Já se encontram em Maringá (PR) mais de 600 jovens que vindos de todas as regiões do Brasil para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Na noite de ontem, 8, celebrando a festa da Epifania do Senhor, a missa de abertura reuniu mais de duas mil pessoas na Catedral de Maringá. Hoje, 9, pela manhã, uma cerimônia no Centro de Formação Bom Pastor, local do encontro, deu início aos trabalhos. As atividades, que incluem palestras e tarefas em grupo, continuam até o dia 14.
O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) se reúne em uma diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos e pela primeira vez acontece em uma cidade da região sul do Brasil.
Programação
Na tarde de hoje, Hildete Emanuele, que foi secretária nacional da PJ no período 2008-2010, conduzirá palestra com o tema “Somos Igreja Jovem – A juventude na vida da Igreja”. Em seguida, o assessor político da CNBB, padre Geraldo Martins, fala sobre a temática “Somos Igreja jovem em mundo de mudanças”.
Amanhã, 10, durante todo o dia, os participantes serão enviados em grupos de até 50 jovens para 12 paróquias da região de Maringá, onde serão realizadas visitas missionárias. Os jovens terão a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar as experiências de ser Igreja de outras regiões do país.
Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro tem o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Durante todos os dias da programação, uma equipe de jovens estará atualizando com notícias e imagens do encontro o hotsite www.pj.org.br/enpj e as redes sociais da Pastoral da Juventude.
Fontes: CNBB Nacional
http://www.cnbb.org.br/site/regionais/sul-2/8457-comecou-o-10o-encontro-nacional-da-pastoral-da-juventude
Esse10º ENPJ, foi uma oportunida para a juventude católica a fazer sua história e seus sonhos acontecer,pois lá nós afirmamos a nossa identidade de PJOTEIRO, pois com foi cantado lá muitas vezes" MAS PJOTERIO DO QUE EU SÓ PAPAI DO CÉU". É isso ai, nós asumimos a nossa cara, história, nossa missão, e o nosso protagonismo juvenil.
ResponderExcluiré isso ai meu amigo é hora de ter orgulho da nossa pj é hora de ir a lutar por que é isso que jovem faz.
ResponderExcluire pra pj da nossa diocese tem o nosso site.
www.wix.com/jupac1/jupac
valeu amigo, pelo seu apoio e sua amizade. estamos juntos nesta caminha.
ResponderExcluirei quando eles vao colocar a carta com as outras informações da pj da diocese pra gente vc ja sabe.
ResponderExcluir