OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 6 de abril de 2021

PALAVRAS DE DOM CARLO ELLENA AO POVO DE DEUS

 


Caríssimos e prezados amigos italianos e brasileiros, homens e mulheres,

Desejo a todos um grande abraço e muitos votos respondendo aos numerosos votos de feliz aniversário e em vista das próximas festas de Páscoa. Cristo mais uma vez nos perdoa e nos salva. Cristo ressuscitou. Aleluia.

Hoje pela manhã acordei e vieram ao meu encontro muitos pensamentos, que continuaram a rodar pela minha cabeça:

- Nós italianos novamente estamos em lockdown total: aqui se chama de “zona rossa” com inúmeras restrições que procuramos também observar; penso que as regras e restrições me ajudam frequentemente; não consigo mais decorar quais sejam as coisas para serem observadas;

- Somente sei que devo ficar em casa, no apartamento que a Paróquia de São Cassiano colocou a minha disposição; ele serviu a alguns amigos brasileiros que passaram uns dias por aqui... de passagem: foi uma grandíssima alegria;

- É um luxo se penso como e o que encontrei e vivi nos primeiros meses e anos no meu Brasil (1975- 1993);

- Foi sorte mesma, seja em Luís Domingues como também em Zé Doca (onde fui Pároco contemporaneamente de Luís Domingues, Governador Newton Bello e Zé Doca também). Agradeço a Deus, pois nestes lugares sempre encontrei a bondade e a acolhida de Irmãs; elas cuidavam de mim: da minha alimentação e, juntos, pensávamos e organizávamos os trabalhos pastorais para as semanas vindouras.

- Eu também tenho uma grande vontade de encontrar algumas pessoas amigas, bater um papo amigável e descontraído com elas...;

- A toda hora chegam notícias de morte de amigos, amigas, conhecidos/as, italianos e brasileiros... Normalmente anciãos, meus conterrâneos: tudo faz pensar e refletir, pois tudo acontece em poucos dias. Faz pensar muito o fato da partida para a eternidade sem a possibilidade de receber um gesto qualquer de amor por parte dos filhos ou parentes; tudo em poucos dias de hospital onde não está presente a comunidade familiar ou paroquial, mas somente uns poucos parentes em lágrimas e desespero; até sem nenhuma celebração religiosa quando levados ao cemitério.

- Tudo tão rapidamente: nestes casos “os bispos também choram”, em segredo, engolindo amarguras;

- Na mesma condição se encontram os meninos, os jovens, do nosso Oratório, acostumados ao barulho e à alegria: eles ficam nervosos, estão com uma grande vontade de chutar uma bola, brincar com os amigos, com a vontade de correr e comunicar tantas coisas... enquanto, ao contrário, estão obrigados a passar horas e horas na frente de uma TV para aprender alguma coisa, mas tudo fica tão enjoado e se aprende tão pouco!!!

- Disse que nasce em mim a vontade de abrir as janelas, descer pelas ruas, encontrar rostos amigos e rir, e tocar com a mão que ainda estou vivo.

Por isso comecei a escrever “sem rumo e sem prumo”... tinha vontade de comunicar...

Dia 11 de março recebi a primeira dose da vacina; não houve consequências, não senti nada, aliás, tive até a vontade de perguntar a enfermeira se tinha mesmo aplicado a injeção no músculo do braço; dia 1º de abril fui chamado para a segunda injeção, para ficar completamente imune.  Ontem e hoje estou sentindo um pouco de febre: é tudo normal e esperado, graças a Deus.

Depois o meu computador ficou com problemas e por isso não pude responder aos tantos desejos de amigos Bispos, Padres, Diáconos, Religiosas, Religiosos e leigos... que enviaram seus parabéns pelo meu aniversário.

Hoje estou no meu quarto. Lá fora há um vento forte; levantou ontem atrapalhando um pouco a celebração da Missa realizada na frente da Igreja, ao ar livre.

Penso na minha casa, a uns 40 km de Grugliasco; lá vivem uma sobrinha, meu irmão e minha cunhada. Também eles já superaram a doença. Eu não posso ir visitá-los. Os sobrinhos-netos levam a despesa até a porta, dão um alô de longe... e basta. Resolve alguns problemas o celular que parece encher a jornada e dar um pouco de esperança. Espero uma visita depois da Páscoa quando a gente voltará novamente a “viver”... normalmente: e por isso já estou festejando.

A quarentena parece funcionar. Depois voltaremos receber visitas dos filhos, dos sobrinhos, dos parentes... Iremos exclamar “também desta vez saímos vencedores”.

O sol da primavera é mais bonito, mais quente; as montanhas da minha região estão mais brancas pela neve caída durante o período do inverno e parecem mais solenes, as árvores estão floreando e enfeitando ruas, casas, jardins... é uma festa de cores. O ar é mais puro e as visitas se tornam novamente festas bonitas para se viver.

E, nestes últimos dias, chegou o dia 28 de março, dia do meu aniversário de nascimento. Chegaram muitos votos e parabéns pelo telefone, pelo e-mail, pelo WhatsApp e de tantas pessoas com as quais passei muita parte da minha vida de sacerdote.

Confesso que me deixaram muito feliz e levantaram um pouco o astral. Muitos parabéns foram até de consolo: a gente não esperava tantas recordações de momentos felizes que vivemos juntos. Deus foi bom para comigo no trabalho aqui na Itália e também no Brasil. A “saudade” se torna verdadeiramente “o amor que fica”.

Lembranças, lembranças que, às vezes, levam à comoção. Penso de maneira especial as expressões de bondade, serenas e cristãs, de Dom João Kot, OMI, meu bispo sucessor, dos sacerdotes por mim ordenados ou com os quais se trabalhou em pleno acordo pelo Reino. Sobretudo dou graças a Deus.

O agradecimento dos vossos desejos, Bispos, Sacerdotes, Diáconos Religiosos/as e leigos os transformo em oração. Esses dias de Páscoa são importantes na nossa vida cristã. O desejo do coração está cheio de agradecimentos.


Por isso, amigos/as, escrevi  estas palavras: para me sentir vivo e perceber mais a vossa amizade. A Páscoa trará ainda mais uma vez o perdão do Senhor e a alegria da Ressurreição.


Desejos e orações para todos.

 

Dom Carlo Ellena

Bispo emérito de Zé Doca


Um comentário:

  1. Caríssimo dom Carlo Ellena como gostei ou amei os seus escritos realmente tinha saudadespois quando estavas conosco, no Regional sempre o senhor escrevia e como escreves bem! Nestes últimos meses tenho pensado que tive a graça de conviver com um anjo de Deus que foi o senhor, quanta saudade! Foi tudo maravilhoso o melhor tempo de minha vida. Não lhe parabenizou dia 28/03 pois meu celular deu problemas mas lembrei, como não poderia lembrar o Sr mora no meu coração que Deus nos dê o prazer de tê-lo ainda por muitos anos conosco

    ResponderExcluir