QUARESMA: TEMPO SALVÍFICO DA GRAÇA DE DEUS!
“A Quaresma ajuda os cristãos a penetrarem mais profundamente neste ‘mistério escondido desde tempos antigos’ (Ef 3, 9): leva-os a confrontarem-se com a Palavra de Deus vivo e pede-lhes que renunciem ao egoísmo a fim de acolherem a ação salvífica do Espírito”.
São João Paulo II
A Etimologia da palavra QUARESMA vem do latim QUADRAGÉSIMA, cuja alusão e significado indica o período de 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o início do Tríduo Pascal!
Desde os primórdios do Cristianismo a Quaresma sempre marcou a Vida Cristã, visto que ela é um Tempo Salvífico-Litúrgico da Graça Divina que se destina a nós, afim de que obtenhamos a CONVERSÃO,como recorda-nos o Mestre Divino: “Se não fizerdes Penitência, todos perecereis”(Lc 13,3)!
Foi através da Carta Apostólica do Papa Paulo VI, que foi aprovada as Normas Universais do Ano Litúrgico e o novo Calendário Romano Geral, que afirmou no n. 28: “O Tempo da Quaresma vai de Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa, à tarde), inclusive."
O primeiro dia da Quaresma é a Quarta-feira de Cinzas! Cinzas é uma palavra latina que significa "Cinis", representando o produto da combustão de algo pelo fogo! São três os retrospectos dessa Celebração: o retrospecto Bíblico (cf. Gn 2,7 e Gn 3,19); o Primitivo, onde as pessoas por iniciativa própria colocavam Cinzas na cabeça e se apresentavam na comunidade como um "hábito penitencial"; o Eclesial - o Catecismo no parágrafo 1670ss diz: "Os sacramentais não conferem a Graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas pela Oração da Igreja, preparam para receber a Graça e dispõem para cooperar com ela!"
A Quaresma é o Tempo preparatório para Celebrar e Vivenciar a principal Festa Cristã: a PÁSCOA! Ela como Caminho Penitencial para a CONVERSÃO, exige que tenhamos as armas propícias e eficazes, às quais são provenientes do Santo Evangelho (cf. Mt 6,1-6. 16-18)! A Pessoa humana é um ser de relação! Por isso, são três os exercícios espirituais quaresmais: ORAÇÃO, maneira à qual a Pessoa comunica-se com o Divino; JEJUM, é o correto relacionamento do homem com a natureza, diante do alimento, deve-se Jejuar buscando moderar-se, conforme as prescrições eclesiais; ESMOLA é a prática da Caridade, ou seja, é a relação que acontece mediante o 'altruísmo,' tendo o nosso olhar voltado à pessoa do próximo(a)!
Não menos importante é a realização da Campanha da Fraternidade, que desde a década de 60 ocorre nesse período! Este ano essa Campanha é Ecumênica, tendo como tema: Fraternidade e Diálogo: compromisso de Amor" e o Lema: "Cristo é a nossa Paz, do que era dividido, fez uma Unidade " (Ef 2,14a)! Esta Campanha nos convida a superar quatro coisas eminentemente tóxicas: a Intolerância religiosa, o Racismo, as Violências e os Preconceitos!
Desejamos às nossas Paróquias, Comunidades, Pastorais, Ministérios e Movimentos da Diocese de Zé Doca uma Quaresma santa, abençoada e de intensa Renovação Espiritual!
Deus Abençoe a todos(as)!
Texto por: Pe. José Raimundo Pinheiro.
Padre diocesano de Zé Doca e atualmente exerce seu Ministério como Vigário Paroquial na Paróquia São Sebastião em Carutapera -MA
Carutapera-MA, 16/02/21
Festa de Santo Onésimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário