Na última quarta-feira, 06/08/2025, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré – Vila de Estandarte, acolheu com grande alegria a Peregrinação do Ano Jubilar do Vicariato Episcopal Nossa Senhora da Conceição. Foi um momento de profunda fé, unidade e renovação espiritual para toda a comunidade católica da região litoral da Diocese de Zé Doca-MA.
A peregrinação marca parte das comemorações do Ano Jubilar, o sexto ano de instalação do Santuário diocesano e abertura do 97º novenário do Círio de Nossa Senhora de Nazaré na vila de Estandarte. Durante a celebração, contamos com a presença de fiéis de diversas paróquias: Santa Rita de Cássia, São Sebastião, São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora Mãe da Igreja e Imaculada Conceição. As comunidades religiosas de Vida Consagrada com missão no vicariato, Irmãs Franciscanas Alcantarinas (Ir. Jaiara e Ir. Vanda) e Irmãs Franciscanas Terciárias da Beata Angelina ( Ir. Eli e Ir. Domeci) e Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria (Ir. M. Cleonice e Ir. Kêise), reuniram em oração, louvor e reflexão, fortalecendo os laços de comunhão e fraternidade entre as comunidades.
A programação incluiu a acolhida na Comunidade de Barão de Tromaí, a oração do Rosário Mariano durante o percurso de 18 km e a Santa Missa nos átrios do Santuário, presidida pelo pároco e reitor do santuário Pe. Alvelino Santos. A celebração foi concelebrada pelos padres Antônio Máximo Verde, João Batista, Paulo Ricardo, Agnaldo Oliveira e José Raimundo com a participação do diácono Raimundo Nina.
Há seis anos, a Romaria do Santuário integra a programação oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré – Vila de Estandarte. Nesta festa centenária como uma das programações mais tradicionais na diocese, foi associada e motivado pelo Jubileu 2025, os peregrinos do vicariato em caminhada renovam a esperança, fortalecem a fé e vivem uma experiência conjunta de devoção à Mãe de Nazaré.
Na homilia, Pe. João Batista, Vigário Episcopal refletiu as leituras bíblicas e destacou duas mensagens sob a luz da festa da apresentação do Senhor: - “Maria é a portadora de Jesus e, por isso, ela leva alegria onde passa. Como peregrinos, somos convidados a repetir esse gesto: levar Cristo conosco pelas estradas da vida, nas pastorais, nas comunidades, nos encontros cotidianos. Nossa missão é fazer com que Jesus seja apresentado, conhecido, reconhecido em nossas atitudes, palavras e ações”.
Após a celebração, os peregrinos puderam deixar seus nomes registrados no livro de peregrinos do Santuário e rezaram nas intenções do Santo Padre, como parte das exigências da Igreja para lucrar a Indulgência Plenária por ocasião do Jubileu da Esperança do Ano Santo de 2025.
Texto: Pascom de Cândido Mendes -MA
Foto: Pascom de Cândido Mendes - MA
Abaixo algumas fotos desta peregrinação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário