OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

GRATIDÃO PELOS SEIS MESES DE EXPERIÊNCIA NA BOLÍVIA


Gratidão é a palavra que me vem à mente após uma bonita experiência de seis meses realizada na Bolívia na Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Gratidão ao meu bispo Dom João por acreditar que eu seria capaz de tal proeza. Gratidão a Deus por me conceder força e coragem para enfrentar as adversidades geográficas e climáticas para anunciar em outra língua, em outra cultura, em outro país o Reino de Deus. Gratidão ao povo de Llallagua pelo carinho, pela acolhida, pela amizade. Gratidão pelos que torceram por mim, por ter rezado para que a missão fosse realizada conforme a vontade de Deus. 

E agora, ao aproxima-se minha ordenação presbiteral, relembro com carinho a experiência vivida no decorrer do meu ministério diaconal, o qual partilhei com alegria a maior parte, junto ao povo de Llallagua na Bolívia. Onde tive a oportunidade de aprender na prática que o cristianismo vivido aqui no Brasil é o mesmo que o de lá. Porém, cada um com as suas particularidades, isso mostra que o povo que procura dia a dia viver e seguir o evangelho em seu meio cultural tem a oportunidade experienciar. Assim sendo, essa experiencia de fé e de devoção na Bolívia é bastante expressiva na festividade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do povo Llallagueño. 


“La Festividad de la Virgen de Asunción, es uma de las mas importantes de la region y congrega a miles de devotos llegados del interior y exterior del pais” em esse pequeno trecho do informativo da paroquia de Llallagua, podemos ter uma dimensão do que é a festividade para aquele povo.

Reitero a minha gratidão a diocese de Zé Doca e ao meu bispo Dom João Kot, OMI, que proporcionou juntamente com a Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, e também a diocese de Potosí, essa experiencia missionária fora do Brasil. É uma experiencia singular poder viver diariamente em meio a um povo de costumes, hábitos, cultura e língua diferente, porém todos juntos em comunhão a caminho do Reino dos céus, é a semente do Verbo de Deus presente em outros povos e culturas.

Gracias Hermanos por la acogida, el cariño que tuvieron por la mision de la diócesis de Zé Doca, em la parroquia Nuestra Señora de la Asunción, estamos muy agradecidos de que hayan abrazado esta experiencia com todos nosotros, por ser parte de nustra historia, y podemos decir ustedes son una pequeña parte de la diócesis de Zé Doca em Bolivia, que Dios los bendiga siempre a todos, muchas gracias Hermanos Llallagueños e todos da diocesis de Potosí.














Nenhum comentário:

Postar um comentário