OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

REUNIÃO DIOCESANA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO VICARIATO EPISCOPAL DOS MINISTÉRIOS EXTRAORDINÁRIOS DA EUCARISTIA, PALAVRA E CATEQUESE


    Foi realizado nesta segunda-feira dia 19 de dezembro na Paróquia São Pedro Apóstolo na cidade de Maranhãozinho a REUNIÃO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO VICARIATO EPISCOPAL DOS MINISTÉRIOS EXTRAORDINÁRIOS DA EUCARISTIA, PALAVRA E CATEQUESE E DA ESCOLA DIOCESANA DE FORMAÇÃO. A reunião aconteceu na Casa Paroquial onde todos os membros foram acolhidos pelo Pároco Saris Verde. 

Na oportunidade pudemos contar com a presença do Vigário Episcopal Pe. Agnaldo Costa Oliveira e os Assessores Diocesanos para os Ministérios da Eucaristia – Pe. Luís Henrique Baltazar; Palavra – Pe. José Raimundo Pinheiro e Catequese – Ir. Jaiara da Silva Nogueira (Irmã Alcantarina). Fizeram-se presentes os Assessores da Forania Santa Luzia, Forania São Pedro, Forania Imaculada Conceição e a Diretora da Escola Diocesana de Formação.

   O Reverendo Pe. Agnaldo Costa Oliveira – Vigário Episcopal, agradeceu a presença e disponibilidade de todos enfatizando sobre a responsabilidade e compromisso de cada um, em construir novos horizontes na Diocese de Zé Doca partindo da organização ministerial em todas as paróquias, fazendo com que estas possam trilhar um único caminho tendo o Vicariato como a organização principal em obediência ao Bispo Diocesano e a Santa Mãe Igreja.

Houve a princípio uma análise da situação geral da Escola Diocesana de Formação e dos ministérios supracitados tendo em vista sua atuação dos mesmos em cada forania, para assim determinar os “novos caminhos” a serem trilhados e construir metas para que as forania não se perca no desenvolvimento de suas atividades.

 Foi tido também como pauta, os materiais a serem usados nas formações dos leigos para os ministérios e a data prévia de início para todas as formações nas foranias, além dos ritos e dos critérios para o ingresso e permanência dos leigos, partindo da análise dos Assessores Diocesanos e Forâneos.

“Esta reunião constitui o primeiro passo de avaliação e planejamento da vida da Diocese de Zé Doca para os Ministérios de Eucaristia, Palavra e Catequese. É o momento em que todos unidos em um mesmo Espírito poderão escutar, e a partir de então, definir novos caminhos a serem percorridos.” (Pe. Agnaldo Oliveira).



Nenhum comentário:

Postar um comentário