OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 1 de março de 2019

COMUNICADO EPISCOPAL Nº 02/2019

                                             

Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
Maranhão – Brasil
                             “FIAT MISERICORDIA TUA”



           Comunicado Episcopal Nº 02/2019

                                 Amado Povo de Deus, 
Caríssimos Padres, Religiosas, Religiosos e Lideranças Leigas

    Minhas sinceras saudações em Cristo Jesus envio.

     Nos últimos anos estamos vivenciando uma reorganização nas estruturas administrativas e pastorais da nossa Diocese. Uma das novidades implantadas foram as foranias, que estão aos poucos cumprindo sua missão de descentralizar nossas atividades para mais e melhor envolver os nossos leigos diocesanos e aprimorar a cooperação com o clero e os religiosos. As Assembleias Forâneas de Pastoral foram uma expressão clara que estamos no caminho certo e devemos investir e melhorar este serviço.

     Para que uma atividade alcance seu objetivo, precisa-se de pessoas que compreendam e estejam dispostas a colaborar com as ideias lançadas, e assim seja referencial para os outros. Com certeza a figura do Vigário Forâneo se apresenta como muito importante. 

     Os primeiros vigários forâneos, Reverendíssimos Padres: Pe. Cosmo de Sousa Almeida e depois Pe. Agnaldo Costa Oliveira na Forania Nossa Senhora da Conceição; Pe. Saris Ribeiro Verde, na Forania São Pedro; Pe. Francisco Costa Moraes, na Forania Santa Luzia; Pe. Alvelino da Silva Santos e depois Pe. André Luís Brás Lima na Forania Santo Antônio e Forania Sagrada Família; todos eles contribuíram significativamente com esta missão. E por isso estou muito grato pelo serviço pastoral e acredito que todos os outros comigo concordam.

     Depois de consultar o clero de cada Forania e rezar nesta intenção, nomeio como vigários forâneos, para o mandato de 01 de março de 2019 a 28 de fevereiro de 2022:

- Revmo. Padre Agnaldo Costa Oliveira – Forania Nossa Senhora da Conceição,


- Revmo. Padre João Silvino Figueredo Neto, OMI – Forania São Pedro,


- Revmo. Padre Francisco Costa Moraes – Forania Santa Luzia,


- Revmo. Padre Elinaldo Cardoso Nunes – Forania Santo Antônio,


- Revmo. Padre André Luís Brás Lima – Forania Sagrada Família.



     Como vigários forâneos, os referidos Padres, junto ao Bispo Diocesano e ao Vigário Geral da Diocese, formam o núcleo permanente do Conselho Diocesano de Pastoral, até quando exercerem o ofício confiado.

    A todos agradeço pela colaboração e disponibilidade. Desejo muitas bênçãos de Deus e que Ele nos inspire e anime na missão. Com minhas orações e bênçãos,
    

Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano


                               Zé Doca, 01 de março de 2019

4 comentários:

  1. Que Deus derrame suas bênçãos sobre cada vigário e também sobre o nosso bispo para que a missã permanente possa dar muitos frutos.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe a todos!
    Agora pensei que um padre só poderia ficar a frente de uma paróquia 4 anos. Tem que mudar, tem padres bons de dinheiro estão pior que pastores protestantes. E as pessoas leigas estão vendo é sabendo disso, somos leigos mas doido não!

    ResponderExcluir
  3. Ir. M. Helena Teixeira2 de março de 2019 às 08:02

    Deus que não precisa de nós, chama-nos em sua bondade e generosidade para missoem serviços específicos, não sem antes nos cumular de bênçãos e dons. Obrigada pela generosidade e doação. Força e coragem, nossa amizade e preces serse nossa nossa melhor colaboração.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir