OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 23 de janeiro de 2011

ASSEMBLÉIA DOS BISPOS DO REGIONAL NE5 - MARANHÃO


A Assembleia dos Bispos do Regional NE5 – Maranhão - não podia terminar de forma melhor: uma manhã de lazer, num clima descontraído, visitando a cachoeira de Itapecuru, da Diocese de Carolina. Contato com a natureza mais preservada, banho nas águas despejadas com abundância pela cachoeira e conversa rolando. Lá, bem pertinho de nós, dois bem-te-vis defendiam, com unhas e bico, o próprio ninho das “invasões” prepotentes, impertinentes e injustas dos japins. Esta luta tinha tudo a ver com as nossas análises de conjuntura maranhense: poderosos do lugar se empossando de forma irregular, ao longo de muitos anos, da floresta e das terras até (ou sobretudo) indígenas: conseqüente sofrimento do nosso povo. O resultado das duas lutas, dos pássaros da cachoeira e dos pobres (lavradores, indígenas e quilombolas do Maranhão), não o conhecemos, mas as esperanças não são muitas: os ventos sempre sopram em favor dos ricos!
Tudo isso, depois de dois dias e meio de atividades, análises, discussões, propostas, projetos, compromissos e oração. Ficou evidente a pobreza do nosso povo e da nossa Igreja; a necessidade, que ainda temos e não prevemos o “até quando” de ajuda do exterior para suprir às necessidades das nossas Igrejas particulares; a falta de operários para a messe grande e abundante; a urgente necessidade de formação séria dos agentes de pastoral, sejam eles catequistas, coordenadores, padres ou bispos; a unidade entre as Igrejas da nossa Região. Sinais animadores são os novos bispos que começaram a atuar no Maranhão: ventos bons estão se percebendo, graças a Deus.
Nos acolheu com simpatia, cordialidade e generosidade “de primeira” o bispo Dom Frei José Soares Filho, OFMCap e a sua equipe, nos oferecendo do bom e do melhor. Tivemos a oportunidade de agradecer publicamente numa Concelebração, bem freqüentada embora num dia de semana, na Catedral de Carolina. Voltamos para as nossas Dioceses gratos a Deus e com a certeza que todo esforço e sacrifício valeu a pena. A Diocese de Balsas nos espere no próximo mês de janeiro de 2012, do dia 9 ao dia 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário