OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


EREÇÃO DA PARÓQUIA DE CENTRO NOVO-MA

 
Às 13 horas do dia 6 de Janeiro do ano corrente Dom Carlo se despedia de Pe. Nunes, o primeiro pároco de Centro Novo, e enquanto isso Dona Quinzinha, uma das primeiras catequistas da cidade chorava e dizia: “Dom Carlo muito obrigado por ter realizado este meu sonho de ter um padre na nossa cidade.” Mas esta história começa muitos anos antes, e aqui quero dar algumas informações aos leitores.

AS ORIGENS DA CIDADE E DO CATOLICISMO LOCAL

Em 1951 o senhor Irineu chega na localidade aonde hoje é a cidade de Centro Novo do Maranhão dando inicio a uma povoação que será chamada de Centro do Irineu, primeiro nome da atual cidade. Em 1967 chega no povoado o senhor Cardoso, que no início da década de 70 juntamente como os senhores Timóteo e Cândido Pereira de Sousa começam a organizar os católicos em pequenas rezas nas casas dando início a uma comunidade Eclesial.
Em 1972 Padre Mario Racca, de Carutapera celebra a primeira missa na atual cidade de Centro Novo do Maranhão.
No início da década de 80 os senhores Raimundo Severo e Zé Peixe constroem a primeira igreja da cidade na esquina da Rua da Igreja com a Rua 13 de maio. Em 1991 os padres Combonianos juntamente com a comunidade constroem uma igreja de alvenaria na Avenida Getúlio Vargas.  E em 1992 é realizado o primeiro festejo de São Pedro, que foi o padroeiro escolhido pela própria comunidade e não pelos os padres combonianos.
A emancipação política da cidade aconteceu em 10 de novembro de 1994. E em 2004 é criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Maracaçumé e a comunidade de Centro Novo passa a pertencer a mesma, pois até então pertencia a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, de Boa Vista do Gurupi.
Em 12 de Julho de 2006 começa a construção da atual igreja matriz no mesmo terreno só que com a frente para a Avenida JK.

A EREÇÃO DA PARÓQUIA

No dia 30 de Setembro de 2012 Dom Carlo Ellena, ordena Sacerdote em Cândido Mendes-MA o jovem Elinaldo Cardoso Nunes, o Padre Nunes. E em outubro no mesmo ano anuncia a criação da paróquia de Centro Novo e a nomeação de Padre Nunes como seu pároco.
Desta forma, em 8 de Dezembro de 2012, Dom Carlo assina o decreto de Ereção da Paróquia de São Pedro Apostolo em Centro Novo do Maranhão e também o decreto de nomeação de Padre Nunes como seu primeiro pároco.   E assim, é marcada a posse para o dia 06 de Janeiro de 2013.
O dia 06 de janeiro foi um dia normal como qualquer outro, mas não para os católicos de Centro Novo que iriam receber seu primeiro padre. Nas primeiras horas do dia começou chegar as caravanas. A primeira foi a caravana da família de padre Nunes, que veio de Cândido Mendes, depois outras e mais outras.
As 8 horas já estavam muitos padres e caravanas na igreja. A jovem Fernanda expressa isto quando diz: “Eu nunca tinha visto tanto padres em Centro Novo.”
Depois de uma missa muito participada por todas as comunidades da nova paróquia houve um bonito almoço pra todos que estavam presentes.
Depois do almoço todos voltaram para suas casas felizes: as pessoas de centro Novo por ter um padre; Dom Carlo por ter criado mais uma paróquia; Padre Nunes por ser o pároco da cidade. E assim, a obra de Deus vai se realizando na Diocese de Zé Doca.

Texto de Pe. Elinaldo C. Nunes pároco de Centro Novo do Maranhão-MA.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário