OBJETIVO GERAL


OBJETIVO GERAL:
Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DOM CLAUDIO HUMMES VISITA DIOCESE DE  BREJO(MA) E FAZ PALESTRA SOBRE O ANO DA FÉ

O cardeal emérito dom Claudio Hummes realizou neste sábado (12), na cidade de Brejo (MA), uma palestra sobre o Ano da Fé. O evento foi realizado na parte da tarde, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A Igreja ficou lotada com a presença dos fiéis, que vieram de várias paróquias da diocese de Brejo.

Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo da diocese de Brejo, deu as boas vindas ao cardeal, lembrando que a proclamação do Ano da Fé pelo Papa Bento XVI, no dia 11de outubro do ano passado, faz parte das comemorações pelos 50 anos do início do Concílio Vaticano II e também dos 20 anos do catecismo da Igreja Católica.

Dom Claudio Hummes destacou a preocupação do papa Bento XVI com a fé dos católicos. Ele lembrou que o Ano da Fé, mais do que uma alusão aos 50 anos do Concílio Vaticano II, é uma inciativa do Papa e da Igreja no sentido de reavivar a fé dos cristãos católicos, os quais têm diminuído significativamente pelo mundo com o aumento do número de protestantes e ateus.

Em seu discurso, o cardeal falou sobre os cinco principais objetivos que a Igreja pretende atingir com do Ano da Fé: reavivar, aprofundar, proclamar, vivenciar e transmitir a fé. Ele enfatizou que a proposta da nova evangelização é alcançar os católicos afastados, através de ações cada vez mais missionárias. O cardeal lembrou a importância dos meios de comunicação, mas enfatizou que o método mais eficiente de transmissão da fé é o encontro pessoal.

Dom Claudio Hummes ressaltou que a fé nasce do encontro pessoal com Cristo e que o cristão só poderá viver a fé através do amor. “A fé deve ser manifestada na caridade para com Deus e para com os pobres”, ponderou.

O cardeal faz parte da Comissão Episcopal da CNBB para Amazônia Legal e já visitou várias dioceses da região amazônica.

Pela manhã ele participou de um encontro com trabalhadores rurais na cidade de Mata Roma, onde alunos da Universidade Federal do Maranhão apresentaram um trabalho de pesquisa sobre os impactos socioambientais na microrregião do Baixo Parnaíba, na qual a diocese de Brejo está situada. Sua visita foi encerrada com a celebração da Santa Missa, à noite, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/11148-cardeal-dom-claudio-hummes-visita-diocese-de-brejo-e-faz-palestra-sobre-o-ano-da-fe

Nenhum comentário:

Postar um comentário