OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 24 de maio de 2014

Nordeste 5 promove formação sobre espaço litúrgico

O Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, entre os dias 16 e 18 de maio, o Encontro Regional de Formação Litúrgica, em Santa Inês (MA). Participaram cerca de 60 pessoas, entre sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos.

O tema da formação foi o espaço litúrgico, sua simbologia e disposição. O monge beneditino Marcelo Molinero, membro do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, assessorou o encontro.

Foram abordados detalhadamente os principais elementos relacionados ao tema, como altar, ambão, lugar da assembleia, cadeira da presidência e pia batismal. O objetivo foi levar a uma reflexão sobre o espaço litúrgico das comunidades, paróquias e dioceses.

Os participantes ilustraram, por meio de maquetes, a disposição do espaço litúrgico de algumas igrejas das dioceses do Regional. A metodologia ajudou na partilha de conhecimentos e experiências, além de possibilitar maior compreensão do tema. As representações foram avaliadas e os autores receberam sugestões de mudança para auxiliar os responsáveis pela Liturgia a organizar melhor o espaço celebrativo.

O bispo de Imperatriz (MA) e referencial da liturgia no Regional, dom Gilberto Pastana de Oliveira, presidiu as celebrações eucarísticas durante o encontro.

Ao final de encontro, os participantes escolheram o tema “Espiritualidade Litúrgica” para a próxima edição do evento, que está prevista para acontecer de 1 a 3 de maio de 2015, em Bacabal (MA).
Fonte: http://www.cnbb.org.br/regionais/nordeste-5/14269-nordeste-5-promove-formacao-sobre-espaco-liturgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário