Amados irmãos e irmãs de nossa querida diocese de Zé Doca, Paz e bem!
A caminhada seminarística exige uma determinada preparação onde os jovens vocacionados devem amadurecer sua vocação e se moldar aos poucos à figura de Cristo Servo o que pede na primeira etapa formativa que é o Discipulado onde o jovem irá viver e discernir cada dia a sua vocação durante os três anos do curso de filosofia. Queremos com grande júbilo compartilhar com todos vocês a nossa experiência nestes primeiros meses no seminário Maria Mater Ecclesiae em Itapecerica da Serra-SP.
A chegada dos seminaristas Alexandre Mercês, Erlan Carlos, Lúcio Gamarra e Mateus Barbosa em São Paulo se deu no dia 17 de janeiro de 2022 e foram recebidos no Aeroporto de Guarulhos SP pelo Pe. Pierre Salabert L.C. reitor da casa de formação onde iriam iniciar a nova trajetória no Seminário Maior, consequentemente os estudos de Filosofia (Discipulado).
Esta nova fase da caminhada é marcada por um ambiente profundamente dinâmico e de séria formação intelectual, pastoral-missionária, humano-afetiva e comunitária onde somos convidados a uma sincera abertura para se formar e deixar-se ser formado. A rotina é composta por oração, estudo, trabalho, lazer e momentos de convivência entre diocese e troca de experiências com outros seminaristas das diversas dioceses, onde de certa forma contribui para a apreensão de novos costumes e culturas.
Os padres Legionários de Cristo são os responsáveis diretos pelo sustento do seminário e também dos seminaristas, aos quais são encarregados no auxílio diretamente espiritual e pessoal. Os Assistentes são sacerdotes encarregados pelo acompanhamento pessoal dos seminaristas integralmente, e recebem o acompanhamento não só dos Diretores Espirituais mensalmente, como também do próprio formador segundo o planejamento formativo ou segundo a necessidade, assim, nota-se um corpo formativo muito presente na vida de cada seminarista com o intuito de oferecer uma formação coerente, séria e integral.
Na formação, para nutrir e trabalhar ainda mais as dimensões na vida dos seminaristas, de acordo com a organização do corpo formativo, são oferecidas várias palestras e reuniões semanal ou mensalmente na busca de auxiliar ainda mais no discernimento vocacional, além de contar com assistência de psicólogos que contribuem neste processo de formação. No âmbito da pastoral, o primeiro ano de filosofia não realiza um trabalho fixo de pastoral, porém está aberto a aceitar qualquer atividade que lhe for determinada como por exemplo, assistir aos moradores de rua na distribuição de alimentos ou cobertores ou conhecer a realidade de pessoas que retornam das ruas e do mundo das drogas e auxiliá-los no que for preciso.
Do dia 26 de abril ao dia 02 de maio de 2022, os seminaristas da Diocese de Zé Doca receberam a visita do reverendo Monsenhor Raimundo Brito reitor do seminário maior Dom Guido Maria Casullo e Vigário Geral da Diocese de Zé Doca, onde para seus formandos e a toda a comunidade seminarística assessorou palestras no retiro com o tema: “Jesus Cristo Sacerdote do Altíssimo e o Filho de Maria". Com os seminaristas de Zé Doca reuniram-se e celebraram e rezaram juntos, e houve momentos de conversas e convivência fortalecendo ainda mais os laços de amizade e diocese.
Assim, agradecemos a Deus por sua providência e pela graça de nos ajudar em nosso caminho durante este primeiro semestre; a toda a diocese de Zé Doca na pessoa de nosso reverendíssimo e excelentíssimo senhor bispo Dom João Kot, OMI e de nosso reitor Monsenhor Raimundo Brito por todo o auxílio e orações; ao corpo formativo do Seminário Maria Mater Eccesiae pelo acompanhamento espiritual, intelectual, pessoal que a todos vem oferecendo; aos seminaristas da diocese de Grajaú-MA que nos acolheram e nos apresentaram a dinâmica desta casa de formação e a todo o povo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário