OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 1 de dezembro de 2012

ADVENTO UM TEMPO DE GRAÇAS: Comunicado da quase Paróquia de Centro Novo – MA 

Caros irmãos e irmãs do Município de Centro Novo do Maranhão e de toda a Diocese de Zé Doca, vivemos este período um tempo de graça, de esperança e de preparação para a chegada do menino Jesus. Período este que o denominamos na liturgia como Advento, e para efeito de informação, Advento quer dizer "chegada", do verbo Advenire: "chegar a" é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal

A primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380, o Sínodo de Saragoça prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, também se celebrava o Natal.

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. 

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais, como a esperança, a pobreza, a conversão. O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc. 

O Advento também é tempo propício à conversão, poi sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra. 

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino. 

Desta forma, o Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Assim, neste clima de fé montamos o Presépio, a Árvore de Natal e a Coroa do Advento. E, sobretudo, desejamos que todas as comunidades vivam o advento como, de fato, um tempo de preparação para a grande festa do nascimento do menino Jesus. 

Também queremos informar da festa de ereção da Paroquia de Centro Novo do Maranhão que acontecerá dia 06 de janeiro de 2013 as 09:00 hs na Igreja Matriz. Ocasião também da minha posse como primeiro Pároco da Cidade. 

Portanto, contamos com a presença de todas as nossas comunidades e desde já desejamos a todos um abençoado Natal e um feliz 2013. 

Padre Elinaldo C. Nunes 
Pároco nomeado da Paróquia de Centro Novo-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário