OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

ASSEMBLEIA GERAL DA FORANIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA DIOCESE DE ZÉ DOCA


A Forania Nossa Senhora da Conceição realizou no dia 19 de novembro de 2022, a Assembleia Geral da Forania Nossa Senhora da Conceição da Diocese de Zé Doca, com o Tema: “A SINODALIDADE NA VIDA E MISSÃO DA IGREJA”. O Vigário Forâneo Pe. Paulo Ricardo Teixeira Marques, fez-se presente juntamente com os presbíteros que compõe a forania, Pe. Alvelino Silva Santos, Pe. João Batista Silva e Silva, Pe. Agnaldo Costa Oliveira, Pe. José Raimundo Pinheiro e o Bispo Diocesano Dom João Kot – OMI. Fizeram-se presentes também, as religiosas, leigos e leigas da Paróquia São Sebastião de Carutapera, Paróquia São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré de Luís Domingues, Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Godofredo Viana e da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Cândido Mendes. Na oportunidade tivemos a presença da comissão que compõe o Vicariato Episcopal, equipe Diocesana de formação sinodal e o Pe. Josivaldo Rodrigues Promotor Vocacional da Diocese de Zé Doca.

O Vigário Forâneo Pe. Paulo Ricardo Teixeira Marques, deu início a assembleia agradecendo a presença de todos destacando a presença do bispo diocesano Dom João Kot – OMI, e falou da importância de reunir-se em assembleia como fator preponderante para desenvolver um trabalho com qualidade e convicção em suas paróquias. Apresentou a pauta da assembleia e elucidou a sua expectativa para o ano vindouro como Vigário Forâneo. Refletiu também, sobre a importância de deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e fazer dessa assembleia um momento oportuno para ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades que favoreçam sua atuação nas paróquias. Falou da importância de inserir na forania a vivencia da sinodalidade como objetiva a igreja, incentivado pelo Papa Francisco. Destacou a importância da atuação do Vicariato Episcopal para a diocese e da Equipe de Formação Sinodal.

O Vigário Episcopal Pe. Agnaldo Oliveira em sua apresentação, falou da estrutura, objetivo e finalidade do Vicariato Episcopal, esclarecendo sua importância dentro da diocese na contribuição com os trabalhos do bispo, buscando estreitar laços com todas as foranias diocesanas. Dando continuidade à apresentação do Vicariato, o Pe. Luís Henrique Baltazar, Assessor do Ministério da Sagrada Eucaristia falou da importância da atuação do Ministro da Eucaristia e sua responsabilidade dentro da igreja e na sociedade.

Irmã Jaiara Assessora Diocesana do Ministério de Catequista e Pe. José Raimundo Pinheiro Assessor do Ministério da Palavra, elucidaram sobre a importância dos Ministérios na Diocese e sua contribuição para a Forania. Encerrando a participação do Vicariato o Vigário Episcopal argumentou reafirmando a descentralização das atividades diocesanas para todas as foranias com a participação dos assessores juntamente com os párocos e vigários paroquiais sendo obrigatório todas as atividades do vicariato e agradeceu a todos.  Retomando as atividades, o Diácono Adauto dos Santos Guerra, iniciou a apresentação sobre a Sinodalidade apresentando suas características, enfatizando que não é uma palavra desconhecida, que já vivenciamos dentro de nossa Igreja. A apresentação ocorreu em forma de leitura com a participação da plenária. Após a leitura Pe. Josivaldo Rodrigues fez sua consideração levando os presentes a refletirem sobre a situação local de cada paróquia apresentando a importância do caminho sinodal e elementos para escutar o próximo, bem como, os três pilares da sinodalidade: Comunhão, Participação e Missão, enfatizando sobre cada um deles. Refletiu também, sobre a importância de viver a unidade entre os três pilares. 

Dando continuidade à apresentação, dividiu a assembleia em quatro grupos para proporem ações que desenvolvam os temas: Sinodalidade e Comunhão, Sinodalidade e participação, Sinodalidade e Missão e, as Relações entre as Três Dimensões (Comunhão, Participação e Missão).


Após a apresentação sobre a sinodalidade o Vigário Forâneo enfatizou sobre a importância de todos os ministérios e pastorais que compõe a igreja de caminharem em unidade, e que somente o Espírito Santo faz da igreja uma comunhão sinodal. Esclareceu sobre a importância de escutar o outro, e priorizar às necessidades do próximo sem discriminá-lo. E afirmou, sinodalidade é dom e não trabalho. “Mas, para que haja mudança na minha igreja eu preciso mudar, a mudança deve começar em nós.” Em seguida propôs algumas ações para serem desenvolvidas pela Forania Nossa Senhora da Conceição ainda para este ano e para o ano vindouro.

Pediu que a forania seja informada das Assembleias Paroquiais que acontecerão. Pediu também que todas as atividades que ocorram na forania sejam informadas a seus párocos antes de acontecerem e que, levemos a sério o compromisso e responsabilidade com a missão. O Bispo Diocesano fez suas considerações finais, agradecendo o empenho das foranias e pedindo que assumam o compromisso dentro da diocese. Enfatizou sobre o compromisso que o Vicariato deverá assumir para que todos os questionamentos feitos em assembleias sejam analisados pelos presbíteros. 

 


A Assembleia encerrou com a Santa Missa de abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, tema: “Corações ardentes, pés a caminho”, presidida pelo Bispo Diocesano Dom João Kot – OMI, na Basílica Menor de São Sebastião em Carutapera, Maranhão. Dando por encerrada a Assembleia Geral da Forania Nossa senhora da Conceição o Vigário Foraneo agradeceu a presença, participação e empenho de todos.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário