OBJETIVO GERAL
I CONCURSO LITERÁRIO DE CONTOS E POESIA DA DIOCESE DE ZÉ DOCA
sábado, 24 de setembro de 2022
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
GRATIDÃO PELOS SEIS MESES DE EXPERIÊNCIA NA BOLÍVIA
Gratidão é a palavra que me vem à mente após uma bonita experiência de seis meses realizada na Bolívia na Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Gratidão ao meu bispo Dom João por acreditar que eu seria capaz de tal proeza. Gratidão a Deus por me conceder força e coragem para enfrentar as adversidades geográficas e climáticas para anunciar em outra língua, em outra cultura, em outro país o Reino de Deus. Gratidão ao povo de Llallagua pelo carinho, pela acolhida, pela amizade. Gratidão pelos que torceram por mim, por ter rezado para que a missão fosse realizada conforme a vontade de Deus.
E agora, ao aproxima-se minha ordenação presbiteral, relembro com carinho a experiência vivida no decorrer do meu ministério diaconal, o qual partilhei com alegria a maior parte, junto ao povo de Llallagua na Bolívia. Onde tive a oportunidade de aprender na prática que o cristianismo vivido aqui no Brasil é o mesmo que o de lá. Porém, cada um com as suas particularidades, isso mostra que o povo que procura dia a dia viver e seguir o evangelho em seu meio cultural tem a oportunidade experienciar. Assim sendo, essa experiencia de fé e de devoção na Bolívia é bastante expressiva na festividade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do povo Llallagueño.
“La Festividad de la Virgen de Asunción, es uma de las mas importantes de la region y congrega a miles de devotos llegados del interior y exterior del pais” em esse pequeno trecho do informativo da paroquia de Llallagua, podemos ter uma dimensão do que é a festividade para aquele povo.
Reitero a minha gratidão a diocese de Zé Doca e ao meu bispo Dom João Kot, OMI, que proporcionou juntamente com a Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, e também a diocese de Potosí, essa experiencia missionária fora do Brasil. É uma experiencia singular poder viver diariamente em meio a um povo de costumes, hábitos, cultura e língua diferente, porém todos juntos em comunhão a caminho do Reino dos céus, é a semente do Verbo de Deus presente em outros povos e culturas.
Gracias Hermanos por la acogida, el cariño que tuvieron por la mision de la diócesis de Zé Doca, em la parroquia Nuestra Señora de la Asunción, estamos muy agradecidos de que hayan abrazado esta experiencia com todos nosotros, por ser parte de nustra historia, y podemos decir ustedes son una pequeña parte de la diócesis de Zé Doca em Bolivia, que Dios los bendiga siempre a todos, muchas gracias Hermanos Llallagueños e todos da diocesis de Potosí.
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2022 – LUÍS DOMINGUES – MA.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é vivenciado por um número bastante expressivo de pessoas vindas de vários lugares e Estados vizinhos. São caravanas de romeiros, promesseiros e devotos de Nossa Senhora que cruzam fronteiras para participarem deste grandioso momento de fé e devoção a Mãe de Deus e nossa mãe. São milhares de pessoas que aproveitam deste momento para reencontrarem familiares, amigos e aumentares suas rendas através das vendas de objetos religiosos.
O Círio teve seu início no dia 14/08/2022 com o lançamento oficial do cartaz, seguido por oração do Santo Terço nas famílias, peregrinação da imagem de Nossa senhora de Nazaré nas comunidades circunvizinhas e paroquianas. Seguido de um intenso momento de espiritualidade denominada “Casa de Maria”, que foi desenvolvida com orações, pregação e partilha vivenciando as Obras de Misericórdia Corporais. Estes foram dias memoráveis e enriquecimento de nossa fé, onde houve a participação de toda a sociedade e as diaconias paroquianas.
No sábado dia 10/09/2022 aconteceu a abertura do Novenário do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e no domingo dia 11/09 foi realizado o Círio Fluvial pelo 3º ano. No decorrer do Novenário pudemos contar com a presença de vários padres vindos de outras paróquias de nossa Diocese como também, do Estado do Pará. Também tivemos a participação de todos os grupos, movimentos, pastorais, ministérios e comunidades de nossa Paróquia intensificando cada momento desta festa.
![]() |
Dom João Kot – OMI / Bispo diocesano da Diocese de Zé Doca - MA |
![]() |
Pe. Paulo
Ricardo Teixeira Marques |
![]() |
Diretoria do Círio 2022 |
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
domingo, 11 de setembro de 2022
sábado, 10 de setembro de 2022
POSSE CANÔNICA DO PADRE SIDÔNIO NA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE E NOSSA SENHORA APARECIDA EM ZÉ DOCA-MA
Cheios de alegria, e esperança - que nunca nos decepciona (Rm 5,5), a Diocese de Zé Doca se alegra com a posse canônica do novo pároco da Paróquia de São João Batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de posse foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom João Kot- OMI, no dia 04 de setembro, às 19h da noite, na referida paróquia.
De acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 519), “o pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue sob a autoridade do bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chama o a participar. Assim, ele exerce em favor dessa comunidade o múnus de ensinar santificar e governar, com a ajuda de outros presbíteros ou diáconos e dos fiéis leigos”.
Sidônio Nogueira- Natural do Estado de Minas Gerais. Chegou na respectiva paróquia em janeiro juntamente com Frei José Romão, na oportunidade como religiosos do Instituto Missionário Servos do Senhor. Após alguns meses na Diocese, é informado que por decisão da Santa Sé o instituto fosse fechado e com isso os frades se tornariam padres diocesanos da sua diocese de origem, ou seja, Diocese de Eunápolis, Bahia. Após algumas reuniões com o Bispo ficara acertado a volta de Pe. Romão a diocese de origem na Bahia e Pe. Sidônio que ficaria até o final do ano.
Por mercê de Deus e sua infinita bondade e amor, Pe. Sidônio manifesta seu desejo de ficar mais tempo na paróquia e com isso acontece a solicitação de empréstimo canônico à Diocese de Eunápolis, respectivamente para o seu Bispo titular Dom José Edson. Após alguns contatos entre o Bispo da Diocese de Zé Doca e de Eunápolis, ambas firmam acordo e a permanência de Pe. Sidônio é aprovada por 3 anos na paróquia, conforme se exige no contrato feito entre as dioceses.
A celebração contou com um grande número de fiéis da paróquia e da paróquia vizinha. Assim como também de religiosos Lassalistas, irmãs da Sagrada Família, Irmãs da Santíssima Trindade, Seminaristas propedeutas e padres da diocese.
Dom João em sua homilia destaca os desafios de assumir a missão e também manifesta sua alegria pelo sim dado ao chamado da Igreja. Por fim destaca e direciona sua palavra como pastor da diocese ao novo pároco para que em sua missão possa sempre levar a boa nova de Cristo aos mais necessitados com fé, esperança e amor.
Ao final da Celebração, o novo pároco falou com alegria e esperança aos seus paroquianos, pedindo um coração aberto para acolhê-lo em sua nova missão.
Na oportunidade a paróquia São João Batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida, em nome de todo o povo de Deus, comunidades, pastorais e movimentos, desejaram os mais sinceros votos de um bom trabalho nesta nova missão ao Reverendo Padre Sidônio Nogueira!
Texto por: Tarcísio Juan
Imagens: Pascom La Salle e Aparecida
sexta-feira, 9 de setembro de 2022
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
UM ANO DE MISSÃO DA COMUNIDADE MARANATHÁ NA DIOCESE DE ZÉ DOCA
Paz e bem, lhes desejo!
No dia 02, de setembro de 2022, a Comunidade Católica Maranathá completou um ano de missão em solo maranhese. Quero aqui expressar minha gratidão a nosso Senhor Jesus Cristo pelas lutas e vitórias, pelas perdas e conquistas e acima de tudo pelo amadurecimento na fé.
Peço a Deus e a Virgem Maria que nos dê sabedoria, pra continuar exercendo o chamado que Cristo nos fez, Deus abençoe a todos e conto com vossas orações.
Att,
Irmão Fagner
coord. Da Missão Zé Doca