OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

50 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO CONSTRUINDO O REINO DE DEUS GODOFREDO VIANA-MA

    A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em Godofredo Viana, Maranhão, na Diocese de Zé Doca, foi a última a ser criada no litoral. E este ano de 2021 ela chega a 50 anos de existência. Antes, era apenas uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade vizinha de Cândido Mendes. Diante destes 50 anos de história, temos muito o que agradecer e celebrar.

   Agradecemos a Deus por nos conceder bispos, padres, freiras e leigos para nos fazer caminhar na construção do reino de Deus. Podemos lembrar o nome de alguns que fazem parte da construção dessa história, como: (Dom Guido Maria Casulo - Bispo que criou a Paróquia), Pe. Antônio de Forgia, o primeiro pároco. Pe. Franco Ausania, que construiu a atual Igreja Matriz, as irmãs Franciscanas da Beata Angelina, os leigos Altemir Cirino e Santa Cirino, (ambos já falecidos), e o senhor Mandu e o senhor José Ribeiro, estes presentes em nosso meio. Logo no início da Paróquia, no ano de 1976, foi criado pelo padre Franco e as lideranças da época, O Círio de Nazaré, esta festa que se tornou a maior festa religiosa do município de Godofredo Viana.

    No início, esta Paróquia tinha muitas comunidades, a maioria do povo vivia nos interiores e nas praias. Hoje a realidade mudou, pois, a grande parte da população se encontra no povoado Aurizona e na sede do município, em constante crescimento motivado pelo garimpo e mineração. Ao longo destas décadas surgiram novas comunidades, lideranças, pastorais e movimentos.

   E para comemorar esses 50 anos de criação da nossa Paróquia, realizou-se o jubileu de ouro da seguinte forma: peregrinação com a imagem da padroeira pelas principais comunidades, do dia 08 a 15 e o novenário na Matriz do dia 16 a 24 de maio. Muitas histórias foram contadas e relembradas durante as celebrações, por exemplo: as primeiras lideranças, os catequistas, as comunidades de base, os missionários que aqui atuaram. Por não se encontrar a ata de criação da Paróquia, nos baseamos pelo livro de batismo com os primeiros batismos realizados em abril e maio de 1971.

O ponto alto deste jubileu foi a Santa Missa do dia 24 de maio, dia de Nossa Senhora Mãe da Igreja. Esta Missa foi presidida pelo Bispo diocesano Dom João Kot e concelebrada por vários padres da Diocese. Participaram também desta celebração, várias religiosas, seminaristas do propedêutico e grande número de fiéis.

   Agradecemos a Deus por tudo o que vivemos e celebramos durante toda esta história, na força de Jesus ressuscitado. Também pedimos perdão por nossos erros e fracassos. Rogamos a Deus para que o Espírito Santo sempre nos impulsione na construção do reino de Deus.


 






2 comentários:

  1. É com muita fé e devoção que faço parte dessa história parabéns paróquia nossa senhora Mãe da igreja pelos seus 50 anos de fundação 🙌🙌🙏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. 50 anos de evangelização, #eufaçopartedessahistoria.
    Orgulho da minha comunidade que diante de tantos percalços nunca abandonou a fé e devoção a Nossa Senhora Mãe da Igreja.

    ResponderExcluir