OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 8 de maio de 2022

MÃE, EDUQUE SEU FILHO(a) NA FÉ!

 “Quando Jesus desceu da barca, viu uma grande multidão e se encheu de compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor! E começou a ensinar-lhes muitas coisas!” Mc 6,34

Neste segundo domingo do mês de maio, o quarto da Páscoa e dia do Bom Pastor, celebramos a Vida que brota entre nós, através do Ressuscitado e, também comemoramos o já tão conhecido Dia das Mães! Esta oportuna ocasião, é momento propício, para pensarmos no preponderante papel que as Mães exercem na vida de seus filhos e filhas, especialmente, no que se refere ao inescusável ato de Educar pela Fé! 

O retrospecto da passagem bíblica do Evangelista Marcos, nos faz recordar a Deus! Ele, nosso Criador, ao olhar para cada um de nós, tem o mesmo sentimento de uma Mãe, quando esta não consegue pastorear a contento os seus próprios filhos e filhas! Tanto assim, que cada Mãe, deve sobretudo, olhar para o Coração Compassivo de Jesus, visto que o primeiro chamado, o qual recebe, é sentir a Compaixão de Jesus, que com ternura, toca o coração de uma Mãe, que além de trabalhar a Compaixão em seus filhos e filhas, vai também contribuir, para que esta mesma Compaixão, seja levada à sua família como um todo e consequentemente à sua prole geracional, como também às pessoas que estão ao seu redor!  

Há o Educar e o Ensinar! Mas, qual a diferença e simetria entre ambos? Educar é tirar algo de dentro pra fora, é olhar o que estar dentro e transformá-lo em Ação! Ao passo que Ensinar, é explicar, dar informações, aprimorar conhecimentos, que metabolizados, são modificados em ações! Logo, percebemos claramente que Jesus não só apenas ensinou, Ele sobretudo educou para as ações concretas de várias e determinadas tarefas existenciais e espirituais, pois educar é para a vida inteira! Por isso, ao constatar, quase que a todo instante, o distanciamento das pessoas, principalmente em relação à Fé, as Mães, assim como Jesus, devem promover a Educação e o Ensino da Fé de seus filhos e filhas! Porém, essa inevitável missão, exige uma dupla função: ensinar a Palavra, a sã Doutrina, os Dogmas da Igreja, participar da Santa Missa e demais ações relativas à evangelização! Por outro lado, urge também considerar o processo educativo valorativo consistente e perene!

Mediante a necessidade de se Educar e Ensinar, vale a pena também recordar, ler e reler, o Conto sobre “Os Três Porquinhos”, reescrito por Joseph Jacobs, adaptado em 1383, pertencente à tradição anglo-saxónica! Os personagens deste Conto, construíram suas casas, uma de palha, outra de madeira e a terceira de pedra! O  referido Conto, nos serve para demonstrar que o trabalho, o esforço e a sabedoria são recompensados, quando, obviamente, se recebe um ensinamento eficaz, onde o resultado é a obtenção de uma educação integral e duradoura! 

Portanto Mãe, eduque e ensine seus filhos e filhas na Fé! No entanto, para essa valiosa conquista, seguir ao menos três passos é importante! Inicialmente, olhe para o interior da sua própria Casa e perceba os desafios existentes na mesma, questionando-se: “...Meu educar e ensinar são de palha, de madeira ou de pedra?” Busque a Consciência de Deus, eis aí o primeiro passo! Depois, em segundo lugar, estabeleça e desperte Compromisso com a verdadeira Vida! O terceiro passo para educar na Fé, é pelo exemplo, ou seja, pelo Testemunho! Onde se estabelece relações humanas e transcendentes! 

Mãe, assim como Jesus Educador, seja uma Mãe educadora na Fé, colocando o seu Coração no Coração do Cristo que Ressuscitou, pois Ele que é o nosso Bom e Eterno Pastor, nos concederá infinitos êxitos e frutuosos benefícios! 

Feliz Dia das Mães, sem que se esqueça a Educação e o Ensino na FÉ!

Pe. José Raimundo Pinheiro, é padre diocesano de Zé Doca, e atualmente é Vigário Paroquial em Carutapera

Nenhum comentário:

Postar um comentário