Durante toda a semana vem ocorrendo os testes de instalação dos Sinos Digitais na Basílica de São Sebastião. A tecnologia implantada é a mesma de várias Catedrais e Basílicas ao redor do mundo. É um instrumento ou controlador lógico programável capaz de reproduzir sons de sinos e melodias que se complementam ao toque dos sinos existentes. Dada a relevância histórica e religiosa de nossa igreja, os sinos servem como sinais que evocam à oração e espiritualidade.
Interessante lembrar que, ao longo da História, o toque dos sinos desempenhou diversas funções, desde ações religiosas como chamar o povo para celebrações e funerais, até ações civis, tal como marcar as horas e reuniões.
A composição instalada na Basílica Menor de São Sebastião é um presente neste primeiro ano em que se comemora o título honorífico recebido pela Santa Sé.
Os sinos estão programados para o toque as 6h , 12h e 18h, aos domingos antes das Missas além de datas celebrativas e liturgias solenes. Em obediência a Lei do Silêncio e em respeito as famílias que residem próximas a Basílica , os sinos não serão badalados entre as 22h e 6h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário