Aconteceu nos dias 13 a 15 de março, no Centro Diocesano João XXIII em Zé Doca, o Encontro Regional da Pastoral Indigenista, que contou com a presença de 22 participantes representando diversas dioceses, indígenas, CIMI, padres e religiosas. Dentre eles, estiveram presentes: Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz e presidente da CNBB NEV, Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da Diocese de Viana e referencial da Pastoral indigenista na CNBB NEV, Pe. Eduardo Cardin, pároco em Amarante do Maranhão e Pe. Paulo Ricardo paroquia nossa senhora da conceição e padre referencial da questão indígena na Diocese de Zé Doca. Damos destaque, também, a participação do índios Gamelas que estão na Diocese de Viana e estão sendo ressurgidos.
Este encontro teve como objetivo fazer memoria dos encontros passados, que aconteceram em Barra do Corda, Buriticupu e Santa Inês, e também, avaliar, refletir e analisar a conjuntura atual dos povos indígenas no Maranhão e no Brasil, e ainda, pensar em pistas para organizar a pastoral indigenista nas dioceses em que tem presença indígena.
Outro ponto debatido, foi a Semana Nacional dos Povos Indígenas que acontecerá nos dias13 a 19 de abril e tem como tema Povos Originários: Por uma sociedade do “bem viver”.
No dia seguinte pela manhã, todos participaram, juntamente com membros da Renovação Carismática Católica – que na mesma data realizaram sua Assembleia Estadual em Zé Doca – da Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, presidida por Dom João Kot, OMI, e concelebrada por Dom Gilberto, Pe. Eduardo, Pe. Paulo Ricardo e Diác. Francisco Camelo, da Arquidiocese de São Luís.
O próximo encontro ficou agendado para 03 a 05 de no Centro de formação Anajás em Imperatriz- MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário