OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

"EU QUERO LEMBRÁ-LO ASSIM". CARTA DE DOM CARLO ELLENA SOBRE DOM GERALDO DANTAS DE ANDRADE

 


Carlo Ellena

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Caríssimo Dom Jan Kot, OMI e caríssimos Padres da Diocese de Zé Doca. Envio estas poucas linhas póstumas para o senhor e para os Padres da Diocese de Zé Doca. Não tenho o endereço de todos. Por isso me dirijo ao senhor para enviá-las aos Padres também, pedindo o favor às eficientes secretárias da cúria.

Aproveito para cumprimentar a todos, rezar para a feliz superação da pandemia. Eu estou bem, graças a Deus. Já recebi as duas doses da vacina.

Dom Jan, lhe agradeço muito pelo favor que lhe estou pedindo. Um abraço no senhor e em todos os Padres e religiosas, sem excluir os Diáconos permanentes, os Seminaristas Maiores e Menores e o povo em geral.

Felicidades. DC

  

DOM GERALDO DANTAS DE ANDRADE

“Eu quero lembrá-lo assim”

 

          Viajou para a casa do Pai bem no início do dia 1º de maio. Ótima escolha de data. Chegou “nas novas terras e nos novos céus” bem no meio de uma festa grandíssima em honra da Mãe de todos, nada menos que a festa de Nossa Senhora rainha dos céus e dos homens.

          De fato, lá nos céus, todos estavam se regorjeando ao som das mais bonitas músicas, todos vestidos dos mais lindos hábitos e sentados em volta de uma mesa imensa, coberta com as mais gostosas comidas...regadas dos mais saborosos vinhos da região, todos de Denominação de Origem Controlada, DOC mesmo...numa enorme sala enfeitada com as mais belas flores celestiais: só para ver e se maravilhar!

          Lá chegou Dom Geraldo, Bispo da Santa Mãe Igreja de Jesus Cristo aqui na terra: foi bem recebido, bem acolhido, bem homenageado e abraçado por todos os convidados.

          Os anjos tomaram conta do recém-chegado, meio perdido naquele mar de festas, maravilhado, mas sabendo que a festa era da Mãe de todos e ele era um convidado especial.

          Cumprimentou a Deus e apareceu-lhe ao lado dele, e ao mesmo tempo, o seu Filho Jesus e ao Espírito Santo. Fez reverência à Mãe Maria e, erguendo os braços, acenou a todos com um “viva, aleluia” e um sorriso grande assim.

          Quando chegou aqui na Itália a notícia da festa pascal de Dom Geraldo, este foi o meu primeiro pensamento. Na verdade, não adianta esconder, esta festa era esperada, pois as condições físicas de Dom Geraldo não davam mais alguma esperança. Fui visitá-lo, nestes últimos anos, toda vez que eu ia a São Luís, porque eu tenho algumas dívidas com o Dom Geraldo.

          A lembrar brevemente dois fatos: quando, no ano de 2004, o Papa São João Paulo II me nomeou Bispo de Zé Doca, já bem próximos da Ordenação Episcopal, encontrando em São Luís Dom Geraldo lhe expressei uma minha preocupação (não era certamente a mais importante naquele momento, mas sempre era preocupação) por não ter ainda o meu cajado pastoral próprio, o pastoral, a ser recebido na Concelebração da tarde do dia 12 de junho durante a Concelebração da Ordenação Episcopal. Ao final, o pastoral ou cajado do pastor, é sempre um sinal importante para um Bispo: indica que ele é pastor de uma parte do rebanho de Jesus Cristo...

          Dom Geraldo me olhou, sorriu para mim com um sorriso desse tamanho (lembro até hoje) e disse: “Lhe dou o meu, que quase não uso: pode ficar”. Recebi, agradeci bastante e prometi devolver logo que chegasse o meu cajado pessoal. Admirei a bondade, a simplicidade, a disponibilidade e a liberdade dele. Obrigado Dom Geraldo.

         Uns anos depois, me convidou para acompanhá-lo numa viagem no Sul do País. Aceitei na hora: visitar e conhecer o Sul era um sonho que levava comigo fazia muito tempo. Naquela viagem Dom Geraldo me levou a visitar diversas cidades; conheci amigos dele, leigos e padres companheiros seus e descobri um pouco do caráter dele. Um grande amigo e um grande ser simpático e alegre. Todos o convidavam para um almoço ou um cafezinho ou um bate-papo amigo... e eu sempre atrás dele, pegando carona em qualquer momento feliz para ele e para os amigos de longa data.

          Durante as viagens de uma cidade para outra, Dom Geraldo me confessou um pouco da sua juventude: estudos, formação severa, dificuldades, brincadeiras no Seminário, teatros por ele mesmo inventados e presentados ao “público” alegre e sempre batendo palmas. Descobri um Dom Geraldo brincalhão, meio artista, um pouco regista, o dono da risada dos companheiros e da brincadeira sadia que “lava a alma” e redimensiona o viver cotidiano da vida do Seminário, feita de estudos, orações e pequenas descontrações...

          Entendi que Dom Geraldo tinha entrado, desse jeito, no coração dos amigos e companheiros; entendi que ganhou a estima e a consideração de todos... e que tudo permanecia intacto. Ao contar estas aventuras vi o rosto de Dom Geraldo se iluminar de alegria.

          Seja feliz, Dom Geraldo, nos novos céus e nas novas terras onde transferiu sua morada, e faça feliz São Pedro e todos os santos; ilumine com um sorriso os Anjos, os Santos todos e também Nossa Senhora.

Nós, ainda a caminho, lhe desejamos e lhe agradecemos bastante.

          Valeu, Dom Geraldo. Sorte para mim que as distâncias não existem mais. Dá para conversar e se ajudar ainda uns aos outros na oração que quero e prometo. Seu criado.

 

Dom Carlo Ellena

 

Bispo emérito de Zé Doca

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário