O Regional Nordeste 5 da CNBB, composto pelas 12 Dioceses do Maranhão está realizando sua 18ª Assembleia Regional de Pastoral. A mesma está acontecendo na Diocese de Coroatá, mais precisamente na Fazenda da Esperança e teve inicio na noite desta segunda-feira dia 06 de julho com a celebração Eucarística presidida e por Dom Sebastião Bandeira Coelho bispo da Diocese anfitriã e concelebrada pelos bispos e padres presentes na Catedral de Coroatá.
Estão participando da Assembleia os bispos das 12 Dioceses que compõem o Regional, vários diáconos, e sacerdotes entre eles alguns representantes do Clero, leigos e leigas, coordenadores de pastoral, além de vários religiosos e religiosas representantes dos núcleos diocesanos da CRB – Conferencia dos Religiosos do Brasil.
A 18ª Assembleia que tem como finalidade avaliar a caminhada da Igreja Católica nestes últimos quatro nãos e programar as atividades do próximo quadriênio tem como tema “Igreja do Maranhão, compromisso à luz do Concilio Vaticano II e Diretrizes Gerais da CNBB”.
Na manhã desta terça feira dia 07, após a celebração eucarística e o café da manhã Dom José Belisário da Silva, presidente do Regional e arcebispo de São Luís, fez abertura das atividades dando as boas vindas aos participantes e as orientações para o bom andamento da assembleia, falando inclusive do regimento interno.
Logo em seguida o professor Wagner Cabral fez uma analise de Conjuntura da situação atual que se encontra o Maranhão, e na segunda sessão Martha Bispo, secretaria executiva do Regional e Padre Clemir Batista da Silva fizeram uma sínese de avaliação do quadriênio 2011/2015 feita pelas Dioceses.
Após a avaliação foi dada a palavra a Comissão Pastoral para Animação Bilico-Catequética. Em seguida foram feitos trabalhos em grupos para destacar quais as forças as três forças e os três desafios da Igreja do Maranhão.
Informações: Eanes Silva, coord. da Pascom Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário