OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO



Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
Maranhão – Brasil                                      “FIAT MISERICÓRDIA TUA”

    Caríssimos Filhos e Filhas, Povo de Deus da Diocese de Zé Doca 

   Minhas sinceras saudações envio a todos. 
      A Igreja de Jesus Cristo é missionária por natureza. Depois da ressurreição, Jesus se aproximou dos apóstolos e lhes disse: “Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, e fazei com que todos os povos da terra sejam meus discípulos e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,16-20).
    Não podemos nos acomodar, pois, há quem diga que se tem mais católicos nominais do que praticantes. Ou seja, que o número dos pagãos batizados supera o dos participantes. Neste sentido, é triste a Diocese e a Paróquia, acomodadas na pastoral de manutenção, levando a vida como se estivesse anestesiada, sem preocupação nenhuma com as ovelhas perdidas e afastadas. Ou com a preocupação formal e fingida, sem entusiasmo e sem alegria, não querendo sair do seu ensimesmamento, enchendo os dias do ano e as agendas com a mesmice, sem novidades. A missão é criatividade e alegria, sem abandonar as tradições, criar novas formas de evangelização, se arriscar e acolher com misericórdia.  
    Neste momento agradeço pelos esforços do COMIDI da nossa Diocese, pelos trabalhos e dedicação, nas promoções e eventos que têm por finalidade manter a chama missionária acesa no coração do nosso Povo.  Parabenizo as paróquias que assumiram o Projeto Diocesano de Pastoral, aprovado em 2015, e que estão empenhadas na realização das Santas Missões Populares.
     “O COMIDI é um organismo que tem por finalidade zelar pela animação, articulação e cooperação missionária em nível de uma Igreja particular – diocese ou arquidiocese – consciente de que a Igreja é convidada a ser toda missionária e em estado permanente de missão”...
    “Como sinal de vivência da espiritualidade missionária, o COMIDI colabora para que os cristãos católicos estejam disponíveis para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância e sem medo. Os seus membros precisam estar convencidos de que todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (DGAE 2015-2019, nº36).
   Preocupado com isso, o Papa Francisco, convocou para outubro de 2019, o Mês Missionário Extraordinário. Para nós, terá um significado especial, porque será no mesmo tempo que em Roma será realizado o Sínodo dos Bispos para a Amazônia.  Sei que muitas paróquias já estão se organizando e nossas foranias também. Ninguém pode ficar fora disso. 
    Na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (28 de maio de 2019) acertamos que a abertura do Mês Missionário Extraordinário será no dia 05 de outubro em Maracaçumé, com a entrega da bandeira e da cruz missionária para cada paróquia.    Ao longo do Mês, as paróquias terão sua própria programação de atividades e trabalhos missionários.
    Peço que as paróquias que ainda não constituíram seus COMIPAS procurem ajuda e orientações do COMIDI. Não façam improvisando e de qualquer jeito, para não comprometer futuras atividades. Todos os membros e assessores do nosso COMIDI estão a sua disposição. 



Com minhas orações e bênçãos, 



Dom João Kot, OMI
Vosso Bispo Diocesano


Zé Doca, 13 de junho de 2019
Na festa de Santo Antônio, nosso padroeiro 
_______________________________________________________________________________
Av. do Comércio, 363, Centro, Caixa Postal 05, CEP: 65365-000, Zé Doca, Maranhão, BRASIL
      Fone: (98) 3655-3362 / (98) 98116-4624 (Tim), E-mail: mikoto2@uol.com.br


 Programação da abertura do Mês Missionário Extraordinário
                                     na Diocese de Zé Doca

MARACAÇUMÉ – 05 de outubro de 2019

15h00 – Chegada dos COMIPAS, acolhida; Oração inicial

16h00 – Espiritualidade e formação para os membros de COMIPAS;

18h00 – Jantar e preparação para a Missa 

19h30 – Missa de abertura diocesana do MME e envio – entrega das bandeiras e das cruzes missionárias a cada uma das paróquias.
Presidente da Santa Missa: Monsenhor Raimundo Brito – Vigário Geral da Diocese e concelebram todos os padres presentes. 


OBS. 
- Convidamos para a abertura os Padres e os COMIPAS, para representarem as paróquias. 
- Onde o COMIPA ainda não foi criado, um grupo, não maior que 4 a 5 pessoas, que no futuro pode assumir este compromisso.
-  COMIDI é responsável pelo assessor da formação.
- Nossos agradecimentos ao Pe. Márcio Junior e aos paroquianos de Maracaçumé pela acolhida do evento.  






















Nenhum comentário:

Postar um comentário