OBJETIVO GERAL


OBJETIVO GERAL:
Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


sábado, 12 de março de 2016

PARÓQUIA DE CENTRO NOVO REALIZA SUA 4º ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

Entre os dias 04 a 06 de março do corrente ano a Paróquia São Pedro Apóstolo do Município de Centro Novo do Maranhão realizou sua 4º Assembléia Paroquial na sede da paróquia, com a participação de uns 50 agentes de pastorais e coordenadores de comunidades. Aqui destaca o referido evento em três momentos.
1º ANTES
Além das devidas reuniões para preparar a assembléia paroquial, a paróquia organizou uma pesquisa com os coordenadores de comunidades, catequistas e agentes pastorais sobre alguns assuntos pertinentes na vida pastoral da paróquia como: formação bíblica-catequetica, liturgia, auto-sustentação e sobre os sacramentos.
Esta pesquisa motivou as discussões anteriores a assembléia provocando em todos muitos questionamentos e uma reflexão nas comunidades e nos grupos. Como afirma dona Raimunda da Quadra 60: “eu acho que não passei nesta ‘prova’ (diz sorrindo), pois nunca tinha parado para pensar nestes assuntos e agora fiquei pensando em todas as minhas respostas”.

2º DURANTE
Na sexta feira a noite a assembléia começou como a reza da via sacra na Igreja Matriz, após todos os presentes se encontraram no salão paroquial, que estava recebendo o primeiro evento, e fizeram uma avaliação sobre as atividades de 2015.
No sábado houve uma formação sobre o dizimo com Padre Brito, Marinete (Zé Doca) e Ireni (Centro do Guilherme) onde Padre Brito começou falando dos mandamentos da igreja até chegar ao mandamento que orienta a dar dízimos e ofertas.
A partir de reflexões bíblicas e da pesquisa sobre o dizimo que a paróquia realizou, a equipe diocesana esclareceu sobre o assunto proposto destacando que dizimo não é dinheiro, mas gratidão e fé. Também sobre os objetivos e aplicação do dizimo na paróquia e que a experiência de Deus é a base de toda compreensão do dizimo.
A tarde o grupo que participava da assembléia foi dividido em equipes onde cada um tinha um texto bíblico para refletir sobre o dizimo e após um estudos todos explanaram e aproveitaram para dar testemunho desta experiência de ser dizimista.
No domingo a assembléia paroquial continuou seu planejamento a partir do método ver, julga e agir.

Ver a realidade
Este momento foi coordenado pelo Professor Euzin, coordenador da comunidade Chega Tudo, onde apresentou a realidade social da paróquia, destacando sobre a mineração, que foi motivo de muitos debates, e sobre o desmatamento e como conseqüência a questão indígena no município de Centro Novo. Por fim, professor Euzim apresentou a pesquisa que a paróquia realizou antes da assembléia sobre formação bíblica-catequetica, liturgia, auto-sustentação e sobre os sacramentos.
Este momento da apresentação da pesquisa provocou na assembléia muitos comentários, algumas surpresas e, sobretudo uma reflexão da realidade paroquial,  que de fato este era o objetivo da pesquisa.
Julgar
A professora Socorro França, de Centro Novo, coordenou este momento apresentando a partir de fundamentações bíblicas e de documentos da igreja a paróquia que queremos ser, destacando que a mesma deve ser uma igreja em estado permanente de missão, que deve ser uma casa de iniciação cristã que provoca um encontro pessoal com cristo. E que também a paróquia deve ser uma igreja a serviço da vida plena combatendo todo tipo de violência e cultura de morte  presente na nossa sociedade atual. 
E por fim, destacou-se que a paróquia dever ser uma casa da misericórdia onde todos experimentem a infinita misericórdia do Pai, ainda mais neste ano do jubileu da misericórdia.   
Agir
Padre Nunes, coordena este momento apresentando o Plano Diocesano de Pastoral, destacando o objetivo geral do plano diocesano e as prioridades da diocese que são: 1) Igreja em estado permanente de missão; 2) Igreja casa de iniciação cristã; 3) Igreja a serviço da vida plena para todos.
E por fim, foi realizado o planejamento paroquial para o ano de 2016 com seus encontros e compromissos ao decorrer do ano.

3º E DEPOIS...
Como fruto da 4º assembléia paroquial surgiu o I Plano Paroquial de Pastoral (2016-2019), diagnosticando a realidade, os desafios e as metas da paróquia a partir do Plano Diocesano de Pastoral.
A paróquia de Centro Novo ao decorrer deste ano escolheu a primeira prioridade do Plano diocesano para ser trabalhado, que é “Igreja em estado permanente de missão” e para isto foi criada duas equipes missionárias para motivar as comunidades nesta dimensão missionária: 1) Equipe Missionária São Pedro e 2) Equipe Missionária São Paulo
Depoimentos
“A paróquia está de parabéns pela pesquisa que realizou, pois embora sendo doloroso saber algumas coisas mais é importante para nós católicos refletirmos” Professora Dorinha – Centro Novo.
“Eu gostei muito da organização da assembléia e foi muito positivo a gente se encontrar e discutir estas coisas, o negativo é que algo tão importante como estas discussões deveria ter mais pessoas para levar também estas discussões para frente”. Professora Socorro – Centro Novo
“A assembléia foi ótimo, sobretudo os trabalhos em grupo onde discutimos com os colegas e aprendemos juntos a partir da experiência de cada um e vamos levar todo este aprendizado para nossas comunidades” Luiz Carlos – Quadra 40.

“Esta Assembléia trouxe grandes avanços, sobretudo no conhecimento do que é o dizimo e as ofertas justamente porque muitas vezes nós não valorizamos o dizimo em nossas comunidades e sobre a organização e acolhida gostei muito apesar de nossa paróquia ser bem jovem estamos no rumo certo. Esta é a 4º assembléia nossa e cada ano estamos avançando, só tenho a agradecer a todos.” Raimundo João – Pov. Limão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário