro os parabéns pelos 56 anos de Missão da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima.
Podemos concluir dizendo que a semente de fé semeada neste lugar, germinou e cresceu dando muitos frutos. Foram muitos anos de oração até aqui, muitas vidas doadas, dedicação e entrega, por isso, louvamos a Deus por cada ano de vida missionária celebrado e pela vida comunitária. Que a cada dia possamos entender o valor de viver em comum união, em prol de um único objetivo que é o Reino dos Céus. Agradecemos de modo particular e especial a cada um que forma esta família e que ela cresça cada dia mais e mais. Obrigado!Que Nosso Senhor Jesus Cristo por intercessão de Nossa Senhora de Fátima Padroeira desta Comunidade abençoe a todos em nome do Pai, Filho e Espírito Santo! Amém.
VIVA A COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA!!!
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
FORMAÇÃO E INVESTIDURA DOS MINISTROS DA PALAVRA DA FORANIA SANTO ANTÔNIO
Visando o melhor atendimento ao povo de Deus, por meio das celebrações, alimentando assim a espiritualidade dos fiéis, a Igreja delega a alguns fiéis leigos, após a preparação, a missão de conduzir os momentos celebrativos.
Neste propósito, a forania Santo Antônio, realizou neste sábado, 21 de dezembro, na Catedral de Santo Antônio, em Zé Doca, a instituição da primeira turma de ministros extraordinários da Palavra, que exercerão o trabalho pastoral nas paróquias da forania, depois de 15 meses de formação. Foram instituídos 63 leigos, que durante todo o sábado estiveram em retiro de preparação no centro diocesano, conduzido pelo padre José Raimundo Pinheiro.
A celebração iniciou as 18:00h, e foi presidida pelo vigário episcopal para os ministérios extraordinários, Padre Agnaldo Oliveira, e concelebrada pelos padres das paróquias da forania, padre André Brás, vigário forâneo, padre Emerson Adriano, assessor do ministério extraordinário da Palavra, padre José Raimundo Pinheiro, padre Flaviolândio, padre Elinaldo Nunes.
Após a chamada, e manifestação positiva por parte dos candidatos, que disseram sim, quando indagados sobre o compromisso de servir a Deus, estes foram investidos com as vestes que deverão usar na condução dos momentos celebrativos da Palavra.
Confira abaixo, fotos deste momento único para nossa diocese:
Texto: Geovane de Sousa Lima.
Fotos: Wadna Raquel Santos – PASCOM Catedral de Santo Antônio, Consagrado Renan - PASCOM da diocese de Zé Doca, e Consagrado Rodrigo Santos.
sábado, 21 de dezembro de 2024
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS MISSIONÁRIOS DA PROVIDÊNCIA DIVINA, AMIGOS E BENFEITORES DO CARISMA NOVO ARDOR E DO CENTRO DIOCESANO SÃO JOÃO XXIII
A Missão Novo Ardor Maranhão celebrou ontem, dia 20 de dezembro, a Santa Missa em Ação de Graças por todos os Missionários da Providência Divina, Amigos e Benfeitores do Carisma e do Centro Diocesano São João XXIII. Rezamos também em intenção pelos 24 anos de fundação da Comunidade Novo Ardor, comemorados recentemente no dia 10 de dezembro.
A celebração foi presidida por Dom João Kot, bispo da Diocese de Zé Doca. Durante a homilia, ele refletiu sobre o mistério da Anunciação do Anjo à Virgem Maria. Ao término de sua mensagem, destacou que, se ao menos nos lembrássemos das palavras do Anjo dirigidas a Maria, referindo-se à gravidez de Isabel, a celebração já teria cumprido seu propósito: "Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível" (Lc 1, 36-37). Reforçando a mensagem de fé, Dom João concluiu: "Façamos o nosso possível, para que Deus faça o impossível".
Dom João Kot também agradeceu a presença de todos e enfatizou que, ao sairmos de nosso lugar para ir ao encontro do próximo e vivermos como uma Igreja em saída, os frutos começam a brotar, formando assim uma grande família.
Após a Santa Missa, a Comunidade Novo Ardor promoveu um momento de confraternização com um jantar comunitário. Nós da Comunidade Novo Ardor agradecemos a todos pela presença e pelo apoio recebido ao longo deste ano. Desejamos um Feliz Natal e abençoadas festas!
Confira abaixo, algumas fotos deste momento:
Texto por : Consagrado Rodrigo Santos