OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Foi realizada a Primeira Etapa do Curso de Ministros Extraordinários da Comunhão na Diocese Zé Doca

Nos dias 18 e 19 de julho de 2015 foi realizado no Centro Diocesano João XXIII, a primeira etapa do Curso para preparação de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. O número de pessoas que participaram do mesmo foram 43. O curso teve como palestrantes Pe. Márcio Júnior e Ir. Célia Sampaio, assessorados pelos seminaristas: Cleiciano; Fabrício; Mizael e Weverson. No dia 18, deu-se inicio ao encontro, com a apresentação dos palestrantes: Pe. Márcio Júnior, reitor do Seminário Propedêutico, vigário da Catedral, coordenador diocesano da pastoral vocacional e coordenador diocesano dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Juntamente com a Irmã Célia Sampaio que faz parte da coordenação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Atualmente Ir. Célia está na paróquia de Bom Jardim, onde colabora nos trabalhos pastorais e missionários. Ela pertence à congregação das Irmãs Filhas de Jesus Crucificado. O carisma da sua congregação é rezar pela santificação dos sacerdotes. E em seguida, o Pe. Márcio Júnior fez apresentação dos participantes e do conteúdo que seria trabalhado no decorrer das palestras. O Curso foi constituído por quatro palestras, no primeiro dia foi falado sobre três temas que foram:

Primeiro: os muitos ministérios da Igreja do Pós-Concílio; 
A Ir. Célia falou sobre o Concílio Vaticano II, que teve inicio em 25 de dezembro de 1962, pelo Papa João XXIII, e concluiu-se no dia 8 de dezembro 1965, pelo Papa Paulo VI. E ela também explicou, que o termo Ministério quer dizer serviço e destacou a importância do ministério dos Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão.

Segundo: Eucaristia – Sacrifício da Nova Lei; 
Em que o Pe. Mário Júnior ressaltou que, Jesus Cristo é o Cordeiro Imolado, que deu sua vida por cada um de nós, como prova de amor no monte Calvário.

Terceiro: Eucaristia – Sacramento de amor;
A Ir. Célia falou sobre, o Sacrifício do próprio Cristo Filho de Deus feito homem, na total obediência amorosa ao Pai por nós, a Eucaristia é o Sacrifício perfeito, em que Jesus deixou-nos sou corpo e sangue como alimento.  

No final do dia, às 18 horas houve a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Márcio Júnior onde ele ressaltou em sua homília que a Eucaristia é serviço a exemplo de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos e sacrifício, pois Jesus se ofereceu por nós ao Pai como alimento. Eucaristia é amizade, pois Jesus já dizia “Não lhes chamo servos mais amigos” (Jo 15,15), na Eucaristia o Senhor faz de nós seus amigos e nos tornamos amigos do Senhor Jesus. Por fim destacou que a Eucaristia é memória dos gestos das palavras e de todo que Jesus fez e ensinou. É a atualização de seu mistério salvador (Paixão, Morte e Ressurreição). E às 20 horas, foi passado aos participantes o filme de Santa Maria Goretti, que relatava o amor pela Eucaristia e pela pureza. No dia seguinte, às 8 horas antes de iniciar a ultima palestra, a Ir. Célia fez um momento de oração. E logo após, a leitura dos critérios dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, os mesmos foram aprovados por Dom Jan Kot e pelo clero da diocese de Zé Doca.

Quarta: Evangelização e Sacramentalização;
Pe. Márcio Júnior na última palestra abordou que os sacramentos da Igreja são sacramentos da fé, por isso a Evangelização prepara para a Sacramentalização. A catequese leva o cristão a não receber passivamente os sacramentos; mais antes de recebê-los, vivê-los como eles realmente são. Tudo deve começar pelo batismo, que nos dá a fé. Por isso tudo começa pela Evangelização na fé. E concluiu lendo, um documento básico da Santa Igreja referente aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão “Fidei Custos”, que quer dizer: Guarda da Fé. Depois de ter lido o documento “Fidei Custos”, teve um pequeno intervalo e logo após foram repassados os avisos, informando a data do próximo encontro, que será nos dias 15 e 16/08/2015. E em seguida houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento às 10h30min e após a adoração o almoço. Depois do almoço deu-se o envio dos participantes para as suas respectivas paroquias e comunidades.

(Que São Tarcísio, que morreu defendendo a Eucaristia e o Beato Mateus Moreira que é considerado o mártir da Eucaristia, intercedam por nós).

  
   


  




Com informações: Pe. Márcio Junior e Seminaristas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário