OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 14 de novembro de 2021

SEGUNDO DIA DA ASSEMBLEIA DIOCESANA


Neste sábado, dia 13 de novembro, houve o segundo dia da Assembleia Diocesana Pastoral. Os trabalhos se deram da seguinte maneira: Pela manhã, a forania Nossa Senhora da Conceição conduziu a oração. Na oportunidade, foi apresentada uma mística especial da recordação dos bispos que passaram pela Diocese de Zé Doca ao longo dos seus 60 anos de sua criação e que deixaram inúmeros frutos nestas terras maranhenses. 



Após o café da manhã, o acessor da Assembleia, Pe. Josenildo, ministrou a primeira palestra, na qual foi trabalhada a temática “Sinodalidade: Igreja Ministerial”, falando sobre a Igreja sinodal: comunhão, participação e missão, uma proposta feita pelo o Santo Padre o Papa Francisco, para que na Igreja o nosso caminhar seja junto, fazendo o processo verdadeiramente sinodal: escutando, discernindo e participando ativamente da Igreja como batizados.  

Neste sentido, todo o Povo de Deus compartilha uma dignidade e uma vocação comum através do Batismo. Todos nós somos chamados em virtude do nosso batismo a ser participantes ativos na vida da Igreja. Dessa forma, a sinodalidade é um estilo e um modo de ser pelo qual a Igreja vive a sua missão no mundo. Portanto, a missão da Igreja exige que todo o Povo de Deus caminhe junto, com cada membro desempenhando o seu papel crucial, unidos uns aos outros. Lembrando que o objetivo deste processo sinodal é um caminho de crescimento autêntico rumo à comunhão e à missão que Deus chama a Igreja a viver no terceiro milênio. 


À tarde, os participantes se reuniram em grupo, obedecendo as divisões forânicas, para discutir e apresentar métodos práticos para a realização sinodal.  













Um comentário:

  1. Boa tarde meus caros irmãos e companheiros de caminhada, paz e bem, Glória a Deus por tudo que está acontecendo na nossa diocese.

    ResponderExcluir