É bela e muito interessante a história da nossa Diocese de Zé Doca, a evolução que ao longo dos anos ela passou para chegar aos dias de hoje. Muitos homens e muitas mulheres, ordenados, consagrados e leigos contribuíram para que possamos nos orgulhar daquilo que somos e temos.
Não foi fácil, mas a fé e a esperança que sempre inspiravam os trabalhos de todos os envolvidos na evangelização, produziram frutos que nos deixam jubilosos. A eles nossa gratidão e merecido reconhecimento. Principalmente aqueles homens e mulheres das comunidades, que no dia a dia levavam a mensagem do Evangelho, alimentando o povo com as celebrações e as práticas devocionais, que na falta do clero, eram expressões concretas da vida da Igreja.
Aos 16 de outubro de 1961 foi criada, pelo Papa São João XXIII, a Prelazia de Cândido Mendes, desmembrada da Prelazia de Pinheiro. Aos 13 de outubro de 1983, o Papa São João Paulo II elevou a categoria de Diocese. A Prelazia começou sob cuidados do Administrador Apostólico, Dom Alfonso Ungareli, MSC, então Bispo Prelado de Pinheiro.
Em 18 fevereiro de 2004 foi eleito o terceiro Bispo da Diocese, Dom Carlo Ellena, que ficou no cargo até 23 de julho de 2014.
O que somos e temos é fruto da nossa história, do trabalho dedicado das gerações passadas. E para que no futuro alguém possa celebrar as datas significativas com esta, temos que contribuir generosamente, realizando a missão a partir de seus dois pilares, oração e ação, e vivendo com a seriedade o Evangelho.
Desejando a proteção de Deus a todos,
+ João Kot, OMI
Bispo diocesano
Olhando a trajetória da história da nossa diocese, lembro-me que o saudoso Dom Walmir, quando aí da bispo da diocese de Zé Doca, esteve na comunidade Santa Teresinha, no povoado CR Almeida a onde eu moro até hoje. Saudades.
ResponderExcluirGraça ao Senhor, são 61 anos de missão em território diocesano levando o Evangelho, a alegria a quem precisar.A nossa história vivenciada na doação, promovendo a vida, seguindo o mestre que ensinou ide e anunciai...
ResponderExcluir