OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

Papa Bento XVI nomeou o Mons. Sebastião Lima Duarte como Bispo de Viana -MA


“QUE ALEGRIA
QUANDO OUVI QUE ME DISSERAM...” (Sl 121):
o Papa Bento XVI nomeou o Mons. Sebastião Lima Duarte
como Bispo da Diocese de Viana – MA.!!!

É uma alegria tão grande que de dentro empurra para ser anunciada a todos, em todas as cidades da nossa Diocese de Zé Doca através dos alto-falantes e das Rádios ou Televisões; mas o “segredo pontifício” não permite ainda esta explosão. Por isso aguardamos a publicação para expressar também externamente a nossa alegria.
Escrevo estas palavras no dia 22 de junho de 2010, o dia seguinte ao telefonema do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, anunciando, em nome do Papa Bento XVI, a nomeação do nosso Padre Mons. SEBASTIÃO LIMA DUARTE como Bispo diocesano da Diocese de Viana – MA.

Quando a nossa Igreja particular começou a evangelizar nesta Região ela era ainda Prelazia, quer dizer “porção de área geográfica e de povo de Deus” entregue aos Padres Religiosos, os Padres do Sagrado Coração de Jesus de Pinheiro. A Região era imensa por área e pelas distâncias; comportava enormes dificuldades para o povo e os Padres se deslocarem de uma Comunidade para outra ou até de uma cidade para outra.
Por isso foi dividida e a parte que nos pertence se tornou Prelazia de Cândido Mendes. O Primeiro Bispo foi Dom Guido Maria Casullo, que morava quase que continuamente em São Luís devido às dificuldades de saúde e das estradas, (melhor chamá-las veredas), a serem percorridas.
Nesse tempo, 1965-1968, foi construída, pelo Exército Brasileiro, a estrada Nacional BR-316. Ao longo dela muitos povoados, insignificantes até àquela altura, tiveram um desenvolvimento extraordinário e si tornaram, aos poucos, vilarejos e cidades.
Dom Guido deixou o seu serviço nessa Prelazia de Cândido Mendes, que se tornou Diocese de Cândido Mendes em 1983, entregue, agora, aos Padres diocesanos. Mas padres diocesanos nativos, naqueles anos, não existiam; o trabalho pastoral evangelizador estava aos cuidados de uns padres vindos da Itália. Com Dom Guido iniciou-se uma tímida pastoral vocacional para providenciar ao povo de Deus, sedento de fé, religião e apegado aos sacramentos, uma assistência espiritual.
Tomou posse da Diocese de Cândido Mendes, a esta altura, Dom Walmir Alberto Valle, dos Missionários da Consolata. A virada foi grande e providencial: a Diocese de Cândido Mendes mudou de nome e se tornou Diocese de Zé Doca com sede nesta Cidade; a pastoral vocacional teve um impulso muito forte e iniciou a funcionar o Seminário Menor em Zé Doca com boa presença de jovens vindos de diversas localidades. Para os estudos filosóficos e teológicos, importantíssimos e essenciais para um sacerdote, os jovens foram enviados a São Luís junto com os seminaristas de todas as 12 Dioceses do Maranhão.
A nossa Diocese, no ano de 1991, se alegrou com a Ordenação Sacerdotal do primeiro jovem seminarista nascido na nossa Região: Pe. Sebastião Lima Duarte, natural de Carutapera. Daí em diante os frutos – quero dizer os Sacerdotes nativos – chegaram com uma certa abundância, graças a Deus. No ano de 1993 outros dois jovens subiram ao altar e, nos anos a seguir, as Ordenações sacerdotais continuaram a ritmo variável. Hoje os padres nativos já alcançam o número de 20, número quase suficiente para as necessidades religiosas e espirituais do nosso povo. Sacerdotes maranhenses e zedoquenses evangelizando o povo maranhense e zedoquense.

Hoje me emociona poder dizer que o bom Deus, por meio do querido Papa Bento XVI, olhou para nossa Diocese, pobre de tudo e até esquecida, e nela escolheu um Sacerdote, o primeiro que foi ordenado; viu nele as qualidades necessárias e o Papa o nomeou Bispo da Diocese vizinha, Viana (MA).
Dizer e afirmar que estamos alegres e agradecidos é bem pouca coisa. Dizer que esta nomeação nos honra a todos, Bispo, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, Animadores/as e Leigos/as é a realidade que nos dá um santo orgulho. Tenho certeza que o orgulho maior é o de Mons. Mário Racca, que acompanhou, ao longo de diversos anos, este jovem e para ele foi exemplo de Sacerdote dedicado, doado à oração, comprometido com o bem da sociedade e com os mais esquecidos. Obrigado Deus, obrigado Papa Bento XVI, obrigado Mons. Mário Racca.
Um “obrigado” particular e especial vai, de coração mesmo, ao recém-nomeado Bispo, Dom Sebastião: pelo trabalho desenvolvido nestes dezenove anos na nossa e sua Diocese, como Vigário Geral, como Pároco de Zé Doca por duas vezes e, agora, Pároco de Carutapera; pela sabedoria dispensada aos seminaristas como professor no IESMA (faculdade de Filosofia e Teologia); pelo amor e atenção ao Pe. Mário; pela amizade dispensada ao Bispo, a todos os Padres, Religiosos/as e Agentes; pela simpatia para com todo o nosso povo; por ter vivido o dia-a-dia com muita simplicidade e dedicação com todos os mais humildes; pela ajuda dada à nossa Igreja particular; enfim, por ter colocado nas mãos do Papa a generosa aceitação para um novo trabalho pastoral em prol da Igreja. Obrigado, Mons. Sebastião, pelo “sim” dado sabendo e sendo consciente das dificuldades que irá encontrar: se a cruz, que cada Bispo leva pendurada ao pescoço tem um sentido, este se concretiza no dia-a-dia de vida de cada Bispo.
E a cidade de Carutapera, que está vivendo a véspera de mais uma Ordenação Sacerdotal, damos os mais sinceros parabéns. Agora em Carutapera é só alegria, aquela verdadeira, e muito trabalho para preparar o acontecimento da Consagração do filho mais ilustre: Dom Sebastião Lima Duarte.
Nós acompanhamos com a oração. O campo em que o novo Bispo irá trabalhar, a Diocese de Viana, já está à espera; lá já tem um trabalho sério realizado, que deve ser continuado e aperfeiçoado. Como em todo canto, não faltarão dificuldades que só a força de Deus pode ajudar a superar.
A Diocese de Viana, agora mais vizinha ainda, acolha este novo Bispo, preparado com cura na nossa Região, como um presente de Deus e desta humilde Diocese de Zé Doca, que se alegra muitíssimo, mas também se comove até às lágrimas, pois vai sentir muito a ausência deste pastor. Mas Deus sabe, Deus quis e nós aceitamos com fé.

Um abraço

+ Dom Carlo Ellena
Bispo de Zé Doca

A DIOCESE DE ZÉ DOCA
ESTÁ EM FESTA

A Diocese de Zé Doca, de ponta a ponta, de Bom Jardim a Boa Vista do Gurupi, de Cândido Mendes a Carutapera, 20 Municípios ao todo, está em festa desde o dia 7 de junho. Simples o motivo: o Papa Bento XVI nomeou o nosso primeiro padre “nativo”, MONSENHOR SEBASTIÃO LIMA DUARTE, Bispo diocesano da Diocese de Viana – MA.
Quando a notícia, secreta até o dia 7 de julho, se espalhou pelas Paróquias da Diocese, foi um só grito misturado a lágrimas de alegria: “Viva Padre, aliás, Mons. Sebastião, novo Bispo de Viana”; “Ele merece, ele merece”; “Estava na hora, já demorou demais” etc.
Ele, Mons. Sebastião, é “filho da terra”, pois nasceu em Carutapera, 46 anos atrás, onde moram ainda os pais, os irmãos, as irmãs e todos os familiares que são muito numerosos. Pessoa simples que viveu sempre em lugares simples servindo o povo como Padre e Pastor, amigo e conselheiro. É fácil fazer amizade com ele, pois o bom humor, a sinceridade da conversa e da brincadeira sabem cativar a qualquer pessoa. Mas também a seriedade e o compromisso fazem dele um bom companheiro que não dispensa o puxão de orelhas na forma mais amável. Ele sabe bem o que quer e quer o que pensa e sabe ser o caminho ou a iniciativa melhor. E vai à frente, como fazia também Jesus puxando a comitiva de seus discípulos e apóstolos: ele vai abrindo caminho.
A nomeação é motivo de orgulho para a nossa Diocese: Diocese tão nova e humilde que já pode dar à Igreja um sucessor dos Apóstolos. Orgulhosa, com certeza e, sobretudo, é a Cidade de Carutapera, que viu por muitos anos o pai e os irmãos de Sebastião remando nas águas do Rio Arapiranga para trazer para casa o peixe de cada dia. E Sebastião não recusava, durante as ferias dos estudos, e toda vez que lhe era possível, descer ou subir o rio na canoa junto aos familiares levando a isca de serdinha no “cofo” para prender os peixes, remando até cansar, satisfeito por poder ajudar na despesa da casa.
O silêncio do rio, o barulho das ondas e o bater rítmico dos remos inspiravam versos, poesias e cantos que louvavam a Deus: quem sabe que os cantos que ele compôs e o amor à Liturgia não tenham nascido nestes momentos de pescaria? Como para os Apóstolos, desde o 1991 com a Ordenação sacerdotal, a pescaria mudou de rumo e, agora de vez: “serás pescador de homens”.
A Diocese de Viana recebe um Bispo à altura: é o dom melhor que Deus, e também nós da Diocese de Zé Doca, podíamos oferecer à Igreja de Viana. Nós iremos sentir a falta, evidentemente, mas confiamos em Deus, pois sabemos que “quem doa com generosidade empresta a Deus”. Um canto das nossas Comunidades Eclesiais de Base diz: “fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas”, como também temos a convicção que “é dando que se recebe”. E o dom é de coração mesmo.
Parabéns, Dom Sebastião. Parabéns Diocese de Viana, Alegria pra todos nós da Diocese de Zé Doca.

+ Dom Carlo Ellena
Bispo da Diocese de Zé Doca - MA


CURRICULUM
DE MONSENHOR SEBASTIÃO LIMA DUARTE

Nasceu em Carutapera (MA), aos 03 de abril de 1964, filho de Idemir Altino Duarte, pescador, e Maria Raimunda Lima Duarte, lavradora. Primogênito de 12 irmãos, dos quais cinco já falecidos.
Fez o Ensino Fundamental em sua cidade natal.
Em 1982 ingressou no Seminário Menor de Zé Doca (MA), onde fez o ensino médio.
Estando no Seminário Maior em São Luís (1985-1991), cursou Filosofia e Teologia no Centro Teológico do Maranhão, hoje Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA).
Formado em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico “Augustinianum” de Roma, Itália.
Foi diácono do Papa João Paulo II, na ocasião de sua visita ao Maranhão.
Foi Ordenado Presbítero no dia 30 de novembro de 1991, em Carutapera, o primeiro padre da Diocese de Zé Doca.
Atividades exercidas
• Foi por 10 anos Pároco da Paróquia e da Catedral de Santo Antônio, em Zé Doca.
• Foi Coordenador de Pastoral por vários anos e também Administrador Diocesano da mesma Diocese.
Atualmente é:
• Pároco da Paróquia São Sebastião, em Carutapera, MA.
• Membro do Colégio dos Consultores.
• Idealizador do I Kairós diocesano de Liturgia que se realizará nos dias 23 a 24 de julho 2010.
• Professor de História da Igreja Antiga e Patrística, no IESMA.
• Vigário Geral da Diocese de Zé Doca.