Em Solene Eucaristia, no sábado (08), aconteceu na Capela Nossa Senhora do Livramento da Paróquia São Sebastião, a ordenação de 4 novos Diáconos Permanentes da Diocese de Zé Doca.
Pela imposição das mãos e oração consacratória de Dom João Kot, nosso Bispo diocesano, foram ordenados diáconos permanentes, os senhores: Aldeir Nascimento Santana (Paróquia São Sebastião – Carutapera), Antônio Almeida Galvão Filho (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cândido Mendes), Arnaldo Teixeira Amorim (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cândido Mendes) e Luis Carmem dos Santos Costa (Paróquia São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré – Luís Domingues).
Centenas de pessoas participaram da Ordenação, que contou com a presença dos Presbíteros, Diáconos Permanentes, membros dos Institutos de Vida Consagrada, Seminaristas, familiares dos ordenados, os membros da Escola Diaconal Bom Samaritano (que serão ordenados no próximo sábado) e fiéis vindos de todas as paróquias da Diocese de Zé Doca.
Após o Evangelho, deu-se início o rito de ordenação. O rito foi composto por 4 momentos. Primeiramente a eleição dos Candidatos e o propósito dos eleitos. Após a homilia do Bispo, houve o segundo momento que foi a Ladainha de todos os Santos. Em seguida, chegou-se ao ápice do rito: a Imposição das Mãos com a prece de ordenação. Por fim, a entrega do Evangelho com o abraço da acolhida.Em sua mensagem, Dom João Kot afirmou que os diáconos devem viver o ministério com o traço de um ministro ordenado inspirado no Bom Samaritano.
Rezemos pelos nossos diáconos para que sejam sempre fiéis à missão que o Senhor os confiou, que é entre outros serviços, “assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade” (Catecismo da Igreja Católica, 1570).
Texto: Pe. Pedro Eduardo.
Fotos: Pascom
















Nenhum comentário:
Postar um comentário