OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 13 de março de 2016

PARÓQUIA DE CENTRO NOVO REALIZA SUA 4º ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

Entre os dias 04 a 06 de março do corrente ano a Paróquia São Pedro Apóstolo do Município de Centro Novo do Maranhão realizou sua 4º Assembléia Paroquial na sede da paróquia, com a participação de uns 50 agentes de pastorais e coordenadores de comunidades. Aqui destaca o referido evento em três momentos.
1º ANTES
Além das devidas reuniões para preparar a assembléia paroquial, a paróquia organizou uma pesquisa com os coordenadores de comunidades, catequistas e agentes pastorais sobre alguns assuntos pertinentes na vida pastoral da paróquia como: formação bíblica-catequetica, liturgia, auto-sustentação e sobre os sacramentos.
Esta pesquisa motivou as discussões anteriores a assembléia provocando em todos muitos questionamentos e uma reflexão nas comunidades e nos grupos. Como afirma dona Raimunda da Quadra 60: “eu acho que não passei nesta ‘prova’ (diz sorrindo), pois nunca tinha parado para pensar nestes assuntos e agora fiquei pensando em todas as minhas respostas”.

2º DURANTE
Na sexta feira a noite a assembléia começou como a reza da via sacra na Igreja Matriz, após todos os presentes se encontraram no salão paroquial, que estava recebendo o primeiro evento, e fizeram uma avaliação sobre as atividades de 2015.
No sábado houve uma formação sobre o dizimo com Padre Brito, Marinete (Zé Doca) e Ireni (Centro do Guilherme) onde Padre Brito começou falando dos mandamentos da igreja até chegar ao mandamento que orienta a dar dízimos e ofertas.
A partir de reflexões bíblicas e da pesquisa sobre o dizimo que a paróquia realizou, a equipe diocesana esclareceu sobre o assunto proposto destacando que dizimo não é dinheiro, mas gratidão e fé. Também sobre os objetivos e aplicação do dizimo na paróquia e que a experiência de Deus é a base de toda compreensão do dizimo.
A tarde o grupo que participava da assembléia foi dividido em equipes onde cada um tinha um texto bíblico para refletir sobre o dizimo e após um estudos todos explanaram e aproveitaram para dar testemunho desta experiência de ser dizimista.
No domingo a assembléia paroquial continuou seu planejamento a partir do método ver, julga e agir.

Ver a realidade
Este momento foi coordenado pelo Professor Euzin, coordenador da comunidade Chega Tudo, onde apresentou a realidade social da paróquia, destacando sobre a mineração, que foi motivo de muitos debates, e sobre o desmatamento e como conseqüência a questão indígena no município de Centro Novo. Por fim, professor Euzim apresentou a pesquisa que a paróquia realizou antes da assembléia sobre formação bíblica-catequetica, liturgia, auto-sustentação e sobre os sacramentos.
Este momento da apresentação da pesquisa provocou na assembléia muitos comentários, algumas surpresas e, sobretudo uma reflexão da realidade paroquial,  que de fato este era o objetivo da pesquisa.
Julgar
A professora Socorro França, de Centro Novo, coordenou este momento apresentando a partir de fundamentações bíblicas e de documentos da igreja a paróquia que queremos ser, destacando que a mesma deve ser uma igreja em estado permanente de missão, que deve ser uma casa de iniciação cristã que provoca um encontro pessoal com cristo. E que também a paróquia deve ser uma igreja a serviço da vida plena combatendo todo tipo de violência e cultura de morte  presente na nossa sociedade atual. 
E por fim, destacou-se que a paróquia dever ser uma casa da misericórdia onde todos experimentem a infinita misericórdia do Pai, ainda mais neste ano do jubileu da misericórdia.   
Agir
Padre Nunes, coordena este momento apresentando o Plano Diocesano de Pastoral, destacando o objetivo geral do plano diocesano e as prioridades da diocese que são: 1) Igreja em estado permanente de missão; 2) Igreja casa de iniciação cristã; 3) Igreja a serviço da vida plena para todos.
E por fim, foi realizado o planejamento paroquial para o ano de 2016 com seus encontros e compromissos ao decorrer do ano.

3º E DEPOIS...
Como fruto da 4º assembléia paroquial surgiu o I Plano Paroquial de Pastoral (2016-2019), diagnosticando a realidade, os desafios e as metas da paróquia a partir do Plano Diocesano de Pastoral.
A paróquia de Centro Novo ao decorrer deste ano escolheu a primeira prioridade do Plano diocesano para ser trabalhado, que é “Igreja em estado permanente de missão” e para isto foi criada duas equipes missionárias para motivar as comunidades nesta dimensão missionária: 1) Equipe Missionária São Pedro e 2) Equipe Missionária São Paulo
Depoimentos
“A paróquia está de parabéns pela pesquisa que realizou, pois embora sendo doloroso saber algumas coisas mais é importante para nós católicos refletirmos” Professora Dorinha – Centro Novo.
“Eu gostei muito da organização da assembléia e foi muito positivo a gente se encontrar e discutir estas coisas, o negativo é que algo tão importante como estas discussões deveria ter mais pessoas para levar também estas discussões para frente”. Professora Socorro – Centro Novo
“A assembléia foi ótimo, sobretudo os trabalhos em grupo onde discutimos com os colegas e aprendemos juntos a partir da experiência de cada um e vamos levar todo este aprendizado para nossas comunidades” Luiz Carlos – Quadra 40.

“Esta Assembléia trouxe grandes avanços, sobretudo no conhecimento do que é o dizimo e as ofertas justamente porque muitas vezes nós não valorizamos o dizimo em nossas comunidades e sobre a organização e acolhida gostei muito apesar de nossa paróquia ser bem jovem estamos no rumo certo. Esta é a 4º assembléia nossa e cada ano estamos avançando, só tenho a agradecer a todos.” Raimundo João – Pov. Limão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário