OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

FESTA DOS SANTOS COM OS COROINHAS

 



A festa dos Santos que foi realizada no dia 13 de julho de 2025, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Governador Nunes Freire, tem como objetivo a lembrança da vida dos Santos.

Cada coroinha escolheu um santo, se caracterizou como ele, contou sua história e seus milagres que os levaram à canonização, com isso podemos tanto relembrar e fazer memória, como os usar de exemplos para uma vida de fé, cheia de santidade e esperança! 

"Servir é um ato de fé e de amor." 

Texto: Coordenação dos coroinhas da paróquia de N.S. do Perpétuo Socorro.

Fotos:  Pascom da Paróquia.













quarta-feira, 16 de julho de 2025

CONCURSO LOGO SACRA

 


🎨✨ Concurso LOGO SACRA

Você é criativo(a) e tem fé no coração? 🙏 Mostre seu talento criando o logotipo oficial dos Coroinhas da Diocese de Zé Doca!

🗓️ De 14 de julho a 14 de agosto

📍 Aberto para todos que amam a Igreja e têm paixão por arte!

🏆 Premiação:

🥇 Troféu + Kit litúrgico para coroinhas + Certificado

🎖️ Menção honrosa e certificado também para os destaques!

🕊️ Sua arte pode se tornar o símbolo oficial dos nossos coroinhas! Bora participar?

📩 Envie seu projeto e marque história com a gente!


Para mais informações, acesse o link e se inscreva logo!!!

https://forms.gle/Szr8TqKRh81cb4sV7

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ASSEMBLEIA ELETIVA DA PASTORAL CARCERÁRIA DO REGIONAL NORDESTE V , EM ZÉ DOCA.




Entre os dias 11 e 13 de julho, o Centro Diocesano de Zé Doca (MA) acolheu com fé e esperança a Assembleia Eletiva da Pastoral Carcerária do Regional Nordeste 5. O encontro foi marcado por momentos de partilha, espiritualidade, apresentação de relatórios das ações desenvolvidas ao longo do ano, conferências formativas e o planejamento das atividades para o segundo semestre de 2025.

No último dia, com espírito de comunhão e compromisso com os mais esquecidos da sociedade, foi eleita a nova coordenação regional da Pastoral Carcerária. A equipe ficou assim composta:
 • Coordenador: Padre Elisvaldo Cardoso Silva – Diocese de Imperatriz
 • Vice-coordenadora: Maria Celeste – Arquidiocese de São Luís do Maranhão
 • Coordenadora para a questão da mulher presa: Irmã Maria Antônia – Arquidiocese de São Luís do Maranhão
 • Secretário: Mateus Santos – Diocese de Viana

A nova coordenação assume com o desafio de continuar o trabalho evangélico de escuta, presença e denúncia profética nas prisões maranhenses, dando voz aos encarcerados e suas famílias.

Encerramos o Encontro com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Zé Doca, Dom João Kot, OMI.

Texto por: Mateus Santos
Fotos por: Pascom Catedral de Santo Antônio
Publicado por: Consagrado Renan Pereira

Abaixo, algumas fotos desta assembleia:









 


sábado, 12 de julho de 2025

PEREGRINAÇÃO DOS SEMINARISTAS – 01 A 11 DE JULHO – PARTE III

 


A peregrinação dos seminaristas da Diocese de Zé Doca continuou com fervor e entusiasmo no dia 07 de julho, quando os seminaristas e vocacionados, acompanhados pelo reitor, chegaram à cidade de Carutapera onde foram acolhidos com alegria pela comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia, na pessoa do pároco, padre Paulo Ricardo. Em frente à Igreja Matriz, às 19h, rezaram o Terço Vocacional, e logo em seguida participaram da Santa Missa. A celebração foi seguida por uma animada caminhada, com membros das duas paróquias da cidade e seus respectivos párocos, até a Basílica Menor de São Sebastião, em clima de festa e louvor, onde o pároco da Paróquia São Sebastião e Reitor da Basílica Menor, padre Agnaldo acolheu a todos os peregrinos.


No dia seguinte, 08 de julho, os peregrinos iniciaram o dia com a oração das Laudes na Basílica. À tarde, às 15h, realizaram um momento de Adoração Eucarística, intercedendo pelas vocações. À noite, houve a reza do Terço Vocacional e, em seguida, a celebração da Eucaristia.


Na manhã do dia 09, os peregrinos chegaram à cidade de Cândido Mendes, onde foram recebidos pelo pároco, Padre Alvelino, e pelo vigário, Padre Máximo. Às 19h, caminharam até a Igreja Jubilar e Protocatedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde rezaram o Terço Vocacional na frente da Igreja e celebraram a Santa Missa dentro da Primeira Catedral da Diocese de Zé Doca, a celebração foi presidida pelo Vigário Episcopal, Padre João Batista. Por volta da meia-noite, os seminaristas, vocacionados, leigos e quatro padres: Monsenhor Raimundo Brito, Padre Máximo, padre Manoel Junior e padre Josivaldo deram início à última etapa da peregrinação: a caminhada até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, na comunidade de Estandarte, no caminho foram apoiados por duas comunidades, Carará Mirim e Santa Isabel. Chegando em Barão de Tromaí, receberam um acolhimento generoso das comunidades locais.


Após um breve descanso pela manhã, às 14h rezaram o Terço Vocacional e seguiram os últimos 15km rumo ao Santuário Diocesano. A chegada foi marcada pela emoção e pelo sentimento de missão cumprida.

Às 18h30, foi celebrada a Santa Missa no Santuário, presidida pelo Pe. Josivaldo, reitor do Seminário Propedêutico e pároco da Paróquia Imaculada Conceição em Maracaçumé, e contou com a presença de diversos sacerdotes e de toda a comunidade.



No dia 11 de julho, pela manhã, aconteceu a Santa Missa de encerramento da peregrinação, presidida pelo Monsenhor Raimundo Brito, reitor do Seminário Maior. Em seguida, os seminaristas e vocacionados partilharam em uma roda de conversa as experiências vividas durante esses intensos e abençoados dias.


Terminada a peregrinação, os seminaristas continuam em convivência entre eles e em seguida, passarão um tempo com suas famílias, antes de retornarem ao seminário.

A peregrinação vocacional dos seminaristas foi muito mais que uma simples caminhada: foi um verdadeiro itinerário de fé, fraternidade, missão e amadurecimento vocacional. Cada passo dado, cada terço rezado, cada comunidade visitada, cada testemunho dado se tornaram sinais concretos do amor de Deus para os seminaristas e vocacionados. Nesses 11 dias de peregrinação, as oito Igrejas Jubilares da Diocese de Zé Doca testemunharam a fé e incentivaram a vocação dos Seminaristas, que se preparam para servir esta Igreja diocesana. Que essa experiência inspire novos corações a ouvirem o chamado de Deus e a dizerem com coragem: “Eis-me aqui, envia-me!”, e ter a certeza que "A Esperança não decepciona"

Texto: Equipe de comunicação do seminário.

Fotos: Equipe de comunicação do seminário.















segunda-feira, 7 de julho de 2025

PEREGRINAÇÃO DOS SEMINARISTAS- 01 A 11 DE JULHO - PARTE II.



Ao deixarem o Santuário Diocesano em Araguanã no dia 4 de julho, os seminaristas e o vocacionado seguiram rumo à Igreja Jubilar, a Igreja Matriz de Santa Luzia do Paruá, na chegada foram acolhidos  pela a comunidade junto com o pároco Pe. Márcio Júnior e o Diác. Marcinaldo com alegria, com um café comunitário cheio de simplicidade e carinho.


A noite, com grande participação da comunidade, reuniram-se na frente da Igreja Matriz para rezar o Santo Terço e participar da Santa Missa. Foi uma noite marcada pela fé e por belos testemunhos vocacionais.



No dia seguinte, 5 de julho, o Reitor do seminário maior e os seminaristas visitaram o Seminário Propedêutico em Maracaçumé. Foram acolhidos com um almoço festivo preparado pela comunidade por ocasião do aniversário do Padre Weverson, vigário paroquial, em um momento de alegria e confraternização.


À noite, o largo da Igreja se encheu de fiéis para o Terço Vocacional, preparando os corações para a Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal, do Vicariato São Pedro, Pe. Josenildo, OMI.



A meia-noite, em um ato de coragem e entrega, os peregrinos se reuniram em frente à casa paroquial de Maracaçumé e iniciaram a caminhada de 22km pela BR-316 em direção à Igreja Matriz Jubilar de São João Batista, em Junco do Maranhão. O esforço foi recompensado na manhã seguinte, quando foram recebidos com um café da manhã acolhedor pela comunidade de Junco e pelo Pe. Augustin, OMI. A noite, rezaram juntos o Terço Vocacional em frente à Igreja Matriz e participaram da Santa Missa, renovando a fé e a gratidão pelo caminho percorrido.


No dia 7 de julho, depois do café, seminaristas, vocacionados e o reitor seguiram para o litoral da Diocese, com parada para almoço na casa paroquial de Amapá do Maranhão, cada quilômetro percorrido, cada terço rezado e cada partilha vivida são sinais de fé viva e de compromisso com a vocação, inspirando todos os que acompanham essa jornada a continuar confiando e caminhando com Deus.



Texto: Equipe de comunicação do Seminário.

Fotos: Equipe de comunicação do Seminário.