A Santa Missa realizada, no último sábado, 11 de dezembro, presidida pelo pároco da cidade, Padre Agnaldo Oliveira e concelebrada pelo Vigário paroquial, Padre José Raimundo e o Vigário Emérito, Monsenhor Mário Racca, teve como intenção principal os 61 anos de Consagração da Igreja dedicada a São Sebastião, hoje, Basílica Menor.
Desde o ano de 2018 essa celebração marca o lançamento do cartaz oficial da Festividade de São Sebastião do ano seguinte. O festejo que é celebrado entre os dias 11 e 20 de janeiro, terá um significado histórico especial, uma vez que será a primeira festividade após o recebimento do título honorifico.
Durante a celebração, foi feita a memória da construção da Basílica, ressaltando a participação popular e a visão de Padre Augusto Mozzet. Ao chegar no ano de 1949, o primeiro pároco sentiu a necessidade de edificação de uma nova igreja para a localidade. Dessa forma, foi organizado um projeto conjunto de construção, com campanhas em prol da igreja. A primeira temporada de construção deu início no ano de 1949 e seu término, com a grande celebração da Consagração, ocorreu em 11 de dezembro de 1960.
Após, a celebração da Santa Missa ocorreu a apresentação do cartaz, dois leigos, apresentaram a comunidade, a identidade visual que marcará o festejo 2022. Neste sentindo, o cartaz, justamente destaca a importância da Basílica como sinal da expressão de Deus para com seu povo. Assim, o designer do cartaz traz em primeiro plano a foto da Basílica, juntamente com a imagem do padroeiro e ao fundo o céu azul, outro elemento marcante na região do litoral maranhense. O tema do Festejo 2022 é: “Por uma Igreja em Comunhão, Participação e Missão!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário