Após mais um ano de formação e de trabalhos com as vocações para a Diocese de Zé Doca, aconteceu no centro Diocesano João XXIII em Zé Doca um momento de convivência, oração e confraternização entre seminaristas maiores, vocacionados e religiosos.
Dos dias 18 a 22 de dezembro deste ano aconteceu no centro Diocesano de Zé Doca a convivência dos seminaristas maiores, vocacionados e religiosos oblatos de Maria Imaculada, estiveram presentes também nosso bispo diocesano Dom João Kot, OMI, os reitores dos seminários da diocese Pe. Raimundo Brito e Pe. André Brás e os diretores espirituais das duas casas Pe. Erenaldo Pereira, Pe. José Raimundo Pinheiro e Pe. José Raimundo da Silva.
Na sexta-feira 18 iniciou-se o encontro com a celebração da Santa Missa no final da tarde, na capela de Nsa. Sra. de Guadalupe no centro Diocesano, presidida por Dom João Kot, OMI e concelebrada pelos padres André Brás e Pedro Eduardo, que volta a diocese após o primeiro ano de estudos. Após o jantar houve o primeiro momento de confraternização.
No sábado iniciando o dia com a oração das Laudes, os seminaristas se preparavam para celebrar a Santa Missa na qual seria admitido as ordens sacras o seminarista Weverson Almeida. No mesmo dia ás 11:ooh da manhã foi celebrada a Santa Missa com a admissão, na Capela do centro Diocesano contando com a presença dos seminaristas diocesanos e oblatos e amigos do seminarista admitido. A tarde os seminaristas se reuniram para prepararem-se para a Missa do domingo.
Chegado o domingo, dia do Senhor, após a oração da manhã os seminarista como gesto de gratidão visitaram a professora Nazira Reis Cutrim, que durante anos contribuiu com os estudos em língua portuguesa de muitos padres e muitos dos atuais seminaristas no seminário menor e propedêutico em Zé Doca.
Durante todo o domingo foram acolhidos os vocacionados (candidatos ao seminário propedêutico) que vinham de vários lugares da diocese, deste modo colocava-se em pratica o objetivo deste encontro e a noite todos juntos participaram da Santa Missa dominical.
Vocacionados. |
Estes são:
- Lucio Gamarra - Nova Olinda do Maranhão;
- Mateus Barbosa - Par. La Salle Zé Doca;
- Edson Freire - Gov. Nunes Freire;
- Francisco Silva - São João do Caru;
- Erlan Carlos - La Salle Zé Doca;
- Tarcísio Juan - Carutapera;
- Alexandre Mercês - S. João de Pirabas - PA;
- Ronilson Rodrigues - Cândido Mendes.
Às 19:30 h do domingo foi presidida pelo Bispo diocesano Dom João Kot, OMI na Catedral de Santo Antônio a Santa Missa na qual foi conferido aos seminaristas Weverson Almeida o ministério de Leitor e Manoel Junior o ministério de Acólito. A celebração teve como concelebrantes, o atual reito do Seminário maior Pe. André Brás, Pe. Pedro Eduardo e o pároco da Catedral Pe. Erenaldo Pereira, estiveram presentes também seminaristas e fieis paroquianos de Zé Doca.
A manhã da segunda-feira, após a oração e café da manhã foi reservada para a confraternização entre seminaristas e vocacionados, contando com a presença dos reitores e diretores espirituais. Na tarde ás 15:00 h foi realizado um momento de espiritualidade e formação presidido por Dom João e auxiliado pelos reitores e diretores espirituais, encerrando este dia com a Santa Missa e Jantar comunitário.
Na terça - feira 22 encerrou-se o encontro com a Santa Missa pela manhã presidida por Pe. André e concelebrada por Pe. Pedro. Na ocasião os seminaristas religiosos Luís (Perú), Emanuel (Nigéria) e Gabriel (Camarões), da congregação Oblatos de Maria Imaculada (OMI) se despediram agradecendo a acolhida. Após o café todos retornaram a suas cidades.
Reuniões:
Ministérios:
Confraternizações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário