Entre os dias 12 a 19 de janeiro, São Luís foi palco do XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (PJ), que reuniu mais de 400 delegados vindos de todas as regiões do Brasil.
O evento foi marcado por momentos de espiritualidade, debates profundos, experiências culturais e a vivência concreta da missão cristã.
Missa de abertura: um momento de fé e tradição
A programação teve início com a missa de abertura que foi presidida por Dom Vilson Basso, presidente da Comissão Episcopal de Juventude da CNBB, também contou com a participação de Dom Fontinelle integrante da mesma comissão. Aconteceu no Largo da Capela de São Pedro, local emblemático onde anualmente ocorre a subida dos grupos de bumba meu boi do Maranhão para pagamento de promessas. O destaque foi a subida do Boi Esperançar da PJ, que, acompanhado pelos delegados, emocionou os presentes ao também cumprir sua promessa.
Reflexões sobre a vivência da vida e experiências marcante de missão
Um dos pontos altos do encontro foram as mesas de diálogos, que abordaram temas essenciais, como os novos modelos de organização dos grupos de jovens e a integração entre fé e política na atuação da Pastoral da Juventude. Os debates reafirmaram o compromisso da PJ com a formação de lideranças jovens e com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A romaria realizada pelas ruas do Quilombo da Liberdade até o Centro de São Luís foi um momento de forte simbolismo, animada pela banda Awerê. Além disso, os delegados participaram de um dia de missão, atuando em bairros periféricos e na zona rural, vivenciando o compromisso com as comunidades mais vulneráveis.
Lazer e cultura: celebração do bem viver
Na sexta-feira (17), a juventude teve um momento de lazer, com um passeio pelas ruas do Centro Histórico e uma visita à Praia de São Marcos, valorizando a dimensão do bem viver. Já no sábado, aconteceu a Noite Cultural na Casa Barrica, no bairro da Madre Deus, onde os participantes puderam mergulhar na riqueza cultural do Maranhão. O evento contou com apresentações do Cacuriá Balaio de Rosas e dos bois de Axixá, Maioba e Santa Fé, em uma celebração vibrante da cultura junina.
Encerramento com esperança renovada
O encontro foi encerrado no domingo (19), com uma missa presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, na Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, no bairro da Alemanha. Foi um momento de gratidão, envio e renovada esperança para todos os delegados, que voltam para suas dioceses com a missão de continuar construindo o Reino de Deus.
O XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude reafirmou a força e a relevância da juventude católica brasileira, mostrando que a fé, a cultura e o compromisso social caminham juntos na transformação da sociedade.
A Diocese de Zé Doca esteve presente com 13 delegados e 3 integrantes das equipes de trabalho, representando as quatro Foranias, os vários grupos de base e os jovens que participaram da PJ na Diocese.
Relatos de jovens:
“A semana foi repleta de atividades. Espetáculos culturais destacaram as tradições maranhenses, as mesas de diálogo abordaram os desafios da juventude, e a Feira Vocacional Hilário Dick foi um espaço de inspiração e discernimento. A Via-Sacra das Galileias Juvenis, oficinas e um momento orante inter-religioso promoveram espiritualidade e respeito às diversidades.
A missão nas realidades locais e a romaria da juventude, fortaleceram o vínculo com a comunidade. Além disso, passeios pelo Centro Histórico de São Luís e uma visita à praia garantiram momentos de descontração. No sábado teve rodas de partilha e o animado Arraiá do Guarnicê.
O ENPJ foi um marco de fé, cultura e compromisso social, reafirmando o papel transformador da juventude” (Denilton da Silva e Silva, Paróquia São Pedro Apóstolo - Centro Novo do Maranhão, Forania São Pedro).
“Sem dúvidas, gratidão e esperança são os sentimentos que anseiam em meu coração, ao participar do 13° ENPJ. Coração renovado e cheio de vontade de fazer acontecer na civilização do amor, incrível a troca de experiências e de vivências nos deixa carregados para ir pejotar e gritar a utopia do reino” (Francisco de Oliveira Vieira, Paróquia São Francisco de Assis - Bom Jardim, Forania Santo Antônio).
“Gente encantadora que eu encontrei nas terras de São Luís – MA, foi uma experiência inexplicável, conheci gente de todos os estados e culturas diferentes. Vivemos em comunidade, levamos nossa alegria para compartilhar com os outros, compartilhamos nossas culturas e aprendemos coisas novas e encantadoras, os encontros em si foram muito bom, tivemos partilhas de nossas realidades e soluções para nossas perguntas. O que mais foi falado no encontro, foi Esperança e foi isso que eu trouxe na minha mala, Esperança em um mundo melhor, que é possível fazer tudo para construção do Reino, a juventude é a esperança.
Para mim ficou a seguinte pergunta “o que eu posso fazer para ajudar os outros jovens?” Temos que saber a nossa identidade, temos que aprender o que nós somos, quem eu sou? Precisamos buscar a nossa cultura, não ficar preso ao passado, mas aprender com ele, para que tenhamos um futuro.
“Encerro minha fala com a palavra Esperança, de nunca desistirmos, a pastoral da juventude me ensinou isso” (Marcos vinicius, Paróquia São José, Paruá - Forania Santa Luzia).
“Como todo bom pjoteiro fui logo trocando ideias e conhecendo outras pessoas, de cultura e diversidade diferentes, assim como a realidade de cada grupo de base ou diocese, lutando pelos mesmos objetivos. De início deu para perceber o quanto o acolhimento de todos os jovens foi importante e excelente para a realização do encontro.
Na certeza de que não estamos sozinhos (a) na caminhada, pois temos um ao outro, como dizemos: ‘sozinho ando bem, mas com o apoio do outro e na certeza de que Deus está conosco, andamos melhor’. Lutando por políticas públicas e um mundo mais justo para todos, na certeza de que podemos nos inserir em movimento que irá trazer benefícios para todas as juventudes sem descriminação de gênero ou religião.
O ENPJ nos deu força para lutarmos pela nossa querida pastoral, essa pastoral que amamos e damos a vida, porque acreditamos que podemos vivenciar a utopia do amanhã melhor para todos. Vamos ecoar o grito da juventude em nossas bases, paróquias e dioceses. Assim fazendo formação para que todos saibam a verdadeira identidade da PJ do Brasil. Vamos fortalecer os nossos grupos. Levando o pão da esperança em nossas Galileia de nossas realidades. Juntos somos mais fortes.
Uma coisa que me fez refletir bastante foi a forma do acolhimento das famílias, fiquei impressionado com o amor que nos repassaram e o respeito como fomos tratados, me senti literalmente em casa, me deixaram à vontade e me trataram como se eu fosse alguém muito importante da família deles, isso não tem preço, obrigado dona Rosária e família. Gratidão!
Sai desse encontro na certeza de que podemos fazer esse mundo melhor! Com mais Igualdade, Justiça, Amor, Esperança e Paz. Com amor podemos ecoar o esperançar. Foi uma experiência incrível, só quem vivenciou o momento sabe o quanto foi importante e significativo para nossa jornada na PJ. Momento único que jamais esquecerei. "O que a memória ama fica eterno" (Adélia Prado) (Francinaldo Miranda Pinheiro, Paróquia Imaculada Conceição - Forania Nossa Senhora da Imaculada Conceição).
Texto: Assessoria de Imprensa do XIII ENPJ.
Imagens: Equipe da Comunicação do XIII ENPJ.
Revisão do texto: Irmão Rodrigo Santos.