OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

40 ANOS ...

 


    É bela e muito interessante a história da nossa Diocese de Zé Doca, a evolução que ao longo dos anos ela passou para chegar aos dias de hoje. Muitos homens e muitas mulheres, ordenados, consagrados e leigos contribuíram para que possamos nos orgulhar daquilo que somos e temos. 

    Não foi fácil, mas a fé e a esperança que sempre inspiravam os trabalhos de todos os envolvidos na evangelização, produziram frutos que nos deixam jubilosos. A eles nossa gratidão e merecido reconhecimento. Principalmente aqueles homens e mulheres das comunidades, que no dia a dia levavam a mensagem do Evangelho, alimentando o povo com as celebrações e as práticas devocionais, que na falta do clero, eram expressões concretas da vida da Igreja. 

    Aos 16 de outubro de 1961 foi criada, pelo Papa São João XXIII, a Prelazia de Cândido Mendes, desmembrada da Prelazia de Pinheiro. Aos 13 de outubro de 1983, o Papa São João Paulo II elevou a categoria de Diocese. A Prelazia começou sob cuidados do Administrador Apostólico, Dom Alfonso Ungareli, MSC, então Bispo Prelado de Pinheiro. 


Dom Guido Casullo assumiu a Prelazia em 20 de dezembro de 1965 e ficou na sua administração até 05 de novembro de 1985, tornando-se assim seu primeiro Bispo Prelado e primeiro Bispo Diocesano de Cândido Mendes. É bom lembrar que naquela época foram incorporados à Prelazia de Cândido Mendes (13 de janeiro de 1977) as localidades Zé Doca, Chapéu de Couro e Bom Jardim, desmembradas da Diocese de Viana.


 Nos tempos do segundo Bispo Diocesano, Dom Walmir Valle, IMC (05/11/1985 – 06/11/2002), aconteceu a transferência da sede da Diocese de Cândido Mendes para Zé Doca (05 de julho de 1991). Em 20 fevereiro de 1997 outra transferência, desta vez territorial: a paróquia de Turiaçu passou para a Diocese de Pinheiro. Com a transferência de Dom Walmir para a Diocese de Joaçaba, a Diocese de Zé Doca foi confiada aos cuidados do Administrador Diocesano, Padre Sebastião Lima Duarte (hoje Bispo de Caxias – MA).



 Em 18 fevereiro de 2004 foi eleito o terceiro Bispo da Diocese, Dom Carlo Ellena, que ficou no cargo até 23 de julho de 2014. 







Aos 08 de novembro de 2014, fui empossado como quarto Bispo Diocesano de Zé Doca, Dom João Kot, OMI.

O que somos e temos é fruto da nossa história, do trabalho dedicado das gerações passadas. E para que no futuro alguém possa celebrar as datas significativas com esta, temos que contribuir generosamente, realizando a missão a partir de seus dois pilares, oração e ação, e vivendo com a seriedade o Evangelho. 


Minha prece neste 13 de outubro, celebrando os 40 anos que nossa Igreja particular foi elevada a dignidade de Diocese, para que Deus nos dê a força para sermos autênticos discípulos e missionários, enfrentando com coragem, alegria e esperança os desafios da missão irradiados nos incontáveis gestos de bondade e alicerçados no amor fraterno. Minha gratidão pela comunhão fraterna e pela força espiritual das preciosas orações de todos os filhos e filhas de Deus da nossa Diocese.

Desejando a proteção de Deus a todos,

+ João Kot, OMI

Bispo diocesano










2 comentários:

  1. Olhando a trajetória da história da nossa diocese, lembro-me que o saudoso Dom Walmir, quando aí da bispo da diocese de Zé Doca, esteve na comunidade Santa Teresinha, no povoado CR Almeida a onde eu moro até hoje. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Graça ao Senhor, são 61 anos de missão em território diocesano levando o Evangelho, a alegria a quem precisar.A nossa história vivenciada na doação, promovendo a vida, seguindo o mestre que ensinou ide e anunciai...

    ResponderExcluir