OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

COMUNICADO EPISCOPAL, SOBRE OS DIÁCONOS PERMANENTES

                            

               


                                 

Dom João Kot, OMI

 Bispo de Zé Doca

        “FIAT MISERICORDIA TUA”



COMUNICADO EPISCOPAL, sobre os Diáconos Permanentes

                                                                                     Nº 08/2021


Aos 26 de março de 2021, pela manhã, em Zé Doca, reuni-me com o Conselho Diocesano dos Diáconos Permanentes (CDDP), que atualmente é composto pelos Diáconos Permanentes: Joselito Oliveira Maciel, Flávio Ferreira de Sousa e Paulo Gouveia dos Santos. Foi o primeiro encontro depois da ordenação (01 de agosto de 2020) para uma avaliação da caminhada nestes primeiros meses e análise do que deve ser feito para que o ministério diaconal na Diocese seja frutuoso.

1. Identidade Diaconal - importante é zelar por tudo que fortaleça o SER DO DIÁCONO PERMANENTE, na espiritualidade pessoal, na vida familiar e na ação pastoral-eclesial. E uma das formas disso é discernir e desenvolver a diaconia da caridade na atuação nas pastorais sociais da paróquia.

2. Formação permanente - é essencial na caminhada de todos. Foi decidido e nos dias seguintes confirmados: os próximos encontros formativos (02 ao longo do ano) serão assessorados pelo Padre Emerson Adriano Mendes de Andrade.

3. Acompanhamento - outro aspecto importante é o crescimento espiritual dos Diáconos Permanentes e suas famílias. Padre Agnaldo Costa Oliveira, aceitou nosso convite e assistirá nossos diáconos com o material de espiritualidade (2 – 3 vezes por ano) e pregará, uma vez por ano, o retiro aos casais diaconais.



4. Regimento do CDDP - nos próximos meses, elaboraremos o regimento interno do CDDP, no intuito de que a atividade pastoral dos Diáconos Permanentes seja sempre organizada, dinâmica, comprometida e verdadeiramente samaritana. Assim, a instituição e oficialização deste Conselho tem por objetivo garantir a comunhão entre todos os Diáconos Permanentes, com o Bispo e o presbitério diocesano, bem como promover e incentivar a vida e o ministério diaconal na Diocese, regendo a atuação dos Diáconos Permanentes, sendo também uma expressão concreta da sinodalidade da Igreja.












Agradeço aos Diáconos Permanentes, suas famílias e seus respectivos Párocos pela colaboração. Aos Diáconos do Conselho DDP pela disponibilidade. Ao Padre Agnaldo e Padre Adriano pela boa vontade de nos ajudar na caminhada. A todos desejo muitas bênçãos de Deus e bons trabalhos. 
         Ao nosso Povo peço as orações, por este e por todos os trabalhos da nossa amada Diocese. Que Deus vos abençoe, aumente vossa fé e esperança, vos proteja e vos conceda saúde no corpo e na alma. Com minhas orações e bênção,


                                                  Dom João Kot, OMI
                                                  Bispo Diocesano

                                                    Zé Doca, 06 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário