"Conhecer os jovens é condição prévia para evangelizá-los. Não se pode amar nem evangelizar a quem não se conhece". (CNBB, Doc. 85 EJ, n.10)
De 05 a 07 de setembro, aconteceu em Brasília, na Casa Dom Luciano, o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude. O encontro contou com a participação de jovens e assessores de várias expressões juvenis e foi realizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Este evento reuniu líderes e responsáveis pelas juventudes, e contou com a presença da Consagrada de Vida Exclusiva da Comunidade Novo Ardor, Gizeli Rodrigues, representando a Diocese de Zé Doca-MA, Regional 5.
"A juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade" (Doc. 85.1). Não se pode pensar no trabalho com a juventude de forma isolada. É necessário conhecer suas transformações, perspectivas e realidades. Durante o encontro, foram abordados temas essenciais para a evangelização e o cuidado com os jovens, como o Documento 85, a "Carta de Amor da Igreja do Brasil para as Juventudes", a assessoria com o Padre Jorge Boran, gamificação, cuidado com a vida, prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens, além de partilhas e debates sobre as propostas e a realidade das juventudes.
Ao final do encontro, renovamos nossa esperança nas juventudes, que são verdadeiros protagonistas da transformação social e eclesial. Acreditamos que, com a força do Evangelho, podemos caminhar juntos, promovendo uma sociedade mais justa e fraterna. Que a Igreja siga sendo uma casa acolhedora e fonte de vida para cada jovem, fortalecendo seus sonhos e impulsionando-os na construção de um futuro cheio de esperança, lembrando sempre que "o jovem é um lugar teológico" (Doc. 85, n. 81). Deus fala para nós através da juventude."
Nenhum comentário:
Postar um comentário