OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

É FESTA DE SANTO ANTÔNIO


Desde junho do corrente ano a paróquia Catedral de Santo Antônio está em festa em louvor a Deus por meio da intercessão do Santo que desde sempre buscou através das palavras e ações anunciar as boas novas a humanidade. O santo cujo nome de batismo era conhecido como Fernando acreditava que as “palavras só ganham vida quando são as obras que falam”.
A paróquia catedral realiza durante todos os dias da festividade missas a partir das 19h: 30 que desde do primeiro dia da festividade até 13 de junho, data qual se festeja ou se comemora com muita devoção a figura deste Santo doutro da Igreja que tanto nos inspira a testemunhar como nossas palavras e ações as maravilhas que Deus vem fazendo em nossas vidas.  Todos dias após a santa missa acontece no largo da catedral vendas de comidas tipas.
 
Devoções a Santo Antônio

É invocado como protetor de coisas perdidas, porque em Montpellier, na França, onde lecionava e pregava, um noviço franciscano saiu do convento e roubou seus comentários escritos sobre os salmos. Ele rezou para que o ladrão lhe devolvesse a preciosa obra. Arrependido, o ladrão voltou e lhe devolveu o livro manuscrito. Daí o fato de ser invocado para encontrar coisas perdidas.
Também, na França, uma senhora de Toulouse, por ter alcança do uma grande graça, por intercessão de Santo Antônio, resolveu levar pães à igreja, para que fossem abençoados e distribuídos aos pobres. Daí vem a tradição de se abençoar os pães de Santo Antônio, no dia 13 de junho, para se crescer no amor para com os pobres e para se buscar a restituição da saúde a muitos de nossos doentes.
A devoção a Santo Antônio teve desenvolvimento popular surpreendente. O folclore brasileiro e italiano é rico em alusões ao poder milagroso do santo para casamento e para encontrar coisa perdida. O fato é que Santo Antônio não decepciona nunca seus devotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário