OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

SEMANA SANTA EM LLALLAGUA-POTOSÍ-BOLIVIA

A PASCOA É SINAL DE VIDA E ESPERANÇA


Por: Diácono Manoel Junior

 A Semana Santa é um momento de fé no qual todo povo de Deus, adentra no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição Nosso Senhor Jesus Cristo, momento do qual o cristão para suas atividades cotidianas e direciona sua atenção ao grande sacrifício de amor que Deus, tem pela humanidade entregando-se na cruz por todos os pecadores, essa expressão de fé e amor é presente em várias partes do mundo, cada povo com seus costumes e tradições de fé, e aqui na Bolívia não é diferente. A Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Llallagua na Bolívia trabalhou a Semana Santa com o tema: “Pascoa é sinal de vida e esperança” tratando sobre a violência contra as mulheres e o suicídio de jovens, uma forma de fazer com que toda população abra os olhos para sua realidade, pois, o próprio Jesus nos diz “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia”(Jo 10,10).

   O povo Llallagueño é muito expressivo em sua forma de Amor por Jesus e pela Igreja, onde apresentam de várias maneiras sua forma de crer, com flores, danças, musicas, arte, velas, água, terra, comidas, penitencias, lagrimas etc. São um povo guerreiro marcado pela história de grandes conflitos por seus direitos e que lutam até hoje pela preservação de sua cultura originaria, presente principalmente no culto, danças e dialetos. Esse povo muitas vezes e de várias formas, encontraram e encontram força e esperança através da fé que possuem principalmente em Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Maria Santíssima, a qual como forma carinhosa é chamada “Mamita”. 


   Esse amor pela Igreja faz com que, esse povo que vive nos altiplanos bolivianos tenham a experiencia com o Sagrado, e para eles assim como em várias partes do mundo a Semana Santa é o momento de vivenciar o que Nosso Salvador, passou e sofreu por cada um de nós, a fé é esse ato de amor para com Deus e também o próximo independentemente da cultura, lugar ou povo, Jesus  será sempre o Cristo Salvador da humanidade.
















Texto: Diác. Manoel Junior
Fotos: Paróquia de Llallagua-Potosí-Bolivia

























Nenhum comentário:

Postar um comentário