OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

COMUNICADO EPISCOPAL



Dom João Kot, OMI

   Bispo de Zé Doca




        “FIAT MISERICORDIA TUA”

Nº 01/2026


Ano Jubilar Franciscano


      Saudações em Jesus Cristo, envio a todos.

O Papa Leão XIV proclamou um Ano Jubilar especial, coincidindo com o 800º aniversário da morte de São Francisco de Assis. A Penitenciária Apostólica emitiu um Decreto publicado em 10 de janeiro, declarando um ano inteiro de celebrações em honra a São Francisco de Assis, o Pequeno Pobre.

Segundo o Decreto, Leão XIV estabeleceu que, a partir de 10 de janeiro, após o encerramento do Ano Jubilar da Igreja, até 10 de janeiro de 2027, poderá ser proclamado um Ano Especial de São Francisco, no qual todo cristão, "seguindo o exemplo do Santo de Assis, poderá tornar-se um modelo de santidade de vida e uma testemunha constante da paz".

Em seu decreto, a Penitenciária Apostólica também anunciou que as indulgências plenárias serão concedidas aos católicos "sob as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre), podendo também ser aplicadas na forma de sufrágio pelas almas do Purgatório".

A indulgência será concedida àqueles que participarem de uma peregrinação "a qualquer igreja conventual franciscana ou local de culto em qualquer parte do mundo que leve o nome de São Francisco ou esteja ligado a ele por qualquer motivo". Os doentes, os idosos e os cuidadores que não podem sair de casa também podem obter uma indulgência plenária nas condições habituais, "se participarem espiritualmente das celebrações do Jubileu do Ano de São Francisco, oferecendo ao Deus Misericordioso as suas orações pelas dores e sofrimentos da vida".

Desta forma, em nossa Diocese de Zé Doca, temos duas paróquias (em Nova Olinda do Maranhão e Bom Jardim) e inúmeras capelas, nas demais paróquias, sob o título e a intercessão do Pai Seráfico. Evidentemente que estes templos são os locais em nossa Igreja diocesana de Zé Doca para onde os fiéis devem peregrinar em condições para receber a Indulgência para si ou para um falecido.

Nas duas matrizes paroquiais dedicadas a São Francisco (Nova Olinda do Maranhão e Bom Jardim) temos relicário que guarda e expõe relíquias de primeiro grau de São Francisco. Caso uma paróquia receba um desses relicários por ocasião de uma peregrinação, os fiéis também terão a oportunidade de lucrar a Indulgência. 

Exorto toda a nossa Comunidade diocesana durante o Ano de São Francisco, participar de uma peregrinação a uma igreja dedicada a São Francisco, realizar os jubilares ou fazer uma pausa para oração e meditação, e concluir com o Pai Nosso, o Credo e invocações à Virgem Maria, a São Francisco, a Santa Clara e aos Santos da Família Franciscana.

Por fim, recordo aos presbíteros que se disponibilizem amplamente para o Sacramento da Reconciliação, para que este tempo seja verdadeiramente um tempo de misericórdia. 

Deus vos abençoe abundantemente, garanto minhas orações e vossas humildemente peço.


Dom João Kot, OMI

Bispo diocesano



Zé Doca, 16 de janeiro de 2026


Nova Olinda do Maranhão


Bom Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário