OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

MISSÃO VOCACIONAL CRB DIOCESE DE ZÉ DOCA

 


O Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) da Diocese de Zé Doca, reuniu-se nos dias 30/08 até 01/09 de 2024, às 09:00 h, Paróquia São Pedro em Centro Novo do Maranhão para a missão vocacional. Iniciamos com Acolhida do Pároco Pe. Josivaldo. Na sequencia Tivemos um momento de louvor Mariano. Fomos acolhidos nas famílias. No dia seguinte missão nos bairros, visitas às famílias e a tarde, encontro com crianças e adolescentes na Matriz. À noite encontro com jovens e famílias.  No domingo em uma chácara tivemos momento de avaliação da missão bem como acolhida dos novos e comunicados em geral. 

Pedi pois ao Senhor da messe que envie operários para a messe! 








quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ENCONTRO VOCACIONAL, FORANIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 


Carutapera, MA – A Diocese de Zé Doca, através de sua equipe vocacional, promoveu um encontro vocacional para jovens de diversas paróquias da Forania Nossa Senhora da Conceição. Realizado na Paróquia São Sebastião, o evento contou com a participação de jovens de Cândido Mendes, Godofredo Viana e Carutapera, que se reuniram para um dia de reflexão, oração e testemunhos. 

Durante o dia inteiro, os participantes vivenciaram um momento de profunda espiritualidade, com atividades: adoração ao Santíssimo Sacramento, testemunhos de vida, palestras e momentos de partilha.

O encontro teve como objetivo principal auxiliar os jovens a discernir o chamado de Deus em suas vidas e a refletir sobre a importância do serviço à Igreja. Através de dinâmicas, testemunhos e reflexões bíblicas, os participantes foram convidados a aprofundar sua fé e a descobrir seus dons e talentos.

A programação foi marcada por momentos de espiritualidade, animação e partilha. Após o café da manhã e apresentações dos jovens, os participantes se dirigiram à Basílica de São Sebastião para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, religiosas e seminaristas compartilharam seus testemunhos vocacionais, destacando as alegrias e desafios da vida consagrada e do sacerdócio.


A Eucaristia foi um dos temas centrais do encontro. A Ir. Jayara conduziu a reflexão sobre a importância da Eucaristia como fonte de toda vocação e serviço. Os seminaristas Wanderson e Joaquim também abordaram o tema, convidando os jovens a refletirem sobre o chamado de Deus e a responderem a Ele com generosidade.




O Pe. Raimundo Brito, reitor do Seminário, enfatizou a importância de traçar um projeto de vida e de seguir os planos de Deus. Ele destacou que o mundo oferece muitas opções, mas é preciso ter um objetivo claro e buscar a vontade de Deus.



O seminarista Jakson, da etapa da configuração falou sobre o serviço, somos todos convocados então a fixar os nossos olhos nas atitudes de Jesus Cristo enquanto líder, servidor, e promotor do Reino de Deus. Na vida comunitária somos chamados a experimentar não só a gratuidade, mas também quando possível, a reciprocidade no servir. Em seguida, o seminarista Fernando, fez um estudo bíblico sobre as vocações. Trouxe presentes, alguns personagens bíblicos, para falar deste Deus que chamou, chama e continuar chamando homens e mulheres.

Em seguida o reitor da Basílica de São Sebastião, Pe. Agnaldo Oliveira e o reitor do seminário Maior Dom Guido, Pe. Raimundo Brito, deram seus testemunhos vocacionais. Convidando os participantes para um bate papo vocacional  sobre a vida sacerdotal e a vida religiosa com os padres e as freiras.

Após esse momento, o encontro foi encerrado com a Santa Missa, na Igreja Basílica de São Sebastião, presidida pelo padre Raimundo Brito reitor do Seminário Maior da Diocese de Zé Doca. 


Texto: Seminarista: Wanderson












segunda-feira, 9 de setembro de 2024

ENCONTRO NACIONAL DE RESPONSÁVEIS DIOCESANOS DE JUVENTUDE

 


"Conhecer os jovens é condição prévia para evangelizá-los. Não se pode amar nem evangelizar a quem não se conhece". (CNBB, Doc. 85 EJ, n.10)


De 05 a 07 de setembro, aconteceu em Brasília, na Casa Dom Luciano, o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude. O encontro contou com a participação de jovens e assessores de várias expressões juvenis e foi realizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).


Este evento reuniu líderes e responsáveis pelas juventudes, e contou com a presença da Consagrada de Vida Exclusiva da Comunidade Novo Ardor, Gizeli Rodrigues, representando a Diocese de Zé Doca-MA, Regional 5.



"A juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade" (Doc. 85.1). Não se pode pensar no trabalho com a juventude de forma isolada. É necessário conhecer suas transformações, perspectivas e realidades. Durante o encontro, foram abordados temas essenciais para a evangelização e o cuidado com os jovens, como o Documento 85, a "Carta de Amor da Igreja do Brasil para as Juventudes", a assessoria com o Padre Jorge Boran, gamificação, cuidado com a vida, prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens, além de partilhas e debates sobre as propostas e a realidade das juventudes.


Ao final do encontro, renovamos nossa esperança nas juventudes, que são verdadeiros protagonistas da transformação social e eclesial. Acreditamos que, com a força do Evangelho, podemos caminhar juntos, promovendo uma sociedade mais justa e fraterna. Que a Igreja siga sendo uma casa acolhedora e fonte de vida para cada jovem, fortalecendo seus sonhos e impulsionando-os na construção de um futuro cheio de esperança, lembrando sempre que "o jovem é um lugar teológico" (Doc. 85, n. 81). Deus fala para nós através da juventude."






sábado, 7 de setembro de 2024


                


    Dom João Kot, OMI

   Bispo de Zé Doca

                         

                                                                                “FIAT MISERICORDIA TUA”


Nº 01/2024

                     COMUNICADO EPISCOPAL


   Saudações em Jesus Cristo envio a todos os que fazem parte desta família diocesana. 

   Tenho alegria de comunicar, que depois de concluir as devidas consultas (com a Equipe de Formação e o clero, através de um escrutínio), aceitei o pedido da Ordenação Diaconal do nosso seminarista de Teologia, Jakson da Silva Alves.



   




A Solene Missa da ordenação diaconal de Jakson será celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Governador Nunes Freire, 26 de outubro de 2024. Antes o candidato ao diaconato fará um retiro (entre os dias 18 a 23 de outubro), orientado pelo Revmo. Pe. Manoel Romildo. 

   Desde já convido a comunidade diocesana para rezar pelo nosso irmão Jakson da Silva Alves. Agradeço a todos os Formadores, Padres e todas as pessoas que ao longo dos anos de discernimento contribuíram com o amadurecimento na tomada das nossas decisões. 

   Deus vos abençoe, 


+ João Kot, OMI

Bispo diocesano de Zé Doca


Zé Doca, 06 de setembro de 2024


segunda-feira, 2 de setembro de 2024

BATIZADOS DE INTERNOS DA COMUNIDADE CATÓLICA MARANATHÁ



 Paroquianos e paroquianas paz e bem!

No dia 31/08/2024, aconteceu na COMUNIDADE CATÓLICA MARANATHÁ, nosso primeiro sacramento celebrado pelo nosso capelão Pe. Fláviolândio, onde tivemos a graça de ter três de nossos filhos batizados. Louvamos a Deus pelo dom da vida de Genésio, Fabiano Roberto e Elísio por terem dado seu sim ao Reino de Deus, deixam de ser pagãos e se tornam filhos amados de Cristo Jesus! E mostra que nossa missão vai além das coisas terrenas, mas também preparam esses novos homens para trilharem um caminho em Cristo. Que possam continuar vivendo esse carisma, "ser um coração misericórdioso o próprio Cristo pra todos que vivem nas trevas"... Deus abençoe e viva Jesus em nossos corações para sempre!


Att Irmão Fagner coord. da missão Zé doca, da Comunidade Católica Maranathá










FESTEJO DE SÃO RAIMUNDO NONATO, COMUNIDADE DO JACY, PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, EM MARACAÇUMÉ


Devido às dificuldades que teve para nascer São Raimundo Nonato é invocado como patrono e protetor das parturientes, parteiras e obstetras, (seu nome significa “não nascido” porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). Raimundo Nonato ingressou na vida religiosa em 1224, fez parte da Ordem de Nossa Senhora das Mercês e alguns anos depois veio a se tornar sacerdote da Santa Igreja Católica.

Devido essas grandes virtudes São Raimundo Nonato foi escolhido por Deus para ser celebrado em um pequeno povoado da Paróquia de Maracaçumé.

Na Comunidade do Jacy todos os anos ocorre a festividade do Santo, e neste ano de 2024 houve seu 32ª ano de festejo (1992 a 2024), a festa seguiu do dia 23 a 31 de Agosto, ainda neste mesmo ano a comunidade estar completando 45 anos de sua criação (1979 a 2024).

Como de praxe, a comunidade realizou nove dias de pré-festejo em algumas famílias do Jacy, o momento de preparação e de convite para a grande festa do padroeiro foi bem participada por todos os membros do povoado. Para o festejo o tema desta vez foi retirado do livro de (I Ts 4, 7) onde diz: “Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade.” Também sendo extraído do mesmo livro (I Ts 5, 15) o lema em destaque dizia: “Vede que ninguém retribua o mal com o mal; procurai sempre o bem uns dos outros e de todos.” Durante as nove noites de programação a comunidade anfitriã recebeu várias comunidades, pastorais, grupos e movimentos da paróquia, cada um desses se organizavam em caravanas indo de carro e moto para participar e abrilhantar ainda mais a festividade.

A cada ano a Comunidade do Jacy vem se superando em vários aspectos e neste ano não foi diferente, podemos dizer mais uma vez que esse foi um dos melhores festejos até então, isso nos faz perceber que os fiéis têm se tornado cada vez mais devotos de São Raimundo que pelo poder de Deus muitos prodígios vêm realizando na vida de cada um.

Por isso, de modo especial agradecemos a cada um que participou, se empenhou, se dedicou e se doou para esse momento de graça acontecer, cremos que nesse festejo Deus curou muitos corações, restituiu muitas vidas, restaurou muitas famílias e ganhou muitas almas por meio da intercessão de São Raimundo Nonato. Com isso podemos concluir que São Raimundo é de fato um Santo milagroso.

VIVA SÃO RAIMUNDO NONATO!!!

Texto: Pe. Marcio Junior

fotos: Pascom