OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011



Na madrugada desta segunda-feira, 17, o Bispo de Coroatá (MA), Dom Reinaldo Pünder, faleceu em sua residência oficial. Segundo a nota da diocese, ele tinha câncer no pâncreas, diagnosticado desde 2009.

O bispo faleceu, às 04:15h da manhã, em sua atual residência na Fazenda da Esperançal, disse o bispo coadjutor da diocese de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira Coelho.

A presidência do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) emitiu uma nota lamentando o falecimento do bispo. “Em nome do Regional Nordeste 5, queremos apresentar à Diocese de Coroatá, na pessoa de Dom Sebastião Bandeira Coelho, nossos sentimentos de solidariedade, ao mesmo tempo em que damos graças a Deus por tudo de bom que foi realizado pela vida e atuação de Dom Reinaldo Pünder”.

O velório ocorre durante todo o dia de hoje, 17, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Coroatá. Amanhã, 18, será celebrada a Missa de corpo presente e, em seguida, o sepultamento no claustro da própria igreja.


Biografia

Nascido em Berlim (Alemanha), no dia 12 de janeiro de 1939, Dom Reinaldo Pünder foi ordenado sacerdote em 10 de outubro de 1964, em Roma (Itália). Sua nomeação episcopal aconteceu em 14 de maio de 1978 e a ordenação em 29 de julho de 1978. Dom Reinaldo Pünder foi o 1º bispo diocesano de Coroatá desde 1978.

Como bispo diocesano de Coroatá foi responsável pela Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e depois Nordeste 5 (Maranhão); responsável pelo Setor Leigos no Regional Nordeste 5; membro da Comissão do Seminário Interdiocesano São Luís; responsável pela Pastoral da Juventude e pela Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 5.

É de sua autoria o escrito “Kirche-Laie-Welt” (sobre a missão do leigo no mundo), tese de doutorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário