OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 7 de setembro de 2019

SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ E 91º CÍRIO DE NAZARÉ- VILA DE ESTANDARTE.



   Neste dia 06 de agosto de 2019, a vila-distrito de Estandarte, cidade de Cândido Mendes, Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Diocese de Zé Doca- MA, viveu uma festa singular, ocasião da elevação da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré à categoria de Santuário Diocesano. A Santa Missa foi tomada por devotos de Nossa Senhora de Nazaré, vindos de vários locais, sendo comunidades e cidades vizinhas. Na celebração, presidida pelo Monsenhor Raimundo Brito, Vigário Geral de nossa Igreja particular de Zé Doca, foi feita a leitura do decreto de ereção e instalação da igreja da Comunidade em Santuário Diocesano e posse de Padre Alvelino Santos, como Reitor deste Santuário. 
     A vida religiosa e social da Vila de Estandarte é secular, inicialmente com as novenas de Nossa Senhora, organizadas ao redor do povoado, sendo registrado o primeiro Círio, há mais de noventa anos, agregando número significativo de romeiros, peregrinos, visitantes e devotos. 
       A mesma imagem trazida de Belém do Pará para a Vila de Estandarte, há mais de 90 anos, retornou a Basílica – Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará e permaneceu em exposição na coluna no presbitério daquela Igreja, de 25 a 27 de Junho, do corrente ano, sendo realizadas várias homenagens e partilhas em devoção com os participantes vindo da Vila de Estandarte, de cidades do litoral maranhense e pessoas atreladas a mesma experiência de fé. No dia 28 de junho, deram-se início as visitas peregrinas em algumas Paróquias da Diocese (Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Amapá do Maranhão, Carutapera, Luís Domingues, Godofredo Viana e Cândido Mendes) antecedendo o período do Círio da Vila de Estandarte. No dia 05 de agosto, a imagem chegou a Paróquia Nossa Imaculada Conceição em Cândido Mendes- MA, acolhida por uma grande carreata, seguida de uma procissão, com pessoas cheias de fé e esperança. Após a Celebração Eucarística no átrio da Igreja Matriz, no dia 06 de agosto, a imagem seguiu em clima de festa, para retornar a Estandarte e viver a culminância da Instalação do Santuário Diocesano, atrelado ao início do Círio do ano de 2019, cujo tema foi “Maria, Mãe da Igreja e Santuário do Senhor”, no período de 06 a 14 de agosto.
    O Círio de Nazaré em Estandarte pode ser descrito semelhante ao Círio de Belém-PA, e a cada ano vai crescendo, tanto com a presença de romeiros como em organização, estrutura, símbolos, atividades, espiritualidade e expressões culturais. Sempre inicia no mês de julho com as peregrinações, seguidas das novenas, das romarias (das crianças, da juventude e marítima), da trasladação e finalmente a grande procissão do Círio. Vários são os gestos, sinais e movimento: a Corda, flores da Berlinda, Manto da Imagem, a Virgem em sua Berlinda, Andor do Sagrado Coração de Jesus, o carro dos Anjos, a barca dos Marinheiros, os promesseiros, as homenagens com queima de fogos...
      Durante o Novenários deste Círio, nosso Bispo, Dom Jan Kot e vários padres (Pe. Henrique Baltazar, Pe.Elinaldo Nunes, Pe. Máximo Verde, Pe. Saris Verde, Pe. Jose Raimundo Pinheiro, Pe. Agnaldo Oliveira, Pe. Paulo Ricardo, Pe. Joca OMI, Monsenhor Raimundo Brito, Pe. Jorge da Paróquia de Turiaçu – Diocese de Pinheiro) celebraram a Eucarística, junto com povo de Deus, que animado e feliz viveu essa linda devoção mariana. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário