OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 29 de setembro de 2024

ASSEMBLEIA REGIONAL DA CRB 2024

Dias 20-22 de setembro de 2024 em São Luís, cerca de 66 religiosas e religiosos do Maranhão estiveram reunidos em Assembleia. Unidos em gratidão vivenciamos dias de profunda espiritualidade com o tema dos 70 anos da CRB Nacional: Memória, Mística, Profecia, Esperança, cada dia foi marcado como uma nova oportunidade para sentir a graça de Deus em nossas vidas, em nossa caminhada, fortalecendo o nosso chamado e a nossa missão de servir.

Tivemos a honra da presença da presidente nacional da CRB Ir. Eliana Cordeiro de Souza que com maestria assessorou a assembleia de forma orante. Alegria também, pela presença fraterna de Dom João Kot OMI, Bispo referencial para a Vida Religiosa do Maranhão, que presidiu a missa de abertura, de encerramento e participou de toda a assembleia.

No último dia foi realizado a eleição de uma nova coordenação da CRB Regional do Maranhão para o próximo triênio 2025 – 2027 ficando assim:




Presidente: Ir. Nazaré Freire Costa (Irmãs de Caridade de Montreal)

Vice-presidente: Pe. Josenildo Tavares (Oblatos de Maria Imaculada)

Secretária: Ir. Lucila ( São José de São Jacinto)

Tesouraria: Ir. Maria do Amparo (Irmãs de Jesus Crucificado)

Conselheira: Ir. Adilis (Divina Providência)

Conselheira: Ir. Marinalva Alves (Missionárias Filhas de Jesus Crucificado)

Foi uma assembleia muito fraterna, proveitosa e bem participativa. Gratidão a todos que participaram e contribuíram para que esses dias fossem uma verdadeira celebração da Vida Religiosa no Maranhão. Gratidão a Deus por tudo que vivemos e compartilhamos juntos.





 

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

FESTEJO DE NOSSA SENHORA DAS DORES DO POVOADO CASULO, PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, EM MARACAÇUMÉ - MA

 



"Mater Dolorosa" recebeu o título de Nossa Senhora das Dores devido ter passado em sua vida terrena sete sofrimentos os mesmos estão narrados nos Evangelhos e fazem referência: A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2,34-35);

A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2,13-21);

O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas 2,41-51);

O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23,27-31);

O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João 19,25-27);

Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27, 55-61);

O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

Sendo muito difundida nos países Mediterrâneo, Nossa Senhora das Dores teve seu dia decretado pelo Papa Pio X que determinou que sua celebração fosse em 15 de Setembro, um dia após a festa da

Exaltação da Santa Cruz.

Neste ano de 2024 na Paróquia de Maracaçumé, a Comunidade Nossa Senhora das Dores completou 11 anos de festejo e ainda está fazendo 19 anos de comunidade. Teve como tema: "mulher, eis teu filho" (Jo 19, 26); e o lema que diz: "perto da Cruz de Jesus, permanecia de pé a sua mãe" (Jo 19, 25). A preparação para a festa começou com o Pré-festejo que foi realizado em diversas famílias do Povoado Casulo do qual Nossa Senhora das Dores é Padroeira, ao todo foram realizados dez noites de Pré-festejo.

Dia nove de Setembro houve a solene abertura do festejo, neste primeiro dia a organização ficou por conta de toda a comunidade. Como de costume, cada noite do festejo contou com a presença ilustre de algumas comunidades, grupos, pastorais e movimentos da paróquia que abrilhantaram ainda mais cada noite e enriqueceram a festa.

Neste período houve oito noites de festejo, sendo participado por alguns membros da comunidade e por toda Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em geral. Na grande festa de encerramento participaram as comunidades, grupos, pastorais e movimentos da paróquia . Após as orações iniciais, todo o povo de Deus seguiu em Procissão pela comunidade do  Casulo e chegando à capela participaram com muita devoção da Santa Missa celebrada pelo Pároco, Pe. Márcio Júnior, após este momento, seguiu com a Solene Coroação de Nossa Senhora. 

Podemos dizer que a Mãe das Dores muito tem feito pelo Casulo, pela sua intercessão muitas graças foram alcançadas inclusive a construção da linda capela em sua honra. Podemos ver que da mesma forma que Nossa Senhora se manteve firme aos pés da Cruz de seu Filho Jesus Cristo, ela também se mantém firme ao lado dessa comunidade.

Diante disso, queremos expressar aqui os nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram, se empenharam, se dedicaram e se doaram para essa belíssima festa acontecer. Muito obrigado! Que por intercessão de Nossa Senhora das Dores desça sobre vós a benção de Deus Pai todo poderoso, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.


VIVA NOSSA SENHORA DAS DORES!!!

Texto: Pe.  Marcio Junior

Fotos: Pascom












terça-feira, 24 de setembro de 2024

RETIRO NACIONAL PARA MINISTROS ORDENADOS – 2024

Entre os dias 16 a 20 de setembro de 2024, aconteceu o Retiro Nacional para Ministros Ordenados da Renovação Carismática Católica do Brasil, um encontro significativo destinado exclusivamente a diáconos, padres e bispos de todo o Brasil e de outros países. O evento proporcionou uma profunda experiência de renovação espiritual e fortalecimento dos laços fraternos entre os participantes. A missa de abertura foi realizada no Santuário Nacional de Aparecida, sendo presidida por Dom Sóstenes, Bispo de Obala, da República dos Camarões, que também atuou como pregador oficial do evento.

O tema central do retiro foi inspirado no versículo de Jeremias 3,15: “Eu vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria”, que serviu como guia para as reflexões ao longo dos cinco dias de encontro. O local escolhido para sediar o retiro foi o Auditório Padre Noé Sotillo, situado no subsolo da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um dos principais centros de peregrinação da América Latina.

A programação do retiro incluiu momentos significativos, como missas, orações da Liturgia das Horas, adoração ao Santíssimo Sacramento, coffee-break, sessões de louvor e oportunidades para confissões individuais. Por meio dessas atividades, os participantes puderam vivenciar momentos de reflexão, oração e comunhão, fortalecendo assim sua espiritualidade e seu chamado ao ministério ordenado.

Este retiro representou uma oportunidade única para os ministros ordenados se recarregarem espiritualmente, renovarem seus votos e fortalecerem sua missão de conduzir e servir o povo de Deus com zelo e sabedoria. A experiência vivida durante esses dias certamente deixará marcas profundas nos corações e nas vidas daqueles que participaram desse encontro de fé e comunhão.


Texto por: Pe. Josivaldo Rodrigues 


















40 ANOS DE MISSÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA

Este ano de 2024, temos a grande alegria de Celebrar os 40 anos de Missão da Pastoral da Criança no regional Nordeste V e na Diocese.

Por isso lanço o convite, para todas as Paróquias da Diocese, que possa estarem rezando em ação de graça, com o povo de Deus. E juntos podemos louvar e agradecer o Deus da vida e continuar a missão tão nobre, que é partilhar conhecimentos e acompanhar as crianças de 0 a 6 anos e gestantes. “Para que tenham vida e vida em abundância.” (Jo 10,10).

Texto: Ir. Domeci

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

COMUNICADO EPISCOPAL

 



Dom João Kot, OMI

   Bispo de Zé Doca


        “FIAT MISERICORDIA TUA”



Nº 02/2024    

 COMUNICADO EPISCOPAL

   Saudações em Jesus Cristo envio. 

 O final de ano se aproxima e com isso a conclusão das etapas de Formação: no Seminário Maior (em São Luís e em São Paulo) e na Escola Diaconal Bom Samaritano (Zé Doca). Agradecemos a Deus por mais um ano da caminhada dos nossos candidatos ao sacerdócio e ao diaconato permanente e pelo trabalho dos formadores (reitores e diretores espirituais). 

    Estamos profundamente gratos pela generosidade do Povo de Deus da nossa Diocese, dos nossos Padres, Diáconos e Religiosos, que sempre nos apoiaram com seus incentivos, orações e participação efetiva na campanha da Coleta Diocesana para os Seminários. Além do apoio espiritual é importantíssima a colaboração de vocês na manutenção dos nossos seminaristas e da formação em geral. Muito obrigado. 

***

   Depois das devidas consultas e da última reunião do Conselho Presbiteral (17.09.2024) tenho a alegria de anunciar que foram aceitos os pedidos dos seminaristas maiores:

1.Wanderson Cruz Galvão – 1º ano de Teologia – para Admissão

2.Fernando Ferreira Júnior – 2° ano de Teologia – para o Leitorato

3.Joaquim Soares de Sousa Filho – 3° ano de Teologia – para Acolitato. 

(O local e as datas para conferir os ministérios serão posteriormente avisados)


***

     Também foram aceitos os pedidos dos candidatos ao Diaconato Permanente ao ministério do Acolitato, são eles: 


1. Antônio Galvão AlmeidaCândido Mendes  

2. Arnaldo Teixeira Amorim – Cândido Mendes

3. Aldeir Nascimento Santana – Carutapera

4. Luís Carmen dos Santos – Luís Domingues

5. Edízio de Oliveira – Zé doca – La Salle 

6. Francisco Geovane Pimentel da Silva – Zé Doca – La Salle

7. Neodir Paulo Fossatti – Presidente Médici

8.João Veloso da Silva Filho – São João do Caru.

O local e a data para conferir os ministérios serão posteriormente avisados)


   Nos alegramos com os seminaristas de Filosofia que fazem seus estudos na Escola MARIA MATER ECCLESIAE (SP). Quatro deles irão concluir o Curso de Filosofia neste ano e os outros três manifestaram vontade de continuar a caminhada formativa. 



   Outra alegria, que já do conhecimento de todos, é a ordenação diaconal do nosso seminarista Jakson da Silva Alves, marcada para o dia 26 de outubro, em Gov. Nunes Freire.


***

 Ao concluir este Comunicado mais uma vez agradeço a vossa cooperação e a confiança na seriedade do nosso trabalho. Peço vosso apoio a todas as iniciativas do Serviço de Animação Vocacional (Pastoral Vocacional), que Padre Brito e os seminaristas realizam ao longo do ano na Diocese. São admiráveis a dedicação e o esforço que fazem para despertar vocações e que nunca nos faltem operários na messe do Senhor. Muito obrigado. 


   Envio vos a minha bênção e minhas orações, confiando-me também às orações.


Dom João Kot, OMI

Bispo diocesano 


Zé Doca, 19 de setembro de 2024






quinta-feira, 12 de setembro de 2024

MISSÃO VOCACIONAL CRB DIOCESE DE ZÉ DOCA

 


O Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) da Diocese de Zé Doca, reuniu-se nos dias 30/08 até 01/09 de 2024, às 09:00 h, Paróquia São Pedro em Centro Novo do Maranhão para a missão vocacional. Iniciamos com Acolhida do Pároco Pe. Josivaldo. Na sequencia Tivemos um momento de louvor Mariano. Fomos acolhidos nas famílias. No dia seguinte missão nos bairros, visitas às famílias e a tarde, encontro com crianças e adolescentes na Matriz. À noite encontro com jovens e famílias.  No domingo em uma chácara tivemos momento de avaliação da missão bem como acolhida dos novos e comunicados em geral. 

Pedi pois ao Senhor da messe que envie operários para a messe! 








quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ENCONTRO VOCACIONAL, FORANIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 


Carutapera, MA – A Diocese de Zé Doca, através de sua equipe vocacional, promoveu um encontro vocacional para jovens de diversas paróquias da Forania Nossa Senhora da Conceição. Realizado na Paróquia São Sebastião, o evento contou com a participação de jovens de Cândido Mendes, Godofredo Viana e Carutapera, que se reuniram para um dia de reflexão, oração e testemunhos. 

Durante o dia inteiro, os participantes vivenciaram um momento de profunda espiritualidade, com atividades: adoração ao Santíssimo Sacramento, testemunhos de vida, palestras e momentos de partilha.

O encontro teve como objetivo principal auxiliar os jovens a discernir o chamado de Deus em suas vidas e a refletir sobre a importância do serviço à Igreja. Através de dinâmicas, testemunhos e reflexões bíblicas, os participantes foram convidados a aprofundar sua fé e a descobrir seus dons e talentos.

A programação foi marcada por momentos de espiritualidade, animação e partilha. Após o café da manhã e apresentações dos jovens, os participantes se dirigiram à Basílica de São Sebastião para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, religiosas e seminaristas compartilharam seus testemunhos vocacionais, destacando as alegrias e desafios da vida consagrada e do sacerdócio.


A Eucaristia foi um dos temas centrais do encontro. A Ir. Jayara conduziu a reflexão sobre a importância da Eucaristia como fonte de toda vocação e serviço. Os seminaristas Wanderson e Joaquim também abordaram o tema, convidando os jovens a refletirem sobre o chamado de Deus e a responderem a Ele com generosidade.




O Pe. Raimundo Brito, reitor do Seminário, enfatizou a importância de traçar um projeto de vida e de seguir os planos de Deus. Ele destacou que o mundo oferece muitas opções, mas é preciso ter um objetivo claro e buscar a vontade de Deus.



O seminarista Jakson, da etapa da configuração falou sobre o serviço, somos todos convocados então a fixar os nossos olhos nas atitudes de Jesus Cristo enquanto líder, servidor, e promotor do Reino de Deus. Na vida comunitária somos chamados a experimentar não só a gratuidade, mas também quando possível, a reciprocidade no servir. Em seguida, o seminarista Fernando, fez um estudo bíblico sobre as vocações. Trouxe presentes, alguns personagens bíblicos, para falar deste Deus que chamou, chama e continuar chamando homens e mulheres.

Em seguida o reitor da Basílica de São Sebastião, Pe. Agnaldo Oliveira e o reitor do seminário Maior Dom Guido, Pe. Raimundo Brito, deram seus testemunhos vocacionais. Convidando os participantes para um bate papo vocacional  sobre a vida sacerdotal e a vida religiosa com os padres e as freiras.

Após esse momento, o encontro foi encerrado com a Santa Missa, na Igreja Basílica de São Sebastião, presidida pelo padre Raimundo Brito reitor do Seminário Maior da Diocese de Zé Doca. 


Texto: Seminarista: Wanderson