Dom João Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
“FIAT MISERICORDIA TUA”
CARTA ÀS ASSEMBLEIAS FORÂNEAS DE PASTORAL DE 2020
Amados Filhos e Filhas: Padres, Religiosas, Religiosos e as Lideranças Leigas, saudações em Cristo Jesus envio.
Decidimos em 2017 que a nossa Assembleia Diocesana de Pastoral será realizada a cada dois anos e entre uma e outra serão organizadas as Assembleias Forâneas de Pastoral. O objetivo principal desta modalidade foi e continua sendo, envolver mais as bases pastorais, melhorar a participação dos nossos líderes comunitários, do nosso povo e implantar melhor o nosso Plano Pastoral Diocesano. Na reunião do clero definimos assuntos que as foranias trabalharão nas assembleias em novembro de 2020:
1. O documento da Santa Sé, a Instrução da Congregação para o Clero: A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja, será a motivação concreta e inspiradora para trabalhar os temas das assembleias (será mais uma vez enviado a todos os padres).
2. Devem ser tratados e debatidos os seguintes temas (tudo em sintonia com o 6º Plano Pastoral da Diocese; também enviaremos o texto do mesmo):
- Comunidades Eclesiais Missionárias e Grupos de Jesus (3ª objetivo e prioridade);
- Igreja ministerial – quais ministérios laicais devem ser incentivados, criados, quais são a necessidades reais das nossas paróquias? Escola Diocesana de Formação de Lideranças... (1º objetivo e prioridade);
- Jovens (2º objetivo e prioridade). O ponto não saiu na reunião do clero, mas está no nosso Plano Pastoral e acho que pode ser discutido e trabalhado, para sermos coerentes com nossos objetivos e prioridades.
3. Os resultados dos trabalhos das Assembleias Forâneas devem ser enviados à Cúria Diocesana, o mais rápido possível. Os relatórios devem informar quantos clérigos, religiosos e leigos participaram. As propostas, concretas e objetivas, agrupar pelos temas tratados.
4. As Assembleias Forâneas, seguindo o Plano Pastoral da Diocese, podem sugerir o tema da próxima Assembleia Diocesana (2021): qual é o ponto que vocês acham prioritário a ser estudado e aprofundado?
5. Como objetivo da Assembleia Forânea de Pastoral são os trabalhos futuros, peço que as Foranias se reúnam segundo a nova divisão, seguindo o Decreto Episcopal Nº 05/2020.
6. Que seja mantido o espírito de diocesaneidade: as foranias, no seu ambiente pastoral, realizam o Plano Pastoral da Diocese e se têm propostas novas encaminhem para o âmbito diocesano (o Bispo, o Conselho Diocesano de Pastoral ou esperem a próxima Assembleia Diocesana de Pastoral).
Desejo boas e frutíferas Assembleias Forâneas de Pastoral. A todos os participantes envio a minha bênção e prometo minhas orações.
Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano de Zé Doca
28 de outubro de 2020, Festa de São Simão e Judas Tadeu, Apóstolos.
6º PLANO DE PASTORAL 2019-2023
DIOCESE DE ZÉ DOCA
OBJETIVO GERAL
Criar e fortalecer Comunidades Eclesiais Missionárias enraizadas na Palavra de Deus, na vida sacramental e nas realidades da Diocese, tendo a missão como eixo fundamental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS E PRIORIDADES
FORMAÇÃO DISCIPULAR: Promover a formação discipular à luz da Palavra para as lideranças e agentes pastorais da Diocese:
▪ Criar uma escola diocesana de formação para todas as lideranças leigas das Comunidades Eclesiais Missionárias;
▪ Fortalecer e implementar as ações das pastorais sócias (Pastorais: Criança, Idoso, Sobriedade e outras);
▪ Motivar a sinodalidade (caminhar juntos) a partir de escutas e vivências das assembleias diocesanas, forâneas, paroquias; reuniões forâneas (clero, religiosos (as) e lideranças leigas), formação dos conselhos paroquiais: de pastoral, economia, das comunidades e outros.
• CUIDADO COM OS JOVENS: Criar o Conselho Diocesano da Juventude (Setor da Juventude) para que os jovens assumam seu lugar e protagonismo na igreja e sociedade:
▪ Dar continuidade com o Conselho Diocesano da Juventude (o Setor da Juventude) e desenvolver ações em conjunto com todas as expressões juvenis da Diocese;
▪ Criar um programa diocesano, de atendimento existencial para a juventude, que oriente a vida humana, espiritual e profissional, dando um verdadeiro sentido à vida;
▪ Realizar missões jovens nas Comunidades Eclesiais Missionárias promovendo o protagonismo juvenil a exemplo da Infância e Adolescência Missionária (IAM);
▪ Acolher e incluir todas as expressões juvenis, oferecendo diferentes atividades (teatro, comunicação, danças, esportes, literatura e música) com diferentes profissionais;
▪ Promover formação diocesana, a fim de despertar nos jovens maior interesse pelas vocações para os ministérios cristãos (vida sacerdotal, religiosa, ministérios laicais e outros);
▪ Interagir a juventude com a catequese de iniciação à vida cristã visando a permanência deste nas Comunidades Eclesiais Missionárias.
• COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS: Vivenciar nas Comunidades Eclesiais Missionárias a Palavra - Iniciação Catecumenal à vida Cristã e animação bíblica; o Pão - Liturgia e espiritualidade; a Caridade - serviço a vida plena; a Ação Missionária - estado permanente de missão para o fortalecimento da Comunidade Eclesial:
▪ Criar e fortalecer os pequenos Grupos de Jesus para o estudo e a vivência do Evangelho (ano litúrgico) em ruas, bairros e comunidades, para o fortalecimento das Paróquias e Diocese;
▪ Vivenciar a Palavra - Iniciação à vida Cristã e animação bíblica através do fortalecimento da Catequese com Inspiração Catecumenal;
▪ Fortalecer a espiritualidade eucarística nas Comunidades Eclesiais Missionárias;
▪ Incentivar a caridade através da solidariedade, fraternidade, partilha de bens e dons no serviço aos mais necessitados;
▪ Motivar as visitas missionárias para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo (Rm 10,14- 15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário