SOMACS
Há 69 anos, foi fundada em 28 de janeiro de 1955 a Sociedade Maranhense de Cultura Superior, SOMACS, uma associação sem fins lucrativos, com caráter religioso, educacional, cultural e beneficente. Desde sua fundação, a missão da SOMACS tem sido promover no Estado do Maranhão a cultura superior.
Atualmente a SOMACS exerce todas as suas atividades por meio do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão o IESMA, localizado no coração do Maranhão. Dedicando-se à formação sacerdotal, à preparação e capacitação de lideranças religiosas, e agentes de transformação social, tendo como pilares a Educação integral e os princípios Cristãos.
Durante sua trajetória de comprometimento com a Cultura Superior no Maranhão, a SOMACS tornou-se protagonista da educação superior. Por meio de um acordo com o Ministério da Educação e da Cultura a SOMACS foi a principal responsável pela criação da Universidade do Maranhão (Atual UFMA).
IESMA
Em 1976 a SOMACS fundou o CET, Centro de Estudos Teológicos, como meio para a promoção da cultura superior, o Centro de Estudos, destacou-se na formação de lideranças cristãs e na formação sacerdotal, estando localizado nas antigas instalações do Seminário Santo Antônio.
Em 1984, a SOMACS, transformou o CET, no Centro Teológico do Maranhão - CETEMA, como forma de aperfeiçoar ainda mais sua missão. Às portas do novo milênio, em 1999 quando o CETEMA, tornou-se IESMA - Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, mudança que teve como objetivo principal atender às exigências do Ministério da Educação e oferecer à sociedade maranhense um ensino superior comprometido com a excelência acadêmica. O IESMA passou a oferecer cursos de graduação em Filosofia, Teologia, Ciências da Religião e cursos de pós-graduações, conservando sua missão e maneira única de atuar no estado.
Hoje, compreendendo as novas exigências, os sinais dos tempos, e visando sempre aproximar-se das ideias de sua mantenedora a SOMACS, o Conselho Superior desta Instituição, lança a nova identidade visual daquela que sempre foi a Faculdade Católica do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário